Lupron é um tratamento eficaz para endometriose e infertilidade endo-relacionada?

 A endometriose é uma condição ginecológica comum em que o tecido semelhante ao tecido normalmente encontrado no interior do útero é encontrado na parte externa do útero.

Este tecido fora do útero age da mesma forma que normalmente no útero, engrossando, sendo liberado e sangrando quando você tem seu ciclo menstrual .

Isso causa dor e inflamação e pode levar a complicações como cistos ovarianos , cicatrizes, irritação e infertilidade .

Lupron Depot é um medicamento de prescrição que é injetado no corpo a cada mês ou a cada 3 meses para ajudar a reduzir a dor e as complicações da endometriose.

O Lupron foi originalmente desenvolvido como um tratamento para pacientes com câncer de próstata avançado, mas tornou-se um tratamento muito comum e geralmente eficaz para a endometriose.

Lupron funciona reduzindo os níveis gerais de estrogênio no corpo. O estrogênio é o que faz com que os tecidos dentro do útero cresçam.

Quando você inicia o tratamento com Lupron, os níveis de estrogênio em seu corpo aumentam por 1 ou 2 semanas. Algumas mulheres experimentam um agravamento de seus sintomas durante esse período.

Depois de algumas semanas, seus níveis de estrogênio diminuirão, interrompendo a ovulação e seu período. Neste ponto, você deve sentir alívio da dor e dos sintomas da endometriose.

Lupron foi encontrado para reduzir a dor endometrial na pelve e no abdômen. Tem sido prescrito para tratar a endometriose desde 1990.

Os médicos descobriram que as mulheres que tomaram Lupron diminuíram os sinais e sintomas de pacientes com endometriose após o tratamento mensal quando tomadas por 6 meses.

Além disso, verificou-se que Lupron reduz a dor durante a relação sexual quando tomado por pelo menos 6 meses.

Segundo os pesquisadores, sua eficácia é semelhante à do danazol , um medicamento de testosterona que também pode reduzir o estrogênio no corpo para aliviar a dor e os sintomas endometriais.

O danazol é raramente usado hoje em dia porque foi descoberto que causa muitos efeitos colaterais desagradáveis, como aumento de pêlos no corpo, acne e ganho de peso.

O lupron é considerado um agonista do hormônio liberador de gonadotrofina (Gn-RH) porque bloqueia a produção de estrogênio no corpo para reduzir os sintomas da endometriose.

Embora Lupron possa interromper sua menstruação, não é um método confiável de controle de natalidade. Sem proteção, você pode engravidar com Lupron.

Para evitar interações medicamentosas e possível gravidez, use métodos anticoncepcionais não hormonais , como preservativos, diafragma ou DIU de cobre.

Lupron é comumente usado durante tratamentos de fertilidade, como fertilização in vitro (FIV) . Seu médico pode fazer com que você tome para evitar a ovulação antes de colher os óvulos do seu corpo para fertilização.

Lupron também pode ser usado para aumentar a eficácia de certos medicamentos para fertilidade. Normalmente, você toma por alguns dias antes de iniciar os medicamentos injetáveis ​​para fertilidade.

Embora os estudos de eficácia sejam limitados, uma pequena quantidade de pesquisas mais antigas sugere que tomar Lupron pode melhorar significativamente as taxas de fertilização quando usado durante tratamentos de fertilidade como a fertilização in vitro.

Qualquer droga que altere os hormônios do corpo acarreta o risco de efeitos colaterais. Quando usado sozinho, Lupron pode causar:

  • afinamento ósseo
  • depressão
  • tontura
  • dores de cabeça e enxaqueca
  • ondas de calor/suores noturnos
  • nausea e vomito
  • dor
  • vaginite
  • ganho de peso

As pessoas que tomam Lupron desenvolvem sintomas semelhantes à menopausa, incluindo ondas de calor, alterações ósseas ou diminuição da libido. Esses sintomas geralmente desaparecem quando o Lupron é descontinuado.

Lupron é administrado por injeção mensalmente em uma dose de 3,75 mg ou uma vez a cada 3 meses em uma dose de 11,25 mg.

Para reduzir o risco de efeitos colaterais do Lupron, seu médico pode prescrever terapia de “add-back” de progestina. Esta é uma pílula tomada diariamente para ajudar a controlar alguns efeitos colaterais sem afetar a eficácia do Lupron.

Nem todos que tomam Lupron devem tentar a terapia de adição. Evite a terapia add-back se você tiver:

  • um distúrbio de coagulação
  • doença cardíaca
  • história de acidente vascular cerebral
  • função hepática reduzida ou doença hepática
  • câncer de mama

Lupron pode proporcionar grande alívio da endometriose para algumas mulheres. No entanto, todo mundo é diferente. Aqui estão algumas perguntas que você pode querer perguntar ao seu médico para ajudar a determinar se Lupron é o tratamento certo para você:

  • Lupron é um tratamento de longo prazo para minha endometriose?
  • Lupron afetará minha capacidade de ter filhos a longo prazo?
  • Devo tomar terapia add-back para reduzir os efeitos colaterais do Lupron?
  • Que terapias alternativas ao Lupron devo tentar primeiro?
  • Que sinais devo procurar para saber se minha prescrição de Lupron está afetando meu corpo normalmente?

Certifique-se de notificar seu médico se sentir dor intensa ou se sua menstruação regular persistir enquanto estiver tomando Lupron. Se você perder várias doses seguidas ou se atrasar para tomar a próxima dose, pode ocorrer sangramento de escape.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem