Alimentos para o cérebro que ajudam você a se concentrar

Ginseng, Peixe, Bagas ou Cafeína?


Ouça o burburinho sobre alimentos e suplementos alimentares e você acreditará que eles podem fazer tudo, desde aprimorar o foco até melhorar a memória, a atenção e a função cerebral.

Mas eles funcionam mesmo? Não há como negar que à medida que envelhecemos, nosso corpo envelhece junto conosco. A boa notícia é que você pode melhorar suas chances de manter um cérebro saudável se adicionar alimentos e bebidas "inteligentes" à sua dieta.

A cafeína pode torná-lo mais alerta


Não existe uma bala mágica para aumentar o QI ou torná-lo mais inteligente – mas certas substâncias, como a cafeína, podem energizá-lo e ajudá-lo a se concentrar. Encontrada no café, chocolate, bebidas energéticas e alguns medicamentos, a cafeína lhe dá aquele inconfundível zumbido de despertar, embora os efeitos sejam de curto prazo. E mais geralmente é menos: exagere na cafeína e isso pode deixá-lo nervoso e desconfortável.

O açúcar pode melhorar o estado de alerta


O açúcar é a fonte de combustível preferida do seu cérebro – não o açúcar de mesa, mas a glicose, que seu corpo processa a partir dos açúcares e carboidratos que você come. É por isso que um copo de suco de laranja ou outro suco de fruta pode oferecer um impulso de curto prazo para a memória, o pensamento e a capacidade mental.

No entanto, tenha muito e a memória pode ser prejudicada - junto com o resto de vocês. Vá com calma com o açúcar adicionado, pois tem sido associado a doenças cardíacas e outras condições.

Coma o café da manhã para alimentar seu cérebro


Tentado a pular o café da manhã? Estudos descobriram que tomar café da manhã pode melhorar a memória e a atenção de curto prazo. Os alunos que comem tendem a ter um desempenho melhor do que aqueles que não comem. Os alimentos no topo da lista de combustível cerebral dos pesquisadores incluem grãos integrais ricos em fibras, laticínios e frutas. 

Peixe realmente é comida para o cérebro


Uma fonte de proteína ligada a um grande impulso cerebral é o peixe – rico em ácidos graxos ômega-3 que são essenciais para a saúde do cérebro. Essas gorduras saudáveis ​​têm um poder cerebral incrível: uma dieta com níveis mais altos delas tem sido associada a menores riscos de demência e derrame e declínio mental mais lento; além disso, eles podem desempenhar um papel vital no aprimoramento da memória, especialmente à medida que envelhecemos.

Para a saúde do cérebro e do coração, coma duas porções de peixe semanalmente.

Adicione uma dose diária de nozes e chocolate


Nozes e sementes são boas fontes da vitamina E antioxidante, que tem sido associada em alguns estudos a um menor declínio cognitivo à medida que você envelhece. O chocolate amargo também tem outras propriedades antioxidantes poderosas e contém estimulantes naturais como a cafeína, que podem melhorar o foco.

Desfrute de até 30 gramas por dia de nozes e chocolate amargo para obter todos os benefícios que você precisa com um mínimo de excesso de calorias, gordura ou açúcar.

Adicione abacates e grãos integrais


Todos os órgãos do corpo dependem do fluxo sanguíneo, especialmente o coração e o cérebro. Uma dieta rica em grãos integrais e frutas como abacate pode reduzir o risco de doenças cardíacas e diminuir o colesterol ruim. Isso reduz o risco de acúmulo de placas e melhora o fluxo 


Grãos integrais, como pipoca e trigo integral, também contribuem com fibra alimentar e vitamina E. Embora os abacates tenham gordura, é a gordura monoinsaturada boa para você que ajuda no fluxo sanguíneo saudável.

Mirtilos são super nutritivos


Pesquisas em animais mostram que os mirtilos podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados ​​pelos radicais livres e podem reduzir os efeitos de condições relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer ou a demência. Estudos também mostram que dietas ricas em mirtilos melhoraram tanto o aprendizado quanto a função muscular de ratos idosos, tornando-os mentalmente iguais a ratos muito mais jovens.

Benefícios de uma alimentação saudável


Pode parecer banal, mas é verdade: se sua dieta carece de nutrientes essenciais, pode prejudicar sua capacidade de concentração. Comer demais ou de menos também pode interferir no seu foco. Uma refeição pesada pode fazer você se sentir cansado, enquanto poucas calorias podem resultar em dores de fome distrativas.

Beneficie o seu cérebro: Esforce-se por uma dieta bem equilibrada, cheia de uma grande variedade de alimentos saudáveis.

Vitaminas, Minerais e Suplementos?


As prateleiras das lojas estão cheias de suplementos que alegam melhorar a saúde. Embora muitos dos relatórios sobre o poder de estimular o cérebro de suplementos como vitaminas B, C, E, beta-caroteno e magnésio sejam promissores, um suplemento só é útil para pessoas cujas dietas carecem desse nutriente específico.

Alguns pesquisadores estão cautelosamente otimistas sobre ginseng, ginkgo e combinações de vitaminas, minerais e ervas e seu impacto no cérebro, mas ainda são necessárias mais provas.

Verifique com seu médico.

Prepare-se para um grande dia


Quer aumentar sua capacidade de concentração? Comece com uma refeição de suco 100% de frutas, um bagel integral com salmão e uma xícara de café. Além de comer uma refeição bem equilibrada, os especialistas também oferecem este conselho:

  • Tenha uma boa noite de sono.
  • Fique hidratado.
  • Exercício para ajudar a aguçar o pensamento.
  • Medite para clarear o pensamento e relaxar.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem