O que é Esquizofrenia?

 É uma doença mental grave que pode ser incapacitante sem cuidados. Cerca de 1% dos americanos têm. Pessoas com a condição podem ouvir vozes, ver visões imaginárias ou acreditar que outras pessoas controlam seus pensamentos. Essas sensações podem assustar a pessoa e levar a um comportamento errático. Embora não haja cura, o tratamento geralmente pode controlar os sintomas mais graves. Ao contrário do mal-entendido popular, a esquizofrenia não é o mesmo que o transtorno de personalidade múltipla.

Quais são os sintomas?


Eles incluem:

  • Alucinações: ouvir ou ver coisas imaginárias
  • Delírios: crenças falsas fortemente mantidas
  • Catatonia: uma condição na qual a pessoa fica fisicamente fixa em uma única posição por muito tempo.

Alguns sinais, como falta de prazer na vida cotidiana e afastamento das atividades sociais, podem imitar a depressão.

Como isso afeta os pensamentos


Pessoas com esquizofrenia podem ter problemas para organizar seus pensamentos ou fazer conexões lógicas. Eles podem sentir que sua mente está pulando de um pensamento não relacionado para outro. Às vezes eles têm "retirada de pensamento", uma sensação de que os pensamentos são removidos de sua cabeça, ou "bloqueio de pensamento", quando o fluxo de pensamento de alguém de repente é interrompido. 

Efeitos no Comportamento


A doença tem um grande impacto de muitas maneiras. As pessoas podem falar e não fazer sentido, ou inventar palavras. Eles podem estar agitados ou não mostrar nenhuma expressão. Muitos têm problemas para manter a si mesmos ou suas casas limpas. Alguns comportamentos repetidos, como o ritmo. Apesar dos mitos, o risco de violência contra outras pessoas é pequeno.

Quem Obtém Esquizofrenia?


Qualquer um pode. É igualmente comum entre homens e mulheres e entre grupos étnicos. Os sintomas geralmente começam entre as idades de 16 e 30 anos. Os primeiros sintomas podem se apresentar semanas, meses ou mesmo anos antes do primeiro incidente de psicose completa. Tende a começar mais cedo nos homens do que nas mulheres. A esquizofrenia raramente começa durante a infância ou após os 45 anos. Pessoas com esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos em sua família podem ter maior probabilidade de contraí-la.

O que causa isso?


Os cientistas não sabem a causa. Os genes, as experiências e o ambiente de uma pessoa podem estar todos envolvidos. As teorias incluem quão ativo e quão bem certas áreas do cérebro funcionam, bem como problemas com substâncias químicas cerebrais, como dopamina e glutamato. Também pode haver diferenças estruturais, como a perda de células nervosas que resultam em cavidades maiores cheias de líquido ou "ventrículos" no cérebro.

Como os médicos diagnosticam


Não há exames de laboratório para encontrar esquizofrenia, então os médicos geralmente baseiam um diagnóstico na história e nos sintomas de uma pessoa. Eles primeiro descartarão outras causas médicas. Na adolescência, uma combinação de histórico familiar e certos comportamentos podem ajudar a prever o início da esquizofrenia. 

 período em que os sintomas começam a surgir e antes do primeiro episódio de psicose (FEP) é chamado de período prodrômico. Pode durar dias, semanas ou até anos. Às vezes, pode ser difícil reconhecer porque geralmente não há um gatilho específico. O pródromo é acompanhado pelo que pode ser percebido como mudanças comportamentais sutis, especialmente em adolescentes. Esses comportamentos incluem afastar-se de grupos sociais e expressar suspeitas incomuns, mas isso não é suficiente para um diagnóstico.

Medicamentos que tratam


Medicamentos prescritos podem reduzir sintomas como pensamento anormal, alucinações e delírios. Algumas pessoas têm efeitos colaterais preocupantes, incluindo tremores e ganho de peso. Os medicamentos também podem interferir com outros medicamentos ou suplementos. Mas na maioria dos casos, a medicação é uma obrigação para tratar a esquizofrenia.

O papel da terapia


O aconselhamento pode ajudar as pessoas a desenvolver melhores maneiras de reconhecer e lidar com seus comportamentos e pensamentos problemáticos e melhorar a forma como se relacionam com os outros. Quanto mais cedo for procurado o tratamento, melhor será o resultado. Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), as pessoas aprendem a testar a realidade de seus pensamentos e gerenciar melhor os sintomas. Outras formas de terapia visam melhorar as habilidades de autocuidado, comunicação e relacionamento.

Navegando pelo mundo


Programas de reabilitação para esquizofrenia ensinam as pessoas a fazer coisas cotidianas, como usar transporte público, administrar dinheiro, fazer compras ou encontrar e manter um emprego. Esses programas funcionam melhor quando incorporados a uma abordagem de equipe, como o Coordinated Specialty Care (CSC). Este tratamento inclui medicamentos, terapia e serviços sociais, juntamente com o emprego e intervenções educacionais.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem