A asma é um problema de longa duração nos tubos que transportam o ar para os pulmões, o que pode dificultar a respiração. Essas vias aéreas ficam tão estreitas que o ar não consegue se mover livremente. Pode causar sibilos graves e falta de ar, conhecidos como ataques de asma. Não há cura, mas a maioria das pessoas pode controlar seus sintomas. E a maioria das crianças com asma acaba superando isso.
O número de pessoas com asma tem aumentado constantemente nos Estados Unidos há décadas. Alguns pesquisadores sugerem que é por causa de uma melhor higiene: a teoria é que menos infecções infantis levam a um sistema imunológico subdesenvolvido, o que significa um risco maior de asma. Também pode ser porque usamos mais sprays de limpeza doméstica, temos mais exposição à poluição do ar ou estamos sendo expostos a mais tóxicos no ambiente.
Asma e alergias costumam andar de mãos dadas. A asma é uma doença dos ramos da traqueia (tubos brônquicos), que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões . Existem vários tipos diferentes de asma .
A asma alérgica é um tipo de asma desencadeada por uma alergia (por exemplo, pólen ou esporos de fungos). De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, muitos dos 25 milhões de americanos com asma também têm alergia , e isso é chamado de asma alérgica .
O ar é normalmente levado para o corpo através do nariz e da traqueia e para os brônquios. No final dos tubos existem pequenos sacos de ar chamados alvéolos, que fornecem ar fresco (oxigênio) para o sangue . Os sacos de ar também coletam ar viciado (dióxido de carbono), que é exalado para fora do corpo. Durante a respiração normal, as faixas de músculos ao redor das vias aéreas ficam relaxadas e o ar se move livremente.
Quais são os sintomas mais comuns da asma?
Os sintomas de asma surgem quando as vias aéreas passam pelas três alterações descritas acima. Algumas pessoas podem passar muito tempo entre os episódios de asma, enquanto outras apresentam alguns sintomas todos os dias. Os sintomas comuns de asma incluem:
- Tosse frequente , especialmente à noite
- Falta de ar
- Respiração ofegante
- Aperto, dor ou pressão no peito
Nem todas as pessoas com asma apresentam os mesmos sintomas da mesma maneira. Você pode não ter todos esses sintomas de asma ou pode ter sintomas diferentes em momentos diferentes. Seus sintomas também podem variar de um episódio de asma para o próximo. Os sintomas podem ser leves durante um episódio de asma e graves durante outro.
Os episódios leves de asma são geralmente mais comuns. Normalmente, as vias aéreas se abrem em alguns minutos a algumas horas. Episódios graves são menos comuns, mas duram mais e requerem ajuda médica imediata. É importante reconhecer e tratar até mesmo os sintomas leves para ajudar a prevenir episódios graves e manter a asma sob controle.
Se você sofre de alergia e asma , uma reação a qualquer substância causadora de alergia pode piorar os sintomas da asma.
Quais são os primeiros sinais de alerta de um ataque de asma?
Os primeiros sinais de alerta começam antes dos sintomas mais proeminentes da asma e são os primeiros sinais de que a asma de uma pessoa está piorando. Os primeiros sinais e sintomas de alerta de um ataque de asma incluem:
Tosse frequente , especialmente à noite
Perder o fôlego facilmente ou falta de ar
Sensação de cansaço ou fraqueza durante os exercícios, além de respiração ofegante , tosse ou falta de ar
Diminuições ou alterações no pico de fluxo expiratório, uma medida de quão rápido o ar sai dos pulmões quando você expira com força
Sinais de resfriado ou outras infecções respiratórias superiores ou alergias
Dificuldade em dormir
Se você tiver algum desses sintomas de asma, procure tratamento o mais rápido possível para evitar um ataque grave de asma .
Quem pega asma?
Normalmente, ela se desenvolve durante a infância, mas pode afetar você em qualquer idade. Pessoas que sofrem de alergia ou um dos pais ou parente próximo com asma têm maior probabilidade de ter a doença. Mais meninos têm asma do que meninas, mas é mais comum em mulheres do que em homens.
Alguns tipos de empregos podem aumentar sua chance de ter asma na idade adulta, como trabalhar em uma fábrica ou outro lugar onde você esteja regularmente e respirar produtos químicos ou poeira.
A asma é um problema nas vias aéreas devido a vários fatores. As vias respiratórias de uma pessoa com asma são muito sensíveis e reagem a muitas coisas, que são conhecidas como "gatilhos". Entrar em contato com esses gatilhos geralmente produz sintomas de asma.
Existem muitos tipos de gatilhos de asma . As reações são diferentes para cada pessoa e variam de tempos em tempos. Algumas pessoas têm muitos gatilhos, enquanto outras não têm nenhum que possam identificar. Um dos aspectos mais importantes do controle da asma é evitar os gatilhos, quando possível.
Os desencadeadores comuns da asma incluem:
- Infecções: resfriados, gripes , infecções nos seios da face
- Exercício : muito comum em crianças *
- Clima: ar frio, mudanças de temperatura
- Fumaça de tabaco e poluição do ar
- Alérgenos: substâncias que causam reações alérgicas nos pulmões, incluindo ácaros , pólen, animais de estimação, esporos de fungos, alimentos e baratas
- Poeira ou itens que causam poeira
- Odores fortes de produtos químicos
- Emoções fortes: ansiedade e choro, gritos ou gargalhadas
- Medicamentos: aspirina , ibuprofeno e drogas bloqueadoras beta usadas para tratar doenças, incluindo hipertensão, enxaquecas ou glaucoma
Fumar
Vários estudos sugerem que adolescentes e adultos que fumam têm maior probabilidade de contrair asma. E há fortes evidências de que o fumo passivo também desempenha um papel. Crianças que estão perto de pessoas que fumam têm maior chance de contrair asma no início da vida.
Excesso de peso
O CDC descobriu que 4 em cada 10 adultos com asma eram obesos, enquanto menos de 3 em 10 adultos sem asma eram.
O que causa um ataque de asma?
Certos gatilhos podem piorar a inflamação das vias respiratórias. O inchaço torna o espaço interno menor. Ao mesmo tempo, seu corpo pode produzir muco extra que obstrui as vias respiratórias. É muito difícil para o ar entrar e sair de seus pulmões, então você respira fundo e luta para respirar.
Sintomas de um ataque de asma
Você pode estar com falta de ar, arfar e sentir um aperto ou ouvir um som de assobio no peito. Você pode não conseguir parar de tossir ou chiar.
Um ataque de asma grave pode ser fatal se você não usar medicamentos para fazer algo a respeito.
Quando procurar ajuda médica ?
Se você está sem fôlego para andar ou falar, seus lábios ou unhas parecem azuis ou o uso de um inalador de resgate não ajuda, seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Você precisará de tratamento de emergência para ajudar a abrir as vias respiratórias e aumentar os níveis de oxigênio. Você também precisará de tratamento se tiver um plano para asma e estiver no vermelho.
Sinais de alerta precoce
Às vezes, a asma causa sintomas menos dramáticos. Você pode tossir muito (especialmente à noite), ter dificuldade para dormir, sentir-se esgotado sem motivo ou parecer sem fôlego. Isso não vai parar o seu dia, mas podem ser sinais de alerta de que um ataque de asma total está chegando.
Como a asma é diagnosticada?
Os médicos podem usar vários testes para diagnosticar asma. Primeiro, o médico analisa seu histórico médico, sintomas e faz um exame físico . Em seguida, testes podem ser feitos para verificar a condição geral de seus pulmões, incluindo:
- Radiografia de tórax em que é tirada uma foto dos pulmões.
- Teste de função pulmonar (espirometria): um teste que mede quão bem os pulmões podem inspirar e quão bem esse ar pode ser expirado (função pulmonar). O paciente sopra em um tubo colocado entre os lábios.
- Pico de fluxo expiratório: um teste que mede a velocidade máxima que o ar pode ser expirado dos pulmões. O paciente sopra em um dispositivo portátil denominado medidor de fluxo de pico .
- Teste de desafio com metacolina: um teste usado para verificar se as vias aéreas são sensíveis à metacolina, um irritante que contrai as vias respiratórias.
- Outros exames, como testes de alergia , exames de sangue , raios-X dos seios da face e outros exames de imagem e testes de pH esofágico (garganta) também podem ser solicitados. Esses testes podem ajudar o médico a descobrir se outras condições estão afetando os sintomas da asma.
Um teste pulmonar chamado espirometria mede a quantidade de ar que você pode inspirar e expirar. Os resultados ajudarão o médico a decidir se você tem asma e a gravidade dela. Eles também podem sugerir testes de alergia para identificar alguns de seus gatilhos.
Alergias
Coisas comuns que podem desencadear um ataque de asma incluem mofo; ácaros; baratas; pólen de árvores, grama ou flores; e alimentos como amendoim, ovos e peixes.
Se o pólen for um de seus gatilhos, você provavelmente perceberá que os sintomas da asma pioram na mesma época do ano.
Animais de estimação
O problema são os pêlos - células mortas da pele de seu animal de estimação que se acumulam nas roupas, móveis e paredes. Quando você inspira, ele pode desencadear um ataque de asma em apenas 15 minutos.
Pessoas com alergia a gatos reagem a uma proteína na saliva, pele e urina. Essa proteína se acumula no ar ou em superfícies e pode desencadear ataques de asma em algumas pessoas com asma.
Poluição do ar
A poluição do ar interno e externo pode piorar os sintomas da asma. Os principais infratores incluem poluição atmosférica, fumaça de cigarro, fumaça de tinta e spray de cabelo. Eles não causam uma reação alérgica, mas irritam as vias respiratórias. Eles são conhecidos como gatilhos não alérgicos para asma.
Exercício
Embora o exercício seja bom para você, a atividade física pode desencadear os sintomas para muitas pessoas. Isso às vezes é chamado de asma induzida por exercícios. Felizmente, você pode controlar a asma para não ter que abandonar seus treinos, esportes ou outras atividades de que gosta.
Clima
O clima pode piorar os sintomas da asma. Quando a temperatura cai, as chances de um ataque aumentam. O ar extremamente úmido ou muito seco também pode ser um gatilho.
Plano de ação para asma
A maioria das pessoas com asma pode controlar sua condição e se livrar da maioria dos sintomas. O segredo é trabalhar com seu médico para definir uma estratégia de tratamento, chamada de plano de ação para a asma. Ele deve identificar seus gatilhos, listar seus medicamentos diários e delinear o que fazer quando você tiver um surto. Você pode revisitar seu plano e ajustá-lo quando precisar.
Evite seus gatilhos
É o primeiro passo para controlar sua asma. Você pode precisar ficar em casa quando o índice de poluição for alto ou conseguir uma cama especial para combater os ácaros. A maneira mais eficaz de combater os alérgenos em sua casa é remover suas fontes e locais de concentração. Isso pode incluir animais de estimação, tapetes e móveis estofados. Tire o pó regularmente e use um aspirador de pó com filtro HEPA.
Injeções de alergia
Se você não puder evitar alguns dos alérgenos que desencadeiam seus ataques de asma, essas injeções podem torná-lo menos sensível a alguns alérgenos específicos e podem aliviar seus sintomas e diminuir a frequência com que você tem ataques. Um alergista pode ajudá-lo a descobrir quais injeções podem funcionar para você.
Medicação de Longo Prazo
É virtualmente impossível para alguém com asma evitar todos os seus gatilhos o tempo todo. Muitas pessoas precisam tomar remédios todos os dias para prevenir ataques de asma. Os medicamentos chamados corticosteroides, que você respira diretamente para os pulmões, são os mais comuns. Eles atuam reduzindo a inflamação nas vias respiratórias, o que as torna menos sensíveis a alérgenos e irritantes do ar.
Alívio rápido para ataques de asma
Mesmo quando você usa medicamentos de longa duração, os sintomas da asma às vezes aumentam. Os inaladores de resgate geralmente contêm medicamentos chamados beta2-agonistas de ação curta. Eles relaxam rapidamente os músculos tensos ao redor das vias respiratórias, para que o ar possa entrar e sair dos pulmões. Este medicamento funciona para a maioria dos ataques de asma, então você não precisa ir ao hospital.
Medidor de fluxo máximo
Você sopra neste dispositivo e ele mede o quão bem o ar está saindo de seus pulmões. O seu médico provavelmente irá querer que você use um como parte de um plano de asma para verificar se a sua asma está bem controlada. Uma alteração em sua pontuação de pico de fluxo pode alertá-lo de que um ataque de asma pode acontecer em breve.
Qual é o tratamento para a asma?
Ao evitar os gatilhos da asma, tomar medicamentos e monitorar cuidadosamente os sintomas diários da asma, os ataques de asma podem ser evitados ou pelo menos limitados. O uso adequado de medicamentos é a base para um bom controle da asma. Os medicamentos usados para tratar a asma incluem broncodilatadores , antiinflamatórios, modificadores de leucotrieno e imunomoduladores.
Broncodilatadores para tratar asma
Esses medicamentos tratam a asma relaxando as faixas musculares que se contraem nas vias respiratórias. Eles abrem rapidamente as vias aéreas, permitindo que mais ar entre e saia dos pulmões e melhorando a respiração.
Os broncodilatadores também ajudam a limpar o muco dos pulmões. À medida que as vias aéreas se abrem, o muco se move mais livremente e pode ser expelido com mais facilidade. Na forma de ação curta, os broncodilatadores aliviam ou interrompem os sintomas da asma e são muito úteis durante um ataque de asma. Os três tipos principais de broncodilatadores são beta2 agonistas, anticolinérgicos e teofilina.
Antiinflamatórios e Asma
Esses medicamentos para asma , que incluem corticosteróides inalados, como Alvesco, Arnuity Ellipta , Asmanex, Azmacort, Flovent, Qvar e Pulmicort, reduzem o inchaço e a produção de muco nas vias respiratórias. Como resultado, as vias aéreas são menos sensíveis e menos propensas a reagir aos gatilhos. Os antiinflamatórios são tomados diariamente por várias semanas antes de começarem a controlar a asma. Esses medicamentos para asma também levam a menos sintomas, melhor fluxo de ar, vias aéreas menos sensíveis, menos danos às vias aéreas e menos episódios de asma. Se tomados todos os dias, eles podem controlar ou prevenir os sintomas da asma .
Outro tipo de medicamento antiinflamatório para asma é o cromoglicato de sódio. Este medicamento é um estabilizador de mastócitos, o que significa que ajuda a prevenir a liberação de substâncias químicas indutoras de asma pelas células do corpo conhecidas como mastócitos. Intal é um medicamento comumente usado em crianças e na asma induzida por exercícios.
Modificadores de leucotrieno para tratamento de asma
Os modificadores de leucotrieno usados no tratamento da asma incluem os medicamentos Accolate, Singulair e Zyflo. Os leucotrienos são substâncias químicas que ocorrem naturalmente em nossos corpos e causam o estreitamento dos músculos das vias aéreas e a produção de muco e fluido. Os modificadores de leucotrieno atuam limitando essas reações, melhorando o fluxo de ar e reduzindo os sintomas da asma. Eles são tomados como comprimidos (ou como grânulos orais que podem ser misturados com alimentos) uma ou duas vezes ao dia e diminuem a necessidade de outros medicamentos para asma. Os efeitos colaterais mais comuns são dores de cabeça e náuseas. Modificadores de leucotrieno podem interagir com outras drogas, como Coumadin e teofilina. Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando.