O que é câncer de tireoide?

 Sua tireoide tem a forma de uma pequena borboleta e geralmente é encontrada na parte inferior da frente do pescoço. É uma glândula que controla o seu metabolismo. Também libera hormônios que direcionam muitas funções em seu corpo, incluindo como você usa energia, como produz calor e como consome oxigênio.

O câncer de tireoide se desenvolve quando as células mudam ou sofrem mutações. As células anormais começam a se multiplicar em sua tireoide e, uma vez que são suficientes, formam um tumor.

Se for detectado precocemente, o câncer de tireoide é uma das formas mais tratáveis ​​de câncer .

Tipos de câncer de tireóide

 

Os pesquisadores identificaram quatro tipos principais:

Carcinoma papilífero de tireoide . Se você tem câncer de tireoide, provavelmente tem esse tipo. É encontrado em até 80% de todos os casos de câncer de tireoide. Ele tende a crescer lentamente, mas geralmente se espalha para os gânglios linfáticos do pescoço. Mesmo assim, você tem uma boa chance de uma recuperação completa.

O câncer folicular de tireoide representa entre 10% e 15% de todos os cânceres de tireoide nos Estados Unidos. Ele pode se espalhar para os gânglios linfáticos e também é mais provável que se espalhe para os vasos sanguíneos.

O câncer medular é encontrado em cerca de 4% de todos os casos de câncer de tireoide. É mais provável que seja encontrado em um estágio inicial porque produz um hormônio chamado calcitonina, que os médicos ficam de olho nos resultados dos exames de sangue.

O câncer de tireoide anaplásico pode ser o tipo mais grave, porque é agressivo em se espalhar para outras partes do corpo  É raro, e é o mais difícil de tratar. 

Quais são os sintomas?

Se você tem câncer de tireoide, provavelmente não notou nenhum sinal nos estágios iniciais. Isso porque há muito poucos sintomas no início.

Mas à medida que cresce, você pode notar qualquer um dos seguintes problemas:

  • Pescoço, dor de garganta
  • Caroço em seu pescoço
  • Dificuldade em engolir
  • Alterações vocais, rouquidão
  • Tosse

O que causa isso?

Não há uma razão clara pela qual a maioria das pessoas tem câncer de tireoide. Há certas coisas, porém, que podem aumentar suas chances de obtê-lo.

Síndromes genéticas hereditárias. Algumas condições, incluindo câncer, vêm do DNA que você recebe de seus pais. Em 2 em cada 10 casos de câncer medular de tireoide, por exemplo, o câncer é resultado de um gene anormal que você herdou.

Deficiência de iodo. Se você não ingerir muito desse elemento químico em sua dieta, poderá estar em maior risco de certos tipos de câncer de tireoide. Isso é raro nos Estados Unidos porque o iodo é adicionado ao sal e a outros alimentos.

Exposição à radiação . Se sua cabeça ou pescoço foi exposto ao tratamento de radiação quando criança.

Quem recebe?

O câncer de tireoide é mais comum em mulheres do que em homens. As mulheres tendem a ter câncer de tireóide em seus 40 e 50 anos, enquanto os homens que o desenvolvem geralmente estão na faixa dos 60 ou 70 anos.

O câncer folicular de tireoide ocorre com mais frequência em brancos do que em negros e em mais mulheres do que homens.

Você ainda pode ter câncer de tireoide se for mais jovem. O câncer papilar de tireoide, por exemplo, ocorre com mais frequência em pessoas entre 30 e 50 anos.

É tratável?

O câncer de tireoide geralmente é muito tratável, mesmo que você tenha um estágio mais avançado. Isso porque existem tratamentos eficazes que lhe dão uma grande chance de uma recuperação completa. E a cirurgia, quando necessária, às vezes pode curá-la.

Estou em risco de câncer de tireóide?

O trabalho da glândula tireoide é produzir hormônios que ajudam o corpo a usar energia, manter-se aquecido e controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca. O câncer acontece quando as células saudáveis ​​da glândula mudam e crescem fora de controle.

Na lista dos cânceres mais comuns nos Estados Unidos, o câncer de tireoide ocupa o quinto lugar entre as mulheres, e nenhum outro câncer está sendo diagnosticado em um ritmo mais rápido. Uma razão para isso pode ser melhores testes. Eles permitem que os médicos encontrem tumores de tireoide que eram pequenos demais para serem vistos no passado.

Na maioria das vezes, o câncer de tireoide pode ser curado com tratamento.

Os especialistas nem sempre sabem o que o causa, mas sabem que algumas coisas podem aumentar sua chance de obtê-lo.

Gênero e idade

As mulheres são três vezes mais propensas a ter câncer de tireoide do que os homens. Você pode obtê-lo em qualquer idade. Mas as mulheres são frequentemente diagnosticadas em seus 40 e 50 anos. Os homens tendem a ser mais velhos - em seus 60 e 70 anos - quando descobrem que têm. E nos homens, o câncer de tireoide cresce e se espalha mais rapidamente.
 

Exposição à radiação

As crianças que recebem radioterapia para alguns tipos de câncer, como linfoma, têm maior chance de desenvolver câncer de tireoide. Em comparação com as crianças, os adultos expostos à radiação têm menores chances de obtê-la.
 

Hereditariedade e Genética

Suas chances de ter câncer de tireoide são maiores se sua mãe, pai, irmão, irmã ou filho o tiverem.

Além disso, o câncer de tireoide pode estar ligado a certos problemas genéticos ou hereditários. Um deles faz com que tecido extra chamado pólipos se forme no cólon - é chamado de polipose adenomatosa familiar. Se você tiver, há uma chance maior de ter certos tipos de câncer, incluindo câncer de tireoide.

Outros problemas genéticos que aumentam o risco de câncer de tireoide incluem:

  • Carcinoma medular de tireoide familiar
  • Neoplasia endócrina múltipla tipo 2
  • Doença de Cowden

Não há iodo suficiente em sua dieta

O iodo é um mineral encontrado em alguns alimentos. Seu corpo precisa dele para produzir hormônios da tireoide. Certos cânceres de tireoide são mais comuns em partes do mundo onde as pessoas têm baixos níveis de iodo. Em alguns países, incluindo os EUA, o iodo é adicionado ao sal de mesa e outros alimentos para ajudar a dar um impulso.

Quais são os sintomas do câncer de tireoide?

Sua tireóide é uma glândula em forma de borboleta na base da garganta. Está envolvido em alguns trabalhos muito grandes, como gerenciar sua frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal e peso.

Sua tireoide tem dois lobos, esquerdo e direito, que estão conectados por um fino pedaço de tecido. Se for saudável, cada lóbulo tem aproximadamente o tamanho de um quarto e você não o verá ou sentirá sob a pele. O câncer de tireoide geralmente é notado pela primeira vez como um nódulo de tireoide.

Se você tiver sintomas de câncer de tireoide, eles podem incluir:

  • Problemas para engolir
  • Dificuldade em respirar que às vezes é comparada a sugar o ar através de um canudo
  • Rouquidão ou outras alterações de voz
  • Uma tosse constante que não é devido a um resfriado
  • Um caroço na frente do pescoço (ao redor do pomo de Adão) que pode crescer rapidamente
  • Glândulas inchadas – mas não dolorosas – no pescoço
  • Dor que começa na frente do pescoço e sobe em seus ouvidos

Além disso, se seu rosto está ficando vermelho e você tem movimentos intestinais frequentes, esses podem ser sinais de algo chamado câncer medular de tireoide.

Os sintomas nem sempre são um sinal de câncer de tireoide. Na verdade, eles geralmente são causados ​​por outras coisas. Você precisará consultar seu médico para descobrir o que é.

O que mais poderia ser?

Um nódulo na tireóide pode ser causado por uma infecção ou bócio, que é um crescimento anormal da glândula tireóide. Pode não ser cancerígeno. Nódulos na tireóide geralmente não são.

Mas é possível ter câncer de tireoide sem nenhum sintoma.

Seu médico examinará sua tireoide durante exames físicos de rotina. Se você tiver algum sintoma entre os exames, como um novo nódulo na glândula ou um de crescimento rápido, marque uma consulta para verificar sua glândula tireoide. Seu médico fará vários testes para diagnosticar a origem do problema e decidir sobre o melhor tratamento.

Como saber se tenho câncer de tireoide?

Nódulos de tireóide, ou caroços, são muito comuns. A maioria não é câncer .

Sua tireóide é a pequena glândula em forma de borboleta geralmente localizada na parte inferior da frente do pescoço. Se você tiver um caroço, é provável que você o tenha encontrado, embora seu médico possa ter detectado durante um exame físico . Se você descobriu um nódulo por conta própria, você deve pedir ao seu médico para verificá-lo.

Exame físico

Seu médico examinará quaisquer caroços ou nódulos que você tenha no pescoço. Eles podem fazer algumas perguntas para descobrir se você está em risco. As perguntas podem ser sobre se você foi exposto a muita radiação ou se tem histórico familiar de câncer de tireoide ou doença da tireoide .

Exames de sangue

Não há nenhum exame de sangue que possa detectar câncer de tireoide. Ainda assim, seu médico pode querer que você obtenha um para ajudar a descobrir se sua glândula tireoide está funcionando corretamente.

Testes genéticos

Com base em seu histórico familiar, seu médico pode solicitar testes genéticos para descobrir se você tem algum gene que o torna mais propenso a ter câncer . Também pode mostrar alterações genéticas que podem ser um sinal de certos tipos de câncer de tireoide.

Biópsia

Se você tem um nódulo na tireoide , pode ser necessário testá-lo. Uma biópsia dirá se é câncer ou não.

Para fazer uma biópsia, seu médico usa uma agulha pequena e fina para tirar uma pequena amostra do nódulo e talvez de outros lugares ao redor.

Você provavelmente obterá essa “biópsia com agulha fina” no consultório do seu médico. Você não precisará de nenhum tempo de recuperação depois.

Depois de obter a amostra, o médico enviará a amostra para um laboratório para teste.

Ultrassom

Um ultra-som ajuda seu médico a aprender mais sobre o(s) nódulo(s) da tireoide. Ele usa ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem da sua tireoide.

Seu médico colocará um pequeno dispositivo que se parece com uma varinha na frente da glândula tireoide. A imagem da sua tireoide e quaisquer nódulos, mesmo aqueles que você não consegue sentir, aparecerão na tela do computador.

Um ultra-som pode mostrar ao seu médico se um nódulo está cheio de líquido ou se é sólido. Um sólido tem mais chances de ter células cancerígenas, mas você ainda precisará de mais testes para descobrir. O ultrassom também mostrará o tamanho e o número de nódulos na tireoide.

Varredura de Radioiodo

Este teste usa iodo radioativo que será absorvido pelas células da tireóide. Uma varredura mede a radiação na tireoide ou em outras partes do corpo.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada, comumente chamada de tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada, usa raios-X especiais para dar ao seu médico uma visão de dentro do seu corpo. Ele pode mostrar o tamanho e a localização do câncer de tireoide e se ele se espalhou para outras partes do corpo.

PET Scan

Seu médico pode recomendar uma tomografia por emissão de pósitrons ou PET scan . Este teste usa pequenas quantidades de material radioativo, chamados radiotraçadores, uma câmera especial e um computador para examinar seus órgãos e tecidos.

Uma varredura PET analisa as alterações no nível celular. Pode ser capaz de detectar o câncer em um estado muito precoce e verificar a propagação do câncer.

Seu médico lhe dará os resultados de seus testes.

 Aja rápido

Lembre-se de que as chances são de que o caroço no pescoço provavelmente não seja câncer de tireoide, mas você está fazendo a coisa certa para examiná-lo. E se for, quanto mais cedo você descobrir e iniciar o tratamento, melhor.

Quais são os estágios do câncer de tireoide?

Se você ou alguém que você ama tem câncer de tireóide , você quer saber quais tratamentos estão disponíveis e o que esperar. Isso depende de várias coisas – começando com o tipo de câncer de tireoide que você tem e seu estágio.

É fácil ser inundado por números, letras e palavras desconhecidas, mesmo quando você não está estressado. Este artigo ajudará você a entender melhor o que está acontecendo com base no estágio do câncer .

Tipos de câncer de tireóide

tireoide é uma glândula na base da garganta. Faz hormônios que ajudam seu corpo a funcionar corretamente.

Existem quatro tipos principais de câncer de tireoide:

  • Papilar (o tipo mais comum)
  • folicular
  • Medular
  • Anaplástico

Se o seu médico encontrar câncer, ele iniciará o processo de estadiamento. Eles farão testes para ver se ele se espalhou para outras partes do seu corpo.

O sistema de estadiamento 'TNM'

O American Joint Committee on Cancer criou o sistema mais usado para descrever os estágios do câncer de tireoide. É chamado de sistema “TNM” e se concentra nessas três coisas:

  • T - Qual é o tamanho do tumor principal e se espalhou para outras áreas do corpo?
  • N - O câncer se espalhou para os linfonodos próximos ? (Estas são células em forma de feijão que ajudam seu corpo a combater infecções).
  • M -- O câncer se espalhou, ou metástase , para outras áreas do corpo ou órgãos, como pulmõesfígado e ossos?

Depois que seu médico fizer testes para descobrir que tipo de câncer de tireoide você tem, ele adicionará um número a cada letra listada acima. Quanto maior o número, mais avançado é esse aspecto do câncer. (Por exemplo, T2-T4 significa um tumor maior que T1).

Em seguida, seu médico agrupará essas informações em etapas. Estes são representados pelos algarismos romanos I a IV. Para os casos mais avançados, as letras “A”, “B” e “C” também são usadas para indicar até que ponto o câncer se espalhou.

O tipo de câncer que você tem, assim como sua idade, terão alguma influência no seu estágio.

Aqui está o que significa cada estágio do câncer de tireoide , agrupado por tipos:

Câncer de tireoide papilar ou folicular - pacientes com menos de 55 anos

  • Estágio I - O tumor pode ser de qualquer tamanho. Pode ter se espalhado para tecidos próximos ou linfonodos próximos. Mas não se espalhou para outras partes do corpo.
  • Estágio II - O tumor é de qualquer tamanho. O câncer pode ter se espalhado para os gânglios linfáticos. Também se espalhou para outras partes do corpo, como pulmões ou ossos.

Câncer de tireoide papilar ou folicular - pacientes com 55 anos ou mais

  • Estágio I - Você só tem câncer em sua tireóide . O tumor tem 2 centímetros (mais ou menos do tamanho de uma moeda) ou menos e não se espalhou.
  • Estágio II - Você só tem câncer em sua tireóide. O tumor é de qualquer tamanho, mas não está em nenhum outro lugar do seu corpo.
  • Estágio III – O tumor é de qualquer tamanho e se espalhou para os tecidos próximos à tireoide, ou é menor e atingiu os gânglios linfáticos próximos.

Câncer de tireoide papilar e folicular, estágio IV

Se você está no estágio IV, significa que o câncer se espalhou. Seu médico atribui as letras “A”, “B” e “C” para mostrar a distância.

  • Estágio IVA - O câncer se espalhou além da tireóide. Agora está sob sua pele, ou afeta sua laringe, esôfago ou traqueia . Um tumor menor em linfonodos mais distantes também é considerado estágio IVA.
  • Estágio IVB – O tumor cresceu em direção à sua coluna ou em grandes vasos sanguíneos próximos , como as artérias carótidas Estes transportam sangue para o cérebro , rosto e pescoço. Também pode ter se espalhado para os gânglios linfáticos.
  • Estágio IVC - O câncer se espalhou além da tireóide e para locais distantes do corpo. Pode estar em seus pulmões, ossos e gânglios linfáticos.

Câncer Medular de Tireóide

As seguintes coisas se aplicam a todos que têm esse tipo de câncer, independentemente da idade.

  • Estágio I -  O tumor tem 2 centímetros ou menos. É apenas na sua tireóide.
  • Estágio II -  É maior que 2 centímetros e encontrado apenas em sua tireóide. Ou é de qualquer tamanho, mas se espalhou para os tecidos além da tireoide. Não se espalhou para os gânglios linfáticos.
  • Estágio III -  Pode ser menor ou maior que 2 centímetros e também pode estar nos tecidos além da tireóide. O câncer está agora nos gânglios linfáticos perto de sua caixa de voz e traqueia.
  • Estágio IV –  Assim como o câncer de tireoide folicular e papilar, o estágio IV significa que o câncer se espalhou para locais distantes em seu corpo, e as letras “A”, “B” e “C” indicam para onde ele foi.

Câncer de tireóide anaplásico

Este é um tipo de câncer de tireóide de rápido crescimento. Por esse motivo, é descrito apenas como estágio IVA, IVB ou IVC. No momento em que seu médico o encontra, ele já pode ter se espalhado para o pescoço. Veja o que cada estágio significa:

  • Estágio IVA - O câncer está em sua tireóide. Pode ter se espalhado para os linfonodos próximos.
  • Estágio IV - Ele se espalhou além da sua tireóide. Pode estar em seus gânglios linfáticos.
  • Estágio IVC - Ele se espalhou para outras áreas do seu corpo, como pulmões e ossos. Também pode estar em seus gânglios linfáticos.

Quais são os tratamentos para o câncer de tireóide?

Existem muitas maneiras de tratar o câncer de tireóide . O tratamento que você recebe dependerá do tipo e estágio do câncerTambém depende da sua idade, saúde geral e outras coisas que são exclusivas para você.

Cirurgia

A cirurgia é o método mais utilizado para se livrar do câncer de tireóide. Se toda a glândula tireóide for removida, chama-se tireoidectomia. Se parte de sua glândula tireóide for removida, o procedimento é chamado de lobectomia.

Sua cirurgia também pode incluir a remoção de linfonodos na área do pescoço e tecido ao redor da glândula tireóideVai depender do tamanho e localização do tumor.

Ablação com Iodo Radioativo

A glândula tireóide e a maioria dos cânceres de tireóide absorvem iodo. A ablação com iodo radioativo (RAI) é usada para destruir qualquer tecido da tireoide que resta após uma tireoidectomia. O iodo vai para o tecido da tireóide e a radiação o destrói. Também pode ser usado para câncer que se espalha para os linfonodos próximos, se espalha para outras partes do corpo ou retorna. O nível de radiação neste tratamento é muito maior do que o usado em uma varredura com radioiodo.

Você pode ter uma dieta especial com baixo teor de iodo por 1 ou 2 semanas antes de receber o tratamento. Se você toma pílulas de hormônio da tireóide, pode ter que parar de tomá-las por um tempo.

Terapia Hormonal da Tireóide

Se toda a sua glândula tireóide foi removida, você tomará pílulas de hormônio da tireóide. As pílulas também ajudam a impedir o crescimento e o retorno das células cancerígenas restantes. Eles fazem isso diminuindo o nível de hormônio estimulante da tireóide (TSH). O TSH é produzido pela glândula pituitária. Ele diz à sua glândula tireóide para produzir hormônios da tireóide. Mas também estimula o crescimento do câncer.

Outros tratamentos

Esses tratamentos são usados ​​principalmente para cânceres de tireoide menos comuns ou mais avançados:

A radiação de feixe externo, ou terapia de raios-X , usa radiação para destruir as células cancerígenas. É entregue com muito cuidado para proteger o resto do seu corpo o máximo possível. Você receberá radioterapia ao longo de várias semanas.

Quimioterapia , ou quimio, significa usar produtos químicos para o tratamento. Para o câncer, os medicamentos atacam e matam células de crescimento rápido, como as células cancerígenas. Você pode receber pílulas, injeções ou quimioterapia intravenosa (IV). Tem efeitos colaterais, mas seu médico irá ajudá-lo a gerenciá-los.

A terapia direcionada é um tratamento mais recente que visa apenas certas partes das células cancerígenas, para retardar ou interromper o crescimento. Isto é normalmente tomado em forma de pílula. Normalmente, há menos efeitos colaterais do que com a quimioterapia.

Decidindo sobre o tratamento

Se você receber um diagnóstico de câncer de tireoide, seu médico o ajudará a descobrir o melhor tratamento. Eles explicarão os benefícios e falarão sobre os riscos.

Remoção da tireóide devido ao câncer

Se você tem câncer de tireoide , pode estar enfrentando uma cirurgia. É o tratamento mais comum e geralmente tem muito sucesso.

Sua cirurgia dependerá do tipo de câncer de tireoide que você tem.

tireoidectomia é quando toda ou parte da glândula tireoide é removida.

Uma lobectomia é quando um dos dois lobos da sua tireoide é removido.

Se o câncer se espalhou, os gânglios linfáticos na área do pescoço também podem ser removidos.

O tecido ao redor da glândula tireoide também pode ser removido, dependendo do tamanho e da localização do tumor.

Antes da cirurgia

Antes da cirurgia, você terá exames laboratoriais e de imagem. Eles ajudam o médico a saber o máximo possível sobre o câncer . Você pode ter outros exames ou testes para verificar sua saúde geral.

Você receberá instruções sobre o que comer e beber e quais medicamentos tomar no dia anterior à sua operação.

Durante a cirurgia

Você provavelmente terá anestesia geral durante a cirurgia. Isso significa que você vai dormir durante a coisa toda.

O médico pode fazer uma ou mais incisões (cortes) no pescoço, mas isso dependerá do tipo de cirurgia que você fizer.

Depois da cirurgia

A cirurgia de tireóide geralmente ocorre sem problemas. Você terá dor na região do pescoço, mas os remédios ajudarão. Você também pode ter uma voz rouca ou dor de garganta por alguns dias. Pode haver um dreno no local da incisão. Ajuda na cicatrização e mais tarde será removido.

Você vai passar a noite no hospital ou ir para casa no dia da cirurgia. Novamente, depende de que tipo de operação você tem e bem que você faz. Você receberá instruções sobre como cuidar de si mesmo após a operação e quando consultar seu médico para acompanhamento. Outros tratamentos de câncer podem começar logo após a operação.

Se toda a glândula tireoide for removida, seu médico provavelmente prescreverá um medicamento de reposição de hormônios tireoidianos para substituir os hormônios tireoidianos. Você pode precisar deste medicamento para o resto de sua vida, e o médico provavelmente terá que fazer algumas mudanças ao longo do caminho para garantir que você receba a quantidade certa.

Se apenas parte da sua tireoide foi removida, você pode não precisar do medicamento de reposição do hormônio da tireoide.

Como lidar com os efeitos colaterais do tratamento do câncer de tireóide

O câncer de tireóide é bastante raro. E graças a tratamentos muito bons, pode ser curado na maioria das vezes.

O tipo de tratamento que você recebe depende do tipo de câncer de tireoide que você tem e se ele se espalhou. A maioria das pessoas é tratada apenas com cirurgia ou com uma combinação de cirurgia e iodo radioativo.

Se você tiver efeitos colaterais do tratamento, existem maneiras de gerenciá-los que o ajudarão a se sentir melhor.

Depois da cirurgia

A cirurgia da tireóide envolve a remoção de parte ou de toda a glândula (tireoidectomia). Em alguns casos, os gânglios linfáticos também podem precisar ser removidos.

Não é incomum sentir-se cansado ou dolorido por alguns dias após a cirurgia. Mas os medicamentos para a dor prescritos pelo seu médico podem ajudar.

Você pode ter algumas dores no pescoço e ombros após a cirurgia.

Isso geralmente desaparece em algumas semanas. Enquanto isso, seu médico pode aconselhá-lo sobre exercícios para ajudar a aliviar qualquer rigidez. Algumas pesquisas mostram que os exercícios de alongamento são muito úteis e até reduzem a necessidade de analgésicos.

Descansar o suficiente, comer bem, beber líquidos e caminhar também ajudará muito na sua recuperação.

Você poderá comer e beber normalmente após o procedimento. A maioria das pessoas que tem a tireoide removida fica no hospital cerca de 24 horas.

Quando você vai para casa, geralmente pode retornar à atividade normal dentro de 10 dias ou mais.

Reposição de Hormônio da Tireóide


Como a cirurgia de câncer de tireoide remove o câncer, ela também afeta a maneira como a tireoide fará seu trabalho de produzir o hormônio da tireoide . Se toda a sua tireoide foi removida, você precisará de medicamentos para substituir o hormônio natural da tireoide.
A maioria se dá muito bem com a terapia hormonal da tireóide . Mas a chave é encontrar a dosagem certa para você em todas as fases de sua vida. O excesso pode causar cãibras ou batimentos cardíacos acelerados e sentir calor ou suor. Com muito pouco, você pode sentir frio e desgastado. O seu médico irá ajustar a dosagem com base nos resultados das análises ao sangue. Certifique-se de conversar com seu médico sobre como você se sente para que quaisquer alterações no seu tratamento possam ser feitas.

Tratamento com iodo radioativo

A cirurgia geralmente elimina o câncer de tireoide. Mas, dependendo do tipo de câncer de tireoide que você tem, ou se ele se espalhou, seu médico também pode sugerir que você faça tratamento com iodo radioativo.

Isso é feito para se livrar de todas as células cancerígenas que não foram capturadas durante a cirurgia e para ajudar a impedir que o câncer volte.

Algumas pessoas experimentam efeitos colaterais do tratamento, mas esses problemas geralmente duram pouco tempo.

  • Se você tiver sensibilidade no pescoço, analgésicos de venda livre geralmente ajudam.
  • Problemas dentários como boca seca também podem ser um efeito colateral. Existem sprays e géis que ajudam com isso. A boca seca também pode causar cáries, por isso certifique-se de escovar e usar fio dental regularmente e visite seu dentista se tiver.
  • Se sua boca estiver sensível, evite cremes dentais e enxaguantes bucais ásperos (do tipo que clareia os dentes ou contém álcool, por exemplo). Mude para algo mais suave ou até mesmo faça o seu próprio. Por exemplo, misture um pouco de bicarbonato de sódio na água para um enxaguatório bucal.
  • Suas glândulas salivares podem inchar e doer. Pode durar apenas alguns minutos, ou pode ser mais longo, e pode acontecer mais de uma vez. Você pode massagear suavemente a área, mas se isso não ajudar, seu médico pode encaminhá-lo a um especialista para obter ajuda.
  • Seus olhos podem não produzir tantas lágrimas. Pode ajudar se você usar seus óculos em vez de lentes de contato por alguns dias após cada tratamento.

Grupos de apoio

A maioria das pessoas se recupera bem do tratamento do câncer de tireoide . Mas durante o tratamento, você pode querer considerar um grupo de apoio ao câncer.

Mesmo com muita ajuda de familiares e amigos, você pode querer verificar grupos de apoio em sua área. Uma das principais razões pelas quais as pessoas aderem é estar com outras que enfrentam o mesmo tipo de câncer.

Algumas pesquisas mostram que os grupos de apoio ao câncer não apenas ajudam você a se sentir mais esperançoso, mas também ajudam a lidar melhor com os efeitos colaterais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem