Na hipertensão estágio 1, também conhecida como pré-hipertensão, a leitura sistólica (número superior) é 120 mmHg-139 mmHg, ou a leitura diastólica (número inferior) é 80 mmHg-89 mmHg.
A pré-hipertensão é um sinal de alerta de que você pode ter pressão alta no futuro. A pressão arterial elevada aumenta o risco de ataque cardíaco , acidente vascular cerebral , doença cardíaca coronária , insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Não há cura para a hipertensão , mas há tratamento com dieta , hábitos de vida e medicamentos .
Sabemos que a partir de 115/75 mmHg, o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral dobra para cada salto de 20 pontos na pressão arterial sistólica ou a cada aumento de 10 pontos na pressão arterial diastólica para adultos de 40 a 70 anos.
Quem está em risco de pré-hipertensão?
Quase metade de todos os adultos com mais de 18 anos tem pré-hipertensão ou hipertensão , medida pela média de duas ou mais leituras em duas ou mais consultas médicas.
De acordo com a American Heart Association, 59 milhões de pessoas nos EUA têm pré-hipertensão.
Pessoas com pré-hipertensão podem ter um risco maior de outros fatores de risco de doenças cardiovasculares (DCV). Esses fatores de risco - como colesterol alto , obesidade e diabetes - são mais observados em pessoas com pré-hipertensão do que naquelas com pressão arterial normal.
A pré-hipertensão é um resultado do envelhecimento?
Você pode se perguntar se a pressão alta acontece com o envelhecimento, mas os especialistas dizem que não.
Algumas populações em todo o mundo têm aumento mínimo da pressão arterial com o envelhecimento. Em algumas partes do México, Pacífico Sul e outras partes do mundo, as pessoas consomem muito pouco sal. Nessas áreas, o aumento da pressão arterial relacionado à idade é pequeno em comparação com os EUA
Existe tratamento para pré-hipertensão?
A pré-hipertensão é um sinal de alerta. Isso significa que você está em maior risco de pressão alta. Dependendo da sua pressão arterial e dos fatores de risco para doenças cardíacas , talvez você precise apenas fazer alguns ajustes no estilo de vida. Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a gerenciar a pré-hipertensão:
- Perca peso se estiver acima do peso . Estar acima do peso aumenta o risco de pressão alta . No entanto, perder peso pode diminuir a pressão arterial elevada. Estudos mostram que a perda de peso modesta pode prevenir a hipertensão em 20% em pessoas com sobrepeso e pré-hipertensão.
- Exercite -se regularmente. O exercício ajuda a perder peso. O exercício também ajuda a baixar a pressão arterial.
- Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais, peixes e laticínios com baixo teor de gordura . Estudos mostram que a pressão alta pode ser reduzida e prevenida com a dieta DASH . Esta dieta [TM1] é pobre em sódio e rica em potássio , magnésio , cálcio , proteína e fibra.
- Reduza o sal/sódio na dieta. Uma dieta rica em sódio (sal) pode aumentar a pressão arterial. Uma dieta com baixo teor de sódio pode reduzir a pressão alta – ou evitá-la. Apontar para menos de 2.300 miligramas de sódio por dia (cerca de 1 colher de chá de sal de mesa).
- Coma alimentos com baixo teor de gordura saturada e trans e colesterol. Dietas ricas em gordura saturada (carnes e laticínios com alto teor de gordura), gordura trans (algumas margarinas, salgadinhos e doces) e colesterol (carnes de órgãos, laticínios com alto teor de gordura e gema de ovo) podem levar à obesidade, doenças cardíacas e câncer .
- Coma uma dieta baseada em vegetais ou vegetariana . Adicione alimentos de soja ricos em proteínas à sua dieta. Aumente as porções de frutas e vegetais adicionando uma porção de cada vez. Você pode adicionar uma porção de frutas na hora do almoço. Em seguida, adicione uma porção de legumes no jantar.
- Beba apenas com moderação. Beber álcool em excesso pode aumentar a pressão arterial. Limite o consumo de bebidas a não mais do que dois drinques por dia para homens e um drinque por dia para mulheres.