Rinite alérgica - Doença, diagnóstico e tratamento

Se você ama as flores da primavera e as folhas coloridas do outono, mas tem medo dos espirros, dos olhos que coçam e do nariz escorrendo (ou entupido), então você pode estar com febre do feno.

Esse é o termo comum para alergias sazonais. O nome próprio é rinite alérgica, que significa inflamação dentro do nariz. Os sintomas da febre do feno afetam principalmente o nariz, mas também os olhos, a pele e o céu da boca.

Alergias, incluindo febre do feno, ocorrem quando o sistema imunológico ataca uma substância normalmente inofensiva que você encontra no meio ambiente. No caso da febre do feno sazonal, incluem-se os pólenes de gramíneas, árvores e ervas daninhas, bem como bolores externos.

Essa condição comum afeta cerca de 40 milhões a 60 milhões de americanos. Você terá maior probabilidade de obtê-lo se tiver:

  • Asma ou outras alergias
  • Eczema
  • Pais ou irmãos com alergias
  • Uma casa ou trabalho onde você está exposto a alérgenos (gatilhos de alergia) regularmente
  • Uma mãe que fumou antes do seu primeiro aniversário

A maioria das pessoas pega a febre do feno antes de completar 20 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. Pessoas de qualquer origem em qualquer lugar do globo podem obtê-lo.

Alergias o ano todo?

Se parece que você tem sintomas, não importa a estação do ano, você pode estar com rinite alérgica perene. Os gatilhos de alergia em ambientes fechados, como pêlos de animais de estimação (especialmente de gatos), ácaros, mofo e baratas são os culpados. Se você tem rinite sazonal e perene, seus sintomas pioram quando a contagem de pólen está alta. Mais de dois terços das pessoas que sofrem de alergias na primavera têm.

Você também pode desenvolver alergia a outras coisas no ar ao seu redor, como fumaça, perfume e escapamento de carro.

Quando procurar ajuda

Consulte um médico se:

  • Seus sintomas de alergia estão interferindo em sua qualidade de vida
  • Sua febre do feno não vai embora
  • Os medicamentos de venda livre (OTC) que você toma não funcionam ou têm efeitos colaterais desagradáveis
  • Você tem outros problemas, como asma, infecções crônicas dos seios da face ou pólipos no nariz

Muitas pessoas tentam viver sem tratar a febre dos fenos, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas. Obter ajuda para seus sintomas logo no início pode colocá-lo no caminho certo para melhorar suas alergias.

Faça sua lição de casa

Antes de consultar o médico, pense quando e onde seus sintomas aparecem. Por exemplo:

  • O pólen das árvores geralmente aparece no início da primavera.
  • As gramíneas liberam pólen no final da primavera e no verão.
  • A ambrósia produz pólen no outono.
  • As alergias internas podem piorar no inverno.
  • Moldes internos e externos, junto com pêlos de animais, podem desencadear sintomas durante todo o ano.

Se os sintomas desaparecerem após cerca de uma semana, você pode estar resfriado e não alérgico.

Remédios

Podem ser necessárias várias tentativas para aliviar os sintomas. Primeiro, você deve ficar longe de gatilhos o máximo que puder. Em segundo lugar, você deve tomar os medicamentos que seu médico sugere ou prescreve conforme as instruções. Isso os ajudará a trabalhar melhor.

Sprays nasais de corticosteroides. Você pode usá-los a longo prazo para tratar sintomas como coceira, coriza e congestão. Eles geralmente fornecem alívio dentro de 12 horas após a primeira dose. Eles incluem budesonida, fluticasona e mometasona. 

Anti-histamínicos. São pílulas, sprays para o nariz e colírios que funcionam melhor nos sintomas da febre do feno, como coriza, espirros e coceira nos olhos e na pele. As opções incluem cetirizina, fexofenadina e loratadina. Freqüentemente, são preferíveis aos produtos mais antigos (seu médico pode chamá-los de anti-histamínicos de primeira geração), que costumam causar sonolência.

Descongestionantes. Eles ajudam a aliviar o inchaço dentro do nariz que o torna entupido. Não use gotas nasais e sprays por mais de 5 dias. Seu nariz se acostuma com eles e o congestionamento volta. Seu médico pode chamar isso de inchaço de rebote.

Cromolyn sodium. Use este spray nasal OTC várias vezes ao dia para interromper a liberação de histaminas. Funciona melhor quando você começa antes que os sintomas apareçam.

Modificador de leucotrieno. Este medicamento impede os leucotrienos, substâncias químicas do sistema imunológico que fazem com que o corpo produza muco extra. Um modificador de leucotrieno como o montelucaste pode ajudar quando os sintomas de alergia vêm com asma leve.

Ipratrópio nasal. Este spray nasal prescrito ajuda a parar o nariz escorrendo, mas não ajuda muito a sintomas como congestão ou espirros. Não tome se você foi diagnosticado com glaucoma ou próstata aumentada.

Imunoterapia

Este tratamento visa tornar seu corpo menos reativo. Não funciona para todos os alérgenos. Parece ajudar mais com os gatilhos ambientais comuns.

O primeiro passo é descobrir a que você é alérgico. O seu médico fará isso com um teste cutâneo de picada ou injetando pequenas doses do alérgeno sob a pele.

Quando você reage, você é alérgico a essa substância. Depois disso, você receberá injeções contendo pequenas doses das substâncias às quais você é alérgico - geralmente uma de cada vez. O seu médico aumentará gradualmente a dose até atingir a quantidade máxima que pode tolerar. Você deve visitar seu médico regularmente, muitas vezes semanalmente, por 2 a 5 anos.

Em 2014, o FDA aprovou a imunoterapia sublingual para o tratamento de pólenes de gramíneas e tasneiras. Ele age colocando um comprimido ou líquido sob a língua diariamente. É melhor começar esta terapia vários meses antes do início da temporada de alergias.

Fique longe dos gatilhos

Você pode aliviar seus sintomas de alergia evitando ou reduzindo sua exposição aos gatilhos. Para alergias sazonais, você deve:

Fique dentro de casa tanto quanto possível durante as contagens de pólen de pico e dias de vento. A ambrósia é mais alta pela manhã. O pólen de árvores e grama atinge o pico no início da noite.

  • Feche as janelas e use o ar condicionado.
  • Use óculos ou óculos de sol para manter o pólen longe dos olhos.
  • Use uma máscara quando trabalhar ao ar livre.

Para alergias perenes a animais domésticos e pragas:

  • Use capas à prova de ácaros para travesseiros e colchões.
  • Lave os lençóis e cobertores com frequência em água quente.
  • Mantenha os níveis de umidade baixos em sua casa com desumidificadores e ar-condicionado.
  • Lave as mãos depois de tocar em animais.
  • Mantenha seu animal de estimação fora do quarto enquanto você dorme
  • Substitua os tapetes por pisos de madeira, azulejos ou linóleo

Lavagens com solução salina: podem aliviar a congestão nasal e remover alérgenos e muco extra do nariz. Você pode usar uma solução pré-misturada em um squeeze ou lota. Use água destilada, estéril ou fervida se decidir fazer você mesmo a mistura salina. Use água purificada para enxaguar e esterilizar o frasco ou pote lota após cada uso. Deixe-os secar ao ar.

Remédios à base de ervas : há algumas evidências de que um arbusto chamado butterbur pode ajudar os sintomas da febre do feno. A planta crua pode ser tóxica. Escolha um produto com a etiqueta “sem PA”. Outros remédios de ervas incluem capsicum, mel, vitamina C e óleo de peixe, mas mais pesquisas são necessárias para saber como eles funcionam bem. Algumas pessoas usam a acupuntura para tratar a febre do feno.

O resultado final? Embora não haja cura para a febre do feno, se você trabalhar com seu médico, seguir seu plano de terapia e evitar os gatilhos para suas alergias sazonais e perenes, poderá controlar seus sintomas antes que eles o tratem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem