Benefícios do chá verde

 Outros nomes):

Benifuuki, Camellia sinensis, Camellia thea, Camellia theifera, Constituant Polyphénolique de Thé Vert, CPTV, EGCG, Epigallo Catechin Gallate, Epigallo-Catéchine Gallate, Epigallocatechin Gallate, Extrait de Camellia Sinensis, Extrait de Thé, Extrait de Thé Vert, Extrait de Thea Sinensis, Chá Verde Sencha, Extrato de Chá Verde, Fração Polifenólica de Chá Verde, GTP, GTPF, Chá Verde Japonês Sencha, Chá Japonês, Kunecatechins, Poly E, Polyphenon E, PTV, Té Verde, Chá, Extrato de Chá, Chá Verde, Thé, Thé de Camillia, Thé Japonais, Thé Vert, Thé Vert de Yame, Thé Vert Sensha, Thea bohea, Thea sinensis, Thea viridis, Yame Green Tea, Yabukita, Yame Tea.

O chá verde é feito da planta Camellia sinensis. As folhas secas e brotos de folhas de Camellia sinensis são usados ​​para produzir vários tipos de chás. O chá verde é preparado cozinhando e fritando essas folhas e depois secando-as. Outros chás como o chá preto e o chá oolong envolvem processos em que as folhas são fermentadas (chá preto) ou parcialmente fermentadas (chá oolong).

O chá verde é tomado por via oral para melhorar o estado de alerta mental e o pensamento.

Também é tomado por via oral para depressão, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa ou doença de Crohn), perda de peso e para tratar distúrbios estomacais, vômitos, diarréia, dores de cabeça e perda óssea (osteoporose). 

Algumas pessoas tomam chá verde por via oral para prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, câncer gástrico, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer de tumor sólido, leucemia e câncer de pele relacionado à exposição à luz solar. Algumas mulheres usam o chá verde para combater o vírus do papiloma humano (HPV), que pode causar verrugas genitais, o crescimento de células anormais no colo do útero (displasia cervical) e câncer cervical.

O chá verde também é tomado por via oral para a doença de Parkinson, doenças do coração e vasos sanguíneos, diabetes, pressão arterial baixa, síndrome da fadiga crônica (SFC), cáries dentárias (cáries), pedras nos rins e danos à pele.

Em vez de beber chá verde, algumas pessoas aplicam saquinhos de chá verde na pele para aliviar as queimaduras solares e prevenir o câncer de pele devido à exposição ao sol. Os saquinhos de chá verde também são usados ​​para diminuir o inchaço sob os olhos, como uma compressa para olhos cansados ​​ou dor de cabeça e para impedir o sangramento das gengivas após a extração de um dente. Um pedilúvio de chá verde é usado para o pé de atleta.

Algumas pessoas fazem gargarejos com chá verde para prevenir resfriados e gripes. O extrato de chá verde também é usado em bochechos para reduzir a dor após a remoção do dente. O chá verde em doces é usado para doenças das gengivas.

O chá verde é usado em uma pomada para verrugas genitais.

Na alimentação, as pessoas bebem chá verde como bebida

Como funciona?

As partes úteis do chá verde são o broto da folha, a folha e o caule. O chá verde não é fermentado e é produzido cozinhando folhas frescas em altas temperaturas. Durante este processo, é capaz de manter importantes moléculas chamadas polifenóis, que parecem ser responsáveis ​​por muitos dos benefícios do chá verde.

Os polifenóis podem prevenir a inflamação e o inchaço, proteger a cartilagem entre os ossos e diminuir a degeneração das articulações. Eles também parecem ser capazes de combater infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV) e reduzir o crescimento de células anormais no colo do útero (displasia cervical). A pesquisa ainda não pode explicar como isso funciona.

O chá verde contém 2% a 4% de cafeína, que afeta o pensamento e o estado de alerta, aumenta a produção de urina e pode melhorar a função dos mensageiros cerebrais importantes na doença de Parkinson. Acredita-se que a cafeína estimule o sistema nervoso, o coração e os músculos, aumentando a liberação de certas substâncias químicas no cérebro chamadas "neurotransmissores".

Antioxidantes e outras substâncias no chá verde podem ajudar a proteger o coração e os vasos sanguíneos.

USOS E EFICÁCIA

Provavelmente eficaz para...

  • Verrugas genitais . Uma pomada específica de extrato de chá verde ( Veregen , Bradley Pharmaceuticals; Polyphenon E pomada 15%, MediGene AG) é aprovada pela FDA para o tratamento de verrugas genitais. A aplicação da pomada por 10-16 semanas parece eliminar esses tipos de verrugas em 24% a 60% dos pacientes.
  • Colesterol alto . As pessoas que consomem maiores quantidades de chá verde parecem ter níveis mais baixos de colesterol, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "ruim") e triglicerídeos, bem como níveis mais altos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL ou "bom") . Consumir chá verde ou tomar extrato de chá verde contendo 150 a 2500 mg de catequinas do chá verde, um antioxidante encontrado no chá verde, diariamente por até 24 semanas reduz o colesterol total e o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "ruim") em pessoas com níveis elevados de gorduras no sangue ou colesterol.

Possivelmente eficaz para...

  • Desenvolvimento anormal de células do colo do útero (displasia cervical) . Tomar chá verde por via oral ou aplicá-lo na pele parece reduzir a displasia cervical causada pela infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).
  • Artérias obstruídas (doença da artéria coronária) . Estudos populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de artérias entupidas. A ligação parece ser mais forte nos homens do que nas mulheres.
  • Câncer de endométrio . Estudos populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de desenvolver câncer de endométrio.
  • Pressão altaExistem algumas evidências conflitantes sobre os efeitos do chá na pressão alta. Pesquisas populacionais em chineses mostram que beber 120-599 mL de chá verde ou chá oolong diariamente está associado a um menor risco de desenvolver pressão alta. Beber mais de 600 mL por dia está associado a um risco ainda menor. Além disso, pesquisas clínicas iniciais sugerem que tomar extrato de chá verde diariamente por 3 meses ou beber chá verde três vezes ao dia por 4 semanas reduz a pressão arterial em pessoas com pressão alta. A análise da pesquisa clínica mostra que o chá verde pode reduzir a pressão arterial sistólica (o número superior) em até 3,2 mmHg e a pressão arterial diastólica (o número inferior) em até 3,4 mmHg em pessoas com ou sem pressão alta. Mas vários estudos menores mostram que o chá verde e preto não têm efeito sobre a pressão arterial.
  • Pressão arterial baixa . Beber chá verde pode ajudar a aumentar a pressão arterial em idosos que têm pressão arterial baixa depois de comer.
  • Manchas brancas e espessas nas gengivas (leucoplasia oral) . Beber chá verde parece diminuir o tamanho das manchas brancas em pessoas com leucoplasia oral.
  • Osteoporose . Um estudo populacional sugere que beber chá verde por 10 anos está ligado ao aumento da densidade mineral óssea. Além disso, pesquisas iniciais sugerem que tomar um composto de chá verde contendo 500 mg de catequinas, um antioxidante no chá verde, duas vezes ao dia por 24 semanas, melhora a resistência óssea em mulheres na pós-menopausa com baixa densidade óssea.
  • Câncer de ovário . As mulheres que bebem regularmente chá, incluindo chá verde ou preto, parecem ter um risco menor de desenvolver câncer de ovário. Mas o chá verde não parece prevenir a recorrência do câncer de ovário em pessoas com histórico de câncer de ovário.
  • Doença de Parkinson . Beber uma a quatro xícaras de chá verde diariamente parece fornecer a maior proteção contra o desenvolvimento da doença de Parkinson.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Acne . Pesquisas iniciais sugerem que a aplicação de uma solução contendo um determinado produto químico encontrado no chá verde na pele por 8 semanas reduz a acne.
  • Acúmulo anormal de proteínas nos órgãos (amiloidose) . Pesquisas iniciais sugerem que beber chá verde (Green Darjeeling, FTGFOP1, Teekampagne Projektwerkstatt GmbH, Berlim, Alemanha) ou tomar cápsulas de chá verde (Praevent-loges, Dr. Loges + Co. GmbH, Winsen/Luhe, Alemanha) contendo extratos de chá verde para 12 meses protege contra um aumento da massa cardíaca em pessoas com amiloidose que afeta o coração.
  • Desempenho atlético . Há evidências conflitantes sobre os efeitos do chá verde no desempenho atlético. Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar extrato de chá verde como bebida não melhora a respiração ou o desempenho em pessoas submetidas a treinamento de resistência. No entanto, outras pesquisas iniciais sugerem que tomar pílulas específicas (Teavigo, Healthy Origins, Pittsburgh, PA) três vezes ao dia com as refeições para uma dose total de sete pílulas melhora alguns testes respiratórios durante o exercício em adultos saudáveis.
  • Câncer de bexiga . Algumas evidências populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um menor risco de câncer de bexiga. No entanto, algumas pesquisas conflitantes sugerem que o chá verde pode não reduzir o risco de desenvolver câncer de bexiga.
  • Câncer de mama . Pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde não está associado a um risco reduzido de câncer de mama em pessoas asiáticas. No entanto, há algumas evidências de que isso pode estar relacionado a um risco reduzido de desenvolvimento de câncer de mama em asiáticos-americanos. O chá verde pode ter diferentes efeitos protetores nas pessoas, dependendo de seu genótipo. Em pessoas com câncer de mama em estágio inicial, mas não em estágio avançado, beber chá verde parece estar associado a um risco reduzido de recorrência do câncer de mama.
  • Doença cardíaca . Estudos populacionais sugerem que beber três ou mais xícaras de chá verde diariamente está associado a uma diminuição do risco de morte por doença cardíaca ou qualquer outra causa.
  • Câncer do colo do útero . Pesquisas sugerem que tomar um tipo específico de extrato de chá verde (Polyphenon E) diariamente por 4 meses não afeta o risco de câncer cervical em mulheres com infecção por HPV.
  • Resfriados e gripes . Pesquisas iniciais sugerem que tomar uma combinação de extrato de chá verde (THEA-FLAN 90S, Ito-en Co, Tóquio, Japão) mais teanina (Suntheanine, Taiyo Kagaku Co, Mie, Japão) diariamente por 5 meses reduz o risco de desenvolver a gripe . Outras pesquisas iniciais sugerem que tomar uma combinação específica de produto contendo chá verde e outros ingredientes (ImmuneGuard, Nutraceutical Holdings LLC, Orlando, FL) reduz os sintomas de resfriado e gripe e a duração da doença. Mas outras pesquisas iniciais sugerem que gargarejar com chá verde (Kakegawa Tea Merchants Association) pelo menos três vezes ao dia por 90 dias não previne a gripe em estudantes do ensino médio.
  • Câncer de cólon e reto . A maioria das evidências sugere que beber chá verde não está associado a um risco reduzido de câncer de cólon ou reto. No entanto, algumas pesquisas sugerem que consumir uma grande quantidade está associado a um risco reduzido, principalmente em mulheres. Também tomar extrato de chá verde diariamente por 12 meses parece reduzir o redesenvolvimento de tumores de cólon e reto (adenomas metacrônicos) em pessoas que foram submetidas anteriormente a cirurgia para tratar tumores de cólon e reto.
  • Depressão . Pesquisas populacionais sugerem que os adultos japoneses que bebem quatro ou mais xícaras de chá verde diariamente têm um risco de depressão de 44% a 51% menor do que aqueles que bebem uma xícara ou menos.
  • DiabetesPesquisas populacionais sugerem que adultos japoneses, principalmente mulheres, que bebem 6 ou mais xícaras de chá verde diariamente, têm menor risco de desenvolver diabetes. Além disso, pesquisas populacionais sugerem que beber pelo menos uma xícara de chá verde por semana está associado a um menor risco de desenvolver açúcar no sangue em jejum prejudicado no povo chinês. O açúcar no sangue em jejum prejudicado é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. No entanto, algumas pesquisas mostram que beber chá verde três vezes ao dia não ajuda a controlar o açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes. Além disso, tomar extrato de chá verde não parece ajudar a controlar os níveis de açúcar ou insulina em pessoas que já têm diabetes. No geral, algumas evidências sugerem que beber chá verde pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes.
  • Câncer de esôfago . Algumas pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de câncer de esôfago. Mas há algumas pesquisas conflitantes. Algumas pesquisas sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de câncer de esôfago apenas em mulheres, mas não em homens. Além disso, algumas pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde muito quente está associado a um risco aumentado de câncer de esôfago. Beber chá verde descafeinado não parece beneficiar as pessoas já diagnosticadas com câncer de esôfago.
  • Câncer de estômago . Há evidências conflitantes sobre os efeitos do chá verde no risco de câncer de estômago. Algumas pesquisas populacionais sugerem que beber pelo menos 5 xícaras de chá verde diariamente não está associado a um risco reduzido de câncer de estômago. Mas outras pesquisas populacionais sugerem que beber pelo menos 10 xícaras de chá verde diariamente está associado a um risco reduzido de câncer de estômago.
  • Problemas de fertilidade . Pesquisas iniciais sugerem que tomar um produto específico contendo uma mistura de extrato de Vitex agnus-castus, extrato de chá verde e L-arginina, bem como algumas vitaminas e minerais (FertilityBlend, The Daily Wellness Company, Mountain View, CA) aumenta as taxas de gravidez em mulheres que têm problemas para conceber.
  • Alergia ao cedro japonês (polinose) . Pesquisas iniciais sugerem que beber um tipo de chá verde chamado "Benifuuki" diariamente por 6 a 10 semanas antes de ser exposto ao pólen de cedro japonês pode reduzir os sintomas de alergia, incluindo dor de garganta, assoar o nariz e lágrimas.
  • Leucemia . Pesquisas populacionais sugerem que os taiwaneses que bebem grandes quantidades de chá verde têm menor risco de desenvolver leucemia. Outra pesquisa populacional mostra que os chineses que bebem pelo menos uma xícara de chá verde por pelo menos 20 anos têm um risco menor de desenvolver leucemia.
  • Câncer de fígado . Pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde não está associado a um risco reduzido de câncer de fígado.
  • Câncer de pulmão . Há evidências conflitantes sobre os efeitos do chá verde no risco de câncer de pulmão. Um estudo populacional sugere que beber pelo menos 5 xícaras de chá verde diariamente não está associado a um risco reduzido de morte relacionada ao câncer de pulmão. No entanto, homens que consomem grandes quantidades de fitoestrogênios, substâncias químicas encontradas no chá verde, têm menor risco de desenvolver câncer de pulmão. Além disso, algumas pesquisas populacionais sugerem que aumentar a ingestão de chá verde em duas xícaras por dia ou beber de 7 a 10 xícaras de chá verde diariamente está associado a um risco reduzido de câncer de pulmão.
  • Alerta mental . O chá verde contém cafeína. Beber bebidas que contêm cafeína parece ajudar as pessoas a manter o estado de alerta mental ao longo do dia. Combinar cafeína com açúcar como uma "bebida energética" parece melhorar o desempenho mental mais do que cafeína ou açúcar sozinho. No entanto, há evidências conflitantes sobre o chá verde no estado de alerta mental. Algumas pesquisas mostram que tomar uma combinação de extrato de chá verde e L-teanina (LGNC-07, LG Household & Health Care, Ltd, Coréia) melhora a memória e a atenção em pessoas com problemas mentais leves. No entanto, tomar uma dose única de um determinado produto químico no chá verde chamado epigalocatequina-3-galato (EGCG) não parece melhorar o movimento ou o desempenho mental em adultos saudáveis.
  • Síndrome metabólica . Pesquisas iniciais sugerem que tomar 1000 mg de extrato de chá verde diariamente ou beber quatro xícaras de chá verde diariamente por 8 semanas não melhora a pressão arterial, os níveis de colesterol ou o açúcar no sangue em pessoas obesas com síndrome metabólica.
  • Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) . Pesquisas sugerem que beber chá verde diariamente por 12 semanas não afeta o peso corporal ou a massa corporal, mas reduz o percentual de gordura corporal e a gravidade da doença hepática gordurosa em pessoas com DHGNA.
  • ObesidadeHá evidências conflitantes sobre os efeitos do chá verde em pessoas obesas. Algumas pesquisas iniciais mostram que certos extratos específicos de chá verde (AR25, Exolise, Arkopharma, Carros, França; Sunphenon 90LB, Taiyo Kagaku Ltd, Yokkaichi, Japão; Herbal One Green Tea Extract, Herbal One Co., Ltd., Nakornprathom, Tailândia) reduzir o peso em pessoas obesas. Outras pesquisas iniciais sugerem que beber chá verde ou bebidas contendo chá verde pode reduzir o peso corporal e o índice de massa corporal (IMC) em adultos ou crianças obesos. Além disso, produtos com vários ingredientes contendo chá verde podem aumentar a perda de peso em adultos obesos ou com sobrepeso. O efeito do chá verde na perda de peso parece estar relacionado com a quantidade de catequinas ou cafeína contidas na bebida ou suplemento. Contudo, algumas pesquisas sugerem que tomar extratos de chá verde ou beber chá verde não reduz o peso corporal ou o IMC. No geral, a pesquisa sugere que tomar extrato de chá verde junto com cafeína parece reduzir ligeiramente o IMC, o peso corporal e a circunferência da cintura em comparação com a cafeína sozinha. Mas, tomar extrato de chá verde sem cafeína não parece reduzir o peso.
  • Câncer de boca . Pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de desenvolver câncer de boca. Além disso, pesquisas iniciais sugerem que tomar extrato de chá verde três vezes ao dia após as refeições por 12 semanas aumenta as respostas de cura em pessoas com câncer de boca.
  • Câncer de pâncreas . Pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde está ligado a um risco reduzido de câncer de pâncreas.
  • Doença da gengiva (doença periodontal) . Mastigar doces que contém extrato de chá verde parece controlar o acúmulo de placa nos dentes e reduzir o inchaço das gengivas. Também pesquisas populacionais sugerem que beber chá verde está associado a um risco reduzido de doença gengival. Além disso, a aplicação de um gel contendo extrato de chá verde melhora os sintomas em pessoas com doença gengival de longo prazo.
  • Pneumonia . Pesquisas populacionais sugerem que as mulheres japonesas que bebem chá verde têm um risco menor de morte por pneumonia em comparação com aquelas que não bebem chá verde.
  • Dor após a cirurgia . Pesquisas sugerem que o uso de um enxaguatório bucal contendo extrato de chá verde duas vezes ao dia, começando no dia seguinte à cirurgia de remoção do dente, reduz a dor e a necessidade de usar analgésicos.
  • Câncer de próstata . Algumas pesquisas sugerem que os homens que bebem mais chá verde ou que tomam produtos contendo antioxidantes do chá verde parecem ter um risco menor de desenvolver câncer de próstata. Mas existem pesquisas conflitantes. Chá verde ou extratos de chá verde não parecem retardar a progressão do câncer de próstata que já foi diagnosticado.
  • Estresse . Pesquisas iniciais sugerem que tomar uma marca específica de extrato de chá verde (Teavigo, DSM, Holanda) por via oral por 7 dias reduz o estresse e aumenta a calma em pessoas saudáveis.
  • AVC . De acordo com um estudo no Japão, beber 3 xícaras de chá verde diariamente parece estar associado a um risco menor de ter um derrame em comparação com beber uma xícara ou nenhum chá.
  • Pé de atleta . Pesquisas sugerem que o uso de um pedilúvio contendo extrato de chá verde (Sunphenon BG-3, Taiyo Kagaku Co. Ltd., Yokkaichi, Mie, Japão) por 15 minutos uma vez ao dia por 12 semanas não melhora os sintomas do pé de atleta, mas melhora a condição da pele .
  • Doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa) . Pesquisas iniciais sugerem que tomar um produto específico de chá verde (Polyphenon E, Mitsui-Norin, Fujieda, Japão) duas vezes ao dia por 8 semanas pode melhorar a doença inflamatória intestinal e ajudar as pessoas com essa condição a alcançar a remissão.
  • Infecção do trato respiratório superior . Pesquisas iniciais sugerem que gargarejo e engolir chá verde (Morgentau, Ronnefeld KG, Alemanha) durante 4 dias é menos eficaz do que pastilhas de labdanum (CYSTUS052, Dr Pandalis Urheimische Medizin GmbH & Co. KG, Alemanha) para reduzir os sintomas de infecções do trato respiratório superior.
  • Pele enrugada . Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar antioxidantes do chá verde duas vezes ao dia por 2 anos não reduz os sinais de danos causados ​​​​pelo sol no rosto em mulheres. Além disso, aplicar um creme de chá verde e tomar chá verde por via oral diariamente parece melhorar alguns aspectos do envelhecimento da pele em mulheres, mas a aparência geral da pele não parece melhorar. No entanto, algumas pesquisas iniciais mostram que beber uma bebida contendo antioxidantes de chá verde melhora a aspereza, hidratação e elasticidade da pele em mulheres de meia-idade.
  • Outras condições .

EFEITOS COLATERAIS

O chá verde é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria dos adultos quando consumido como bebida em quantidades moderadas ou quando o extrato de chá verde é aplicado na pele como uma pomada específica (Veregen, Bradley Pharmaceuticals), a curto prazo. O extrato de chá verde é POSSIVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas quando tomado por via oral por até 2 anos, quando aplicado na pele como outras pomadas a curto prazo ou quando usado como colutório a curto prazo. Em algumas pessoas, o chá verde pode causar dores de estômago e constipação. Extratos de chá verde foram relatados para causar problemas de fígado e rins em casos raros.

O chá verde é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado por via oral a longo prazo ou em altas doses. Pode causar efeitos colaterais por causa da cafeína. Esses efeitos colaterais podem variar de leves a graves e incluem dor de cabeça, nervosismo, problemas de sono, vômitos, diarréia, irritabilidade, batimentos cardíacos irregulares, tremores, azia, tontura, zumbido nos ouvidos, convulsões e confusão. O chá verde parece reduzir a absorção de ferro dos alimentos. Beber doses muito altas de chá verde é PROVAVELMENTE INSEGURO e pode realmente ser fatal. A dose fatal de cafeína no chá verde é estimada em 10-14 gramas (150-200 mg por quilograma). Toxicidade grave pode ocorrer em doses mais baixas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem