Doença de Crohn em crianças e adolescentes

 A doença de Crohn é uma doença crônica ou de longo prazo. Com a doença de Crohn, o intestino, ou intestino, fica inflamado e ulcerado, ou marcado com feridas. Juntamente com a colite ulcerosa , a doença de Crohn faz parte de um grupo de doenças conhecidas como doença inflamatória intestinal (DII).

A doença de Crohn geralmente afeta a parte inferior do intestino delgado, que é chamada de íleo. Pode, no entanto, ocorrer em qualquer parte do intestino grosso ou delgado, estômago ou esôfago. Pode até ocorrer na boca. A doença de Crohn pode acontecer em qualquer idade. É mais comum, porém, em pessoas com idades entre 15 e 30 anos. Crianças e adolescentes com doença de Crohn enfrentam desafios únicos. A doença de Crohn pode retardar o crescimento, enfraquecer os ossos e atrasar a puberdade.

Como a doença de Crohn afeta o intestino?

A doença de Crohn pode interromper a função normal do intestino de várias maneiras. O tecido intestinal pode:

  • Inchar, engrossar ou formar uma estenose (tecido cicatricial), levando a uma obstrução (bloqueio) da passagem dentro do intestino
  • Desenvolver úlceras nas camadas profundas da parede intestinal
  • Perde sua capacidade de absorver nutrientes dos alimentos digeridos (má absorção), especialmente no íleo, onde a vitamina B12 e os ácidos biliares são absorvidos
  • Desenvolver passagens anormais (fístulas) de uma parte do intestino para outra ou do intestino para os tecidos próximos

Quais são os sintomas da doença de Crohn em crianças e adolescentes?

Os sintomas da doença de Crohn dependem de onde a doença ocorre no intestino. Eles também dependem de sua gravidade. Em geral, os sintomas podem incluir:

  • Diarreia crônica com ou sem sangue nas fezes
  • Sangramento retal
  • Perda de peso
  • Febre
  • Abdominal tenderness
  • Sensação de massa ou plenitude no abdome inferior direito
  • Fadiga

Crianças e adolescentes com doença de Crohn têm períodos de sintomas graves seguidos por períodos sem sintomas. O período sem sintomas é chamado de remissão e pode durar semanas ou anos. Medicamentos anti-inflamatórios ou mudanças na dieta podem levar à remissão, mas não há como saber quando ocorrerá uma remissão ou quando os sintomas retornarão.

Outros sintomas podem se desenvolver, dependendo das complicações relacionadas à doença. Por exemplo, uma pessoa com uma fístula - passagem anormal - na área retal pode ter dor e secreção ao redor do reto. Outras complicações da doença de Crohn incluem:

  • Artrite
  • Cálculos biliares
  • Pedras nos rins
  • Inflamação (inchaço) dos olhos e da boca
  • Doença hepática
  • Erupções cutâneas ou úlceras
  • Anemia

O que causa a doença de Crohn em crianças e adolescentes?

A causa da doença de Crohn não é conhecida. É provável que a doença de Crohn seja uma doença hereditária que causa uma resposta anormal do sistema imunológico no trato gastrointestinal.

As pessoas que têm um parente com doença de Crohn são mais propensas a desenvolver a doença. Pessoas de ascendência judaica também têm um risco maior para a condição. Ainda assim, o risco de contrair a doença de Crohn é baixo.

Como a doença de Crohn é diagnosticada?

O médico revisará o histórico médico e familiar do paciente. Vários testes são usados ​​para diagnosticar a doença de Crohn, incluindo o seguinte:

  • Endoscopia (como colonoscopia ou sigmoidoscopia): Durante este procedimento, o médico insere um tubo flexível e iluminado com uma câmera no reto. O tubo e a câmera juntos são chamados de endoscópio. É usado para visualizar o interior do reto e do cólon. A colonoscopia mostra uma porção maior do cólon do que a sigmoidoscopia. Uma pequena amostra de tecido pode ser coletada para teste ou biópsia .
  • Exames de sangue: Ao testar o sangue, o médico procurará sinais de anemia ou uma contagem alta de glóbulos brancos. Uma contagem alta de glóbulos brancos indica inflamação ou infecção em algum lugar do corpo. O médico também realizará exames para procurar e identificar marcadores inflamatórios.
  • Raio X de bário (enema de bário ou série do intestino delgado): Esses procedimentos usam raios X para examinar o intestino superior ou inferior. O bário reveste o revestimento do intestino delgado e do cólon e aparece branco em um raio-X. Isso permite que o médico revise quaisquer anormalidades.

 Como a doença de Crohn é tratada e gerenciada em crianças e adolescentes?

O tratamento da doença de Crohn depende de quão grave é e onde está localizado. A doença às vezes pode entrar em remissão por conta própria. Portanto, nem sempre é possível determinar se um tratamento específico foi eficaz. Quando a doença de Crohn está ativa, o tratamento visa controlar a inflamação, corrigir deficiências nutricionais e aliviar sintomas como dor, diarreia e febre.

Em geral, os medicamentos são o primeiro passo no tratamento da doença de Crohn em crianças e adolescentes. Alguns desses medicamentos incluem anti-inflamatórios, antibióticos, antidiarreicos e imunossupressores (incluindo corticosteroides).

Medicamentos chamados biológicos também são usados ​​para tratar a doença de Crohn. Eles são chamados de biológicos porque os medicamentos são formulados a partir de proteínas encontradas no sistema imunológico do corpo humano. As proteínas são geneticamente modificadas e processadas para serem usadas como tratamento. Os biológicos, que são administrados como injeção ou infusão intravenosa, são projetados para interferir nos processos inflamatórios que são a marca registrada da doença de Crohn.

Para aqueles pacientes que têm deficiências nutricionais, os suplementos são frequentemente prescritos. Existem também alguns estudos que pesquisam a modificação da dieta, incluindo uma dieta totalmente líquida .

Às vezes, os medicamentos não conseguem manter a doença de Crohn sob controle. Nesses casos, às vezes é necessária uma cirurgia para remover uma parte do intestino. A doença, no entanto, muitas vezes retorna à área perto de onde a parte inflamada foi removida.

Um estilo de vida saudável é importante na gestão de Crohn. Crianças e adolescentes devem se exercitar regularmente e ter uma dieta saudável. As pessoas com esta doença geralmente são capazes de levar uma vida saudável e ativa. A maioria das crianças com Crohn pode frequentar a escola e participar de esportes e atividades diárias se a doença for tratada e gerenciada adequadamente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem