O que causa câncer de testículo?

 Se você ou um ente querido for diagnosticado com câncer testicular, uma pergunta natural que você pode fazer é: “O que causou isso?”

E a resposta é que os médicos não sabem ao certo por que um homem pode obtê-lo. Mas eles conseguiram encontrar alguns links para outras condições.

Há uma coisa que eles sabem: o câncer testicular está entre os cânceres mais tratáveis, mesmo em estágio avançado. Raramente é fatal.

Mesmo que tenha se espalhado para órgãos próximos, você tem uma excelente chance de sobrevivência a longo prazo.

O que é câncer de testículo?

O câncer pode ocorrer em muitas áreas do corpo, incluindo os órgãos sexuais.

Os homens têm dois testículos, às vezes chamados de testículos. Eles são uma das muitas glândulas do corpo. Seu trabalho é produzir hormônios masculinos e esperma. Eles ficam pendurados abaixo e atrás do pênis de um homem em uma bolsa de pele chamada escroto.

Cada testículo está conectado ao que é chamado de cordão espermático. É composto de um duto de esperma, nervos e vasos sanguíneos.

O câncer testicular pode se espalhar lenta ou rapidamente. Pode ir para os gânglios linfáticos próximos, os pulmões, o fígado, os ossos e raramente o cérebro.

Que condições estão ligadas a ele?

Pesquisadores descobriram várias coisas que parecem aumentar as chances de um homem ter esse tipo de câncer. Eles incluem:

Testículo não descido: O câncer testicular ocorre com mais frequência em homens que nasceram com uma condição chamada criptorquidia.

No início da gravidez, os testículos se formam na parte inferior da barriga do bebê. Não muito antes do nascimento, eles devem “cair” no escroto. Mas para cerca de 3 ou 4 em cada 100 recém-nascidos, isso não acontece. E essa taxa é muito maior se o bebê nascer cedo.  

História familiar: também pode percorrer as gerações, de pai para filho. 

Outros distúrbios: Homens com o distúrbio genético síndrome de Down têm uma chance maior de contraí-lo.

Diagnóstico prévio: Se você já foi curado de câncer em um testículo, tem 4% de chance de voltar a ter câncer no outro.

Problemas de fertilidade: Se você tiver problemas para engravidar uma mulher, é mais provável que você seja diagnosticado com câncer de testículo. Você deve pedir ao seu médico para fazer a triagem.

Infecção pelo HIV: O vírus que causa a AIDS foi associado a ela.

Problemas antes do nascimento: As condições relacionadas à gravidez de sua mãe também podem desempenhar um papel. Eles incluem sangramento anormal e terapia com estrogênio, ou hormônio.

Se você encontrar um caroço no testículo, vá a um médico para que ele possa verificar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem