O que é quarentena?
A quarentena é para pessoas que não apresentam sintomas, mas que podem ter sido expostas ao coronavírus. A ideia é evitar que você inconscientemente infecte outras pessoas.
A auto-quarentena geralmente é voluntária. Mas o governo federal ou estadual pode exigir legalmente que você faça isso.
Quem precisa de quarentena?
Qualquer pessoa que tenha estado em contato próximo com uma pessoa que tenha COVID-19 deve se colocar em quarentena, mesmo que já tenha tido o vírus antes.
“Contato próximo” significa que você fez uma ou mais destas coisas:
- Ficaram a menos de 1,8 metros da pessoa por pelo menos 15 minutos
- Cuidava da pessoa em casa
- Tocou, abraçou ou beijou-os
- Utensílios para comer ou beber compartilhados com eles
- Tem gotículas em você quando espirrou ou tossiu
De acordo com o CDC, você precisará colocar em quarentena se:
- Você tem 18 anos ou mais e completou a série primária de vacinas recomendadas. Mas você não recebeu uma dose de reforço recomendada depois de se tornar elegível.
- Você recebeu a vacina de dose única Johnson & Johnson há mais de 2 meses, mas não recebeu a dose de reforço recomendada.
- Você não está vacinado ou ainda não completou sua primeira rodada completa de vacinas.
Você não precisa de quarentena se:
- Você tem 18 anos ou mais e recebeu todas as doses de vacina recomendadas, incluindo reforços e injeções adicionais recomendadas para pessoas imunocomprometidas.
- Você tem de 5 a 17 anos e completou a série primária de vacinas COVID-19.
- Você teve COVID-19 nos últimos 90 dias. Isso deveria ter sido confirmado usando um teste viral.
No entanto, se você foi exposto a alguém que deu positivo, use uma máscara bem ajustada em torno de outras pessoas por 10 dias após a exposição.
Como fazer a quarentena em casa
Para colocar em quarentena, você pode:
- Fique em casa, exceto em caso de emergência.
- Evite visitantes, especialmente se eles estiverem em maior risco de doenças graves.
- Fique atento aos sintomas do COVID-19, como febre , tosse seca e falta de ar. Se você os obtiver, pergunte ao seu médico sobre como fazer o teste para COVID-19.
Quanto tempo dura a quarentena?
Se você entrou em contato com alguém que tem um caso positivo de COVID-19, precisará seguir diferentes diretrizes de quarentena com base em seu status de vacinação.
Para aqueles que tomaram a vacina de reforço, a vacina Pfizer ou Moderna nos últimos 6 meses ou a vacina J&J nos últimos 2 meses:
- Use uma máscara adequadamente ajustada em torno de outras pessoas por 10 dias
- Faça um teste COVID-19 no quinto dia após a exposição
- Se desenvolver sintomas, fique em casa
Se você não tomou sua vacina COVID-19, tomou sua vacina Pfizer ou Moderna há mais de 6 meses e não tomou o reforço, ou tomou sua vacina J&J há mais de 2 meses e não tomou seu reforço:
- Fique em casa por 5 dias e use uma máscara perto de outras pessoas por mais 5 dias após sua quarentena
- Se não for possível para você em quarentena, onde uma máscara em torno de outras pessoas por 10 dias
- Faça um teste COVID-19 no quinto dia de sua quarentena
Para quarentena após exposição, o CDC recomenda:
- Fique em casa e longe de outras pessoas por pelo menos 5 dias após seu último contato com uma pessoa que tenha COVID-19. Use uma máscara bem ajustada quando estiver perto de outras pessoas em casa.
- Por 10 dias após seu último contato próximo com alguém com COVID-19, observe febre (100,4 F ou superior), tosse, falta de ar ou outros sintomas de COVID-19.
- Se você desenvolver sintomas, faça o teste imediatamente e isole até receber seus resultados. Se você testar positivo, siga as recomendações de isolamento abaixo.
- Se você não desenvolver sintomas, faça o teste pelo menos 5 dias após o último contato próximo com alguém com COVID-19. Se o teste for negativo, você pode sair de casa, mas continue usando uma máscara perto de outras pessoas em casa e em público até 10 dias após sua última exposição.
- Se você testar positivo, você deve isolar por pelo menos 5 dias a partir da data do seu teste positivo, se você não tiver sintomas. Se você desenvolver sintomas de COVID-19, isole por pelo menos 5 dias a partir da data em que seus sintomas começaram. Consulte as diretrizes de isolamento abaixo.
As quarentenas para o novo coronavírus duram 5 dias porque é quanto tempo leva para saber se você tem o vírus. Depois disso, se você não tiver sintomas, sua quarentena acabou.
Por exemplo:
- Se você tiver contato próximo com um colega de trabalho, vizinho ou amigo com COVID-19 ao meio-dia do primeiro dia do mês, sua quarentena terminará ao meio-dia do dia 6.
- Se a pessoa doente mora com você, ela deve ficar em um quarto separado e você deve evitar contato próximo com ela por 5 dias.
- Se você tiver contato com uma pessoa doente enquanto estiver em quarentena, comece os 5 dias novamente.
- Se você mora com a pessoa e não pode evitar o contato próximo, fique em casa enquanto ela estiver doente. Quarentena por 5 dias após atender aos critérios do CDC para encerrar o isolamento domiciliar:
- 10 dias desde o início dos sintomas
- 24 horas sem febre e sem medicação para baixar a febre
- Os sintomas melhoraram
Quando você deve fazer o teste?
Se você estiver vacinado, é melhor fazer o teste 5-7 dias depois de entrar em contato próximo com uma pessoa infectada. Mas se você ainda não tomou sua primeira rodada de injeções, faça o teste imediatamente. Se você notar sintomas de COVID-19, faça o teste o mais rápido possível, independentemente do seu status vacinal. Enquanto isso, isole.
Se você testar positivo, siga as recomendações de isolamento. Informe outras pessoas com quem você entrou em contato sobre a infecção. Isso os ajudará a tomar as medidas adequadas para proteger a si mesmos e aos outros.
O que é isolamento?
Isolamento é um termo de saúde. Significa separar as pessoas que são contagiosas das que não são. Se você tiver COVID-19, ficará isolado porque pode infectar outras pessoas. Existem dois tipos de isolamento:
- Isolamento médico. Em hospitais, centros de saúde e prisões, a equipe separa as pessoas infectadas das que não estão. Os funcionários usam equipamentos como máscaras, luvas e protetores faciais para se proteger e evitar a propagação do vírus.
- Isolamento voluntário. Você será aconselhado a se auto-isolar se testar positivo para COVID-19 ou se tiver sintomas como tosse e febre, mas não precisar ser hospitalizado. O auto-isolamento geralmente é voluntário. Mas as agências de saúde pública podem exigir legalmente que você faça isso. Se você tem COVID-19, independentemente do seu status de vacinação, deve se auto-isolar por 5 dias e usar sua máscara perto de outras pessoas por mais 5 dias depois. Se você não apresentar nenhum sintoma ou eles desaparecerem após 5 dias de isolamento, não há problema em sair de casa.
Se você precisa isolar:
- Fique em casa, a menos que seja uma emergência ou precise de cuidados médicos.
- Se puder, fique em um quarto separado dos outros em sua casa e use um banheiro separado.
- Se isso não for possível, ou você precisar sair do seu espaço, mantenha 6 pés de distância dos outros.
- Use uma máscara quando tiver contato com outras pessoas em sua casa.
- Tenha comida e outros itens essenciais entregues à sua porta.
- Outras pessoas em sua casa devem sair de casa apenas se necessário e tomar medidas para evitar infectar outras pessoas.
- Se você precisar de cuidados, um membro de sua família deve ser designado como cuidador.
- Se você testou positivo, mas não estava doente, fique atento a sinais de doença. Se você obtê-los, ligue para o seu médico.
Fique em casa ou abrigo no local
Durante um surto, o governo pode emitir uma ordem de permanência em casa ou abrigo no local para retardar a propagação da infecção. Negócios considerados essenciais, como supermercados, prestadores de serviços de saúde e bancos, podem estar abertos, enquanto os não essenciais, como bares e parques de diversões, estão fechados.
Você ficará em casa, exceto para atividades necessárias, como consultas médicas, compras de supermercado e determinados trabalhos.
Se você tiver pedidos de permanência em casa, poderá:
- Saia de casa apenas para fazer coisas como fazer compras, ir ao médico, cuidar de um membro da família, fazer exercícios ou passear com o cachorro.
- Viaje apenas se for considerado “viagem essencial”.
- Vá trabalhar apenas se o seu trabalho for considerado essencial.
- Siga as regras de distanciamento social quando não estiver em casa.
Não vá trabalhar se você se sentir doente. Se você tiver um risco maior de complicações do COVID-19, fique em casa o máximo possível, exceto quando precisar de cuidados médicos.
As ordens de ficar em casa e de abrigo no local são muitas vezes consideradas a mesma coisa. Mas o abrigo no local pode ser mais restritivo. É um termo tradicionalmente usado em situações de emergência que exigem que você permaneça em um prédio, quarto ou veículo até receber mais informações.
As regras podem variar de acordo com o local onde você mora e as ordens que estão em vigor.
Quando você deve consultar seu médico?
Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver sintomas graves, como:
- Problemas respiratórios
- Dor ou pressão duradoura no peito
- Confusão
- Problemas para acordar ou ficar acordado
- Lábios ou rosto azuis
Se for uma emergência, ligue para o 911 ou dirija-se ao hospital mais próximo para atendimento médico.
O que é distanciamento social?
Distanciamento social, ou distanciamento físico, significa limitar o contato próximo com pessoas com quem você não mora, tanto em ambientes internos quanto externos. É uma das melhores ferramentas que temos para evitar a propagação do COVID-19, mesmo que você tenha sido vacinado.
O distanciamento social é um dos tipos de distanciamento que as autoridades do governo recomendam durante um surto generalizado de uma doença. Outros são quarentena, isolamento e abrigo no local ou em casa.
Qual é o objetivo do distanciamento social?
O coronavírus que causa o COVID-19 se espalha quando as pessoas estão em contato próximo. Quando alguém infectado espirra, tosse ou fala, espalha gotículas no ar. Essas pequenas gotas podem infectar outras pessoas entrando em seus pulmões . Isso pode acontecer mesmo quando a pessoa infectada não apresenta nenhum sintoma ou antes que os sintomas comecem.
Manter uma distância segura ajuda você a se manter saudável e reduz a propagação do vírus. Quando muitas pessoas fazem isso, isso também ajuda o sistema de saúde a estar pronto para os pacientes que precisam de cuidados.
Como praticar o distanciamento social
Durante o distanciamento social, fique em casa quando possível e limite as reuniões. Quando você precisa sair:
- Fique a pelo menos 6 pés de distância dos outros.
- Use uma cobertura de rosto de pano.
- Evite o transporte público.
- Não vá a lugares lotados, como shoppings, cinemas e estádios.
Para facilitar o distanciamento social, você pode:
- Trabalho a partir de casa.
- Use o ensino a distância em vez de assistir às aulas presenciais
- Limite ou cancele reuniões e planos de viagem.
- Reúna-se com amigos e familiares em plataformas de vídeo como Zoom ou FaceTime em vez de pessoalmente.
- Receba suas compras ou peça a alguém para buscá-las para você.
- Encomende suas prescrições pelo correio.
Enquanto estiver em distanciamento social, certifique-se de tomar outras medidas para proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor:
- Lave bem as mãos e com frequência.
- Tente não tocar seus olhos , boca ou nariz.
- Cubra a boca ao tossir ou espirrar .
- Não compartilhe pratos, toalhas ou roupas de cama e lave esses itens com frequência.
- Muitas vezes, limpe as superfícies da sua casa, como balcões e louças sanitárias.
Quem deve praticar o distanciamento social?
Todos devem praticar o distanciamento social o máximo possível durante a pandemia. As regras podem variar dependendo de onde você mora. Verifique com as autoridades locais para descobrir o que está certo e o que não está.
O distanciamento social é especialmente importante para pessoas que têm maior risco de doença por COVID-19.
Embora pessoas de todas as idades sejam vulneráveis ao COVID-19, suas chances de doenças graves aumentam com a idade. Alguém na faixa dos 50 anos tem mais probabilidade de ficar gravemente doente com COVID-19 do que alguém na faixa dos 40 anos e assim por diante. O maior risco está entre as pessoas com 85 anos ou mais.
Algumas outras condições de saúde também aumentam a probabilidade de doenças graves:
- Doença renal de longa duração
- Doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC )
- Um sistema imunológico enfraquecido por causa de um transplante de órgão
- Obesidade
- Problemas cardíacos como insuficiência cardíaca , doença arterial coronariana e doenças cardíacas
- Anemia falciforme
- Diabetes tipo 2
A pesquisa mostra que as pessoas que têm essas condições podem estar em maior risco de COVID-19:
- Asma moderada a grave
- Doença cerebrovascular, que afeta os vasos sanguíneos e o suprimento de sangue para o cérebro
- Fibrose cística
- Pressão alta
- Um sistema imunológico enfraquecido devido a um transplante de sangue ou medula óssea , HIV ou medicamentos como esteróides
- Problemas neurológicos como demência
- Doença hepática
- Gravidez
- Tecido pulmonar danificado ou cicatrizado (fibrose pulmonar)
- Fumar
- Talassemia
- diabetes tipo 1