A pressão alta é uma condição que faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue por todo o corpo. Com o tempo, pode danificar suas artérias se não for tratada. Esses efeitos, por sua vez, aumentam o risco de doença cardíaca .
Esta visão geral explicará a conexão entre pressão alta e doenças cardíacas. Também abordará os sinais e sintomas de alerta da pressão alta, como a condição é tratada e o que pode ser feito para evitá-la.
O que é pressão alta?
Seu coração se contrai para bombear o sangue para fora e através de uma rede de vasos ( artérias ) que o transportarão para diferentes partes do seu corpo. A pressão alta (também chamada de hipertensão ) ocorre quando a força do sangue se movendo através dos vasos sanguíneos é muito alta.
O sangue deve ser capaz de fluir desobstruído através de suas artérias. No entanto, certas condições e escolhas de estilo de vida podem levar ao estreitamento de suas artérias , bloqueios e outros fatores que criam resistência.
Se isso acontecer, seu coração precisa usar mais força para empurrar o sangue pelas artérias. Isso é o que faz com que sua pressão arterial suba.
Hipertensão Arterial: Causas e Fatores de Risco
Há muitas razões pelas quais sua pressão arterial pode aumentar - mesmo que momentaneamente. Por exemplo, a excitação ou o exercício podem dar um impulso temporário à sua pressão arterial.
Existem certas escolhas que você faz ou fatores de risco que você pode ter que podem aumentar sua pressão arterial regularmente, ou até mesmo fazer com que ela fique em um estado alto permanentemente também.
Alguns exemplos de causas e fatores de risco para pressão alta incluem:
- Uma história familiar de pressão alta
- etnia afro-americana
- Idade acima de 55
- Estar acima do peso
- Fumar
- Uso pesado de álcool
- Dieta rica em sódio e gordura
- Falta de exercício
Ser sedentário, seguir uma dieta rica em gordura e sal e fumar são fatores de estilo de vida que contribuem para a hipertensão. Ao contrário de sua genética ou história familiar, essas escolhas de estilo de vida são coisas nas quais você pode fazer alterações.
A hipertensão arterial é considerada doença cardíaca?
A hipertensão arterial não é doença cardíaca por si só. No entanto, ter pressão alta pode levar a complicações cardiovasculares e pode enfraquecer ou danificar seu coração.
A hipertensão é uma causa de doença cardiovascular – um termo que engloba o coração e os vasos sanguíneos.
Quando a pressão arterial está alta, o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo. Com o tempo, isso pode sobrecarregar o coração e levar a condições como:
- Fibrilação atrial (ritmo cardíaco irregular, muitas vezes rápido)
- Insuficiência cardíaca (o coração não bombeia sangue suficiente)
- Doença da válvula cardíaca (uma ou mais de suas válvulas cardíacas funcionam incorretamente)
- Síndrome aórtica aguda (várias condições dolorosas e potencialmente fatais)
Ter pressão alta também pode ter um efeito negativo em partes do corpo além do coração. Por exemplo, a pressão alta contribui para o risco de:
- Doença renal
- AVC (falta de oxigênio no cérebro)
- Ataque cardíaco
- Doença vascular (condição anormal das artérias e veias)
- Demência (condições que afetam a memória, o pensamento e as habilidades sociais)
- Dano de visão
A hipertensão arterial não é uma doença cardíaca em si, mas é um fator de risco para doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Níveis normais de pressão arterial
Uma leitura da pressão arterial é feita usando um manguito e um estetoscópio ou monitor. Ela produz dois números, um empilhado em cima do outro.
O número superior é chamado de pressão arterial sistólica . É a força que seu sangue coloca em suas artérias a cada batida do seu coração. O número inferior, ou pressão diastólica , é a força nas paredes das artérias entre os batimentos quando o coração está em repouso.