QUANTO TEMPO DURA A MENOPAUSA?
Alguns sintomas da menopausa, como ondas de calor (uma sensação repentina de calor na parte superior do corpo) geralmente duram de um a dois anos. No entanto, eles podem continuar por 10 anos ou mais.
A menopausa é a fase normal na vida de uma mulher que começa desde seu último período menstrual até pelo menos um ano sem ciclos menstruais. Os períodos menstruais param permanentemente e ela não pode mais conceber. Para dizer que uma mulher chegou à menopausa, seus períodos não devem ter ocorrido por pelo menos 12 meses após sua última menstruação.
A menopausa pode acontecer a qualquer momento entre 45 e 55 anos de idade. A idade média para a menopausa nos Estados Unidos é de 52 anos.
A transição (ou tempo) do início dos períodos menstruais irregulares até o último período menstrual é conhecida como perimenopausa e o tempo após a menopausa é denominado pós- menopausa . A perimenopausa geralmente começa em meados dos anos 40 e pode durar entre um e quatro anos antes da menopausa. As mulheres que passaram pela menopausa são chamadas de mulheres na pós -menopausa .
A menopausa que às vezes ocorre precocemente é conhecida como menopausa prematura . Isso acontece após a remoção cirúrgica dos ovários ( ooforectomia ) ou do útero ( histerectomia ). Também pode ser devido a um distúrbio autoimune , no qual o sistema imunológico do corpo ataca as próprias células do corpo.
O que acontece durante a menopausa?
Quando a mulher chega aos 40 anos, seu corpo começa a produzir baixos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona . A diminuição dos níveis desses hormônios dá origem a mudanças fisiológicas e emocionais em seu corpo durante a menopausa. O risco de uma mulher de algumas condições de saúde , como problemas cardíacos e diabetes , também aumenta.
Em algumas mulheres, os sintomas da menopausa podem começar imediatamente ou aumentar lentamente ao longo do tempo. Alguns dos sintomas que acontecem durante a transição para a menopausa incluem
- Períodos irregulares
- Os seios ficam macios
- Períodos que são mais curtos ou mais longos do que eram antes
- Períodos mais pesados ou mais leves do que antes
- Ondas de calor/rubores
- Comichão e ardor vaginal (devido à secura vaginal)
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor ou irritabilidade
- Esquecimento
- Incontinência urinária (dificuldade em segurar a urina quando o desejo vem)
- Dor durante o sexo
- Perda de interesse em sexo
Como a menopausa é diagnosticada?
O médico geralmente diagnostica a menopausa depois de obter o histórico menstrual da paciente , que inclui intervalos entre duas menstruações, a quantidade de fluxo sanguíneo durante as menstruações e o tempo decorrido desde a última menstruação.
Um exame de sangue que mede os níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) também pode ajudar o médico a determinar o diagnóstico de menopausa. No entanto, para muitas mulheres, um exame de sangue não é necessário. Na maioria das vezes, seu histórico menstrual é suficiente para diagnosticar a menopausa. Como lidar com a menopausa?
Como lidar com a menopausa?
Encontre o médico e discuta os sintomas que estão ocorrendo.
Padrões de alimentação saudável e atividade física podem ajudar com muitos sintomas da menopausa, como ganho de peso e alterações de humor.
Suplementos de ervas , como leite de soja e trevo vermelho , podem ajudar com alguns sintomas da menopausa. Estes contêm um composto semelhante ao estrogênio. No entanto, deve-se discutir com seu médico antes de iniciar qualquer suplemento de ervas . Estes devem ser evitados em mulheres que fazem terapia de reposição hormonal .
Tratamentos hormonais e não hormonais podem ajudar com alguns sintomas. As mulheres precisam discutir possíveis tratamentos com seus médicos.