Sinais de câncer de sangue e como é diagnosticado

 Vários tipos de câncer atacam as células que compõem o seu sangue. Seus sintomas geralmente aparecem lentamente, então você pode nem notá-los. E algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma.


Mas há algumas coisas a serem observadas com os tipos mais comuns de câncer de sangue.

Leucemia

As células sanguíneas são feitas dentro da medula óssea, e é aí que a leucemia começa. Isso faz com que seu corpo produza glóbulos brancos que crescem fora de controle e vivem mais do que deveriam. E, ao contrário dos glóbulos brancos normais, eles não ajudam seu corpo a combater infecções.

Existem muitas formas diferentes de leucemia. Alguns pioram rapidamente (agudos). Você provavelmente se sentirá muito doente de repente, como se estivesse gripado. Outras formas podem levar anos para causar sintomas (crônicas). Sua primeira pista pode ser resultados anormais em um exame de sangue de rotina.

A maioria dos sinais de leucemia acontece porque as células cancerosas impedem que as células sanguíneas saudáveis ​​cresçam e funcionem normalmente.

Anemia: é quando seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes ou os que você tem não fazem bem seu trabalho. Os sinais disso incluem:

  • Sentindo-se cansado e fraco
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Pele pálida
  • Dor no peito

Coagulação deficiente: as plaquetas são as células que fazem o seu sangue coagular. Quando seu corpo não produz o suficiente, pequenos cortes podem sangrar mais do que o normal, ou você pode ter o nariz sangrando com frequência. Você também pode ter:

  • Contusões incomuns
  • Sangramento nas gengivas
  • Pequenos pontos vermelhos em sua pele de vasos sanguíneos quebrados
  • Períodos pesados
  • Movimentos intestinais que são pretos ou listrados de vermelho.

Outros sintomas: Como seus glóbulos brancos não combatem bem a infecção, você adoecerá com mais frequência e levará mais tempo para superá-la. Você pode ter muitas febres e suores noturnos.

  • As células cancerosas podem se acumular em seus gânglios linfáticos, amígdalas, fígado e baço e fazê-los inchar.
  • Você pode sentir caroços no pescoço ou na axila, ou pode se sentir cheio depois de comer apenas uma pequena quantidade.
  • Você pode perder muito peso sem tentar.
  • O crescimento de células cancerosas na medula óssea às vezes causa dor óssea.

Linfoma

Seu sistema linfático transporta glóbulos brancos que combatem infecções chamados linfócitos por todo o corpo e ajuda a se livrar dos resíduos. O linfoma faz com que seu corpo produza linfócitos que crescem fora de controle e dificultam o combate à infecção.

Linfonodos inchados são o principal sinal de linfoma. Você pode notar um caroço no pescoço, axila ou virilha. Os gânglios linfáticos mais dentro do corpo podem pressionar seus órgãos e causar tosse, falta de ar ou dor no peito, barriga ou ossos. Seu baço pode ficar maior, fazendo você se sentir cheio ou inchado. Os nódulos inchados geralmente não são dolorosos, mas podem doer quando você bebe álcool.

Alguns outros sinais comuns de linfoma são:

  • Febre
  • Suor noturno
  • Sentindo-se cansado
  • Perda de peso inexplicável
  • Comichão na pele

Mieloma múltiplo

A célula plasmática é outro tipo de célula de combate a doenças em sua corrente sanguínea. O mieloma múltiplo faz com que sua medula óssea produza células plasmáticas que crescem fora de controle e impedem que seu corpo produza células sanguíneas saudáveis ​​suficientes. Eles também liberam substâncias químicas no sangue que podem prejudicar seus órgãos e tecidos.

Algumas formas pioram mais rápido do que outras, mas os sintomas geralmente não aparecem até que você os tenha por um tempo.  

Dor óssea: O sinal mais comum de mieloma múltiplo é uma dor grave e duradoura, geralmente nas costas ou nas costelas. As células cancerosas liberam um produto químico que interrompe o crescimento normal e o processo de cicatrização em seus ossos. Eles ficam finos e fracos e podem quebrar facilmente.

Danos nos ossos da coluna podem pressionar os nervos e causar dor ou fraqueza nas pernas, formigamento nos braços e perda do controle do intestino ou da bexiga.

Hipercalcemia: O mieloma múltiplo causa altos níveis de cálcio no sangue. Isso pode levar a:

  • Náusea e dor de estômago
  • Sede excessiva e micção
  • Prisão de ventre
  • Perda de apetite
  • Fraqueza
  • Confusão

O excesso de cálcio no sangue também pode prejudicar os rins. Certas proteínas produzidas pelas células cancerígenas também podem. Os sinais incluem tornozelos inchados, falta de ar e coceira na pele.

Outros sintomas do mieloma múltiplo: As proteínas que as células cancerígenas liberam podem danificar seus nervos, o que pode causar fraqueza, dormência e dor nos braços e pernas. As células do mieloma múltiplo também expulsam as células saudáveis ​​do sangue. Isso pode causar problemas de sangramento e torná-lo anêmico e mais propenso a contrair infecções.

Como os cânceres de sangue são diagnosticados?

Se o seu médico achar que você pode ter câncer no sangue, testes específicos podem ajudá-lo a descobrir com certeza. Você pode precisar ter mais de um para saber o que está acontecendo.

Exames de sangue

Uma enfermeira ou técnico coletará um pouco de sangue de uma veia do braço perto do cotovelo. Sua equipe médica pode usar a amostra para:

  • Hemograma completo (CBC): Este teste comum mede os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e outras coisas que compõem seu sangue. Se o teste encontrar muitos ou poucos deles, isso pode ser um sinal de um problema.
  • Esfregaço de sangue: Se o hemograma completo não fornecer resultados claros ou o seu médico achar que seu corpo não está produzindo células sanguíneas da maneira que deveria, ele pode recomendar este teste. Ele informa se as células do sangue parecem normais e se você tem o número certo delas.
  • Química do sangue: mede o açúcar no sangue, colesterol, proteínas, eletrólitos e outras coisas no sangue. Isso informa ao seu médico sobre sua saúde geral e pode sinalizar alguns problemas.
  • Diferencial de glóbulos brancos : mede os diferentes tipos de glóbulos brancos no sangue. Os resultados ajudam a mostrar quão bem seu corpo pode combater infecções. Eles também podem mostrar sinais de alguns tipos de câncer no sangue, como leucemia, e dizer o quão avançado eles estão. Isso geralmente é feito como parte de um hemograma completo de rotina.
  • FISH (hibridização in situ de fluorescência): Isso se concentra em células cancerígenas do sangue. Ele diz se o projeto genético que orienta seu crescimento está mudando. Os resultados ajudarão seu médico a lhe dar o tratamento certo.
  • Citometria de fluxo: Se o seu sangue tem muitos glóbulos brancos, isso pode dizer se o câncer é o motivo disso. O teste mede o número de células brancas e observa seu tamanho, forma e outras características. Pode ser feito no sangue ou na medula óssea.
  • Imunofenotipagem: Isso pode dizer a diferença entre os tipos de células cancerígenas. Isso pode ajudar seu médico a descobrir o melhor tratamento para você.
  • Teste de cariótipo: procura alterações no tamanho, forma, número ou arranjo dos cromossomos nas células do sangue ou da medula óssea. Pode ajudar seu médico a planejar seu tratamento.
  • Reação em cadeia da polimerase: Isso pode detectar marcadores de câncer. Ele pode detectar coisas que outros testes não detectam e informar ao seu médico o quão bem o seu tratamento está funcionando.

Testes de Medula Óssea

Seus ossos são duros por fora, mas são mais como uma esponja no meio. Essa parte é chamada de medula, e é onde são feitos os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos.

Seu médico pode precisar descobrir se uma doença está atacando sua medula óssea. Algumas doenças aparecem lá antes de aparecerem no seu sangue.

O seu médico provavelmente irá retirar uma pequena quantidade de medula do seu quadril. Primeiro, sua equipe médica irá anestesiar a área. Eles também podem lhe dar remédios para deixá-lo sonolento.

Então seu médico provavelmente fará duas coisas:

  • Aspiração da medula óssea: eles usarão uma agulha oca para retirar um pouco do fluido dentro da medula óssea.
  • Biópsia da medula óssea: eles usarão uma agulha um pouco maior para retirar um pedaço da parte sólida da medula.

Geralmente leva cerca de 30 minutos. Você pode tê-lo feito em um hospital, clínica ou consultório médico.

As amostras irão para um laboratório, onde os técnicos descobrirão se sua medula óssea está produzindo células sanguíneas saudáveis ​​o suficiente. Eles também procurarão células incomuns. Esses resultados podem ajudar seu médico:

  • Confirmar ou descartar certas doenças
  • Descobrir o quão avançada é uma doença
  • Veja se o tratamento está funcionando

Biópsia de linfonodo

O câncer de sangue pode afetar parte do seu sistema imunológico chamado sistema linfático. Ele corre por todo o corpo e inclui as amígdalas e o baço, juntamente com os gânglios linfáticos que são do tamanho de um feijão. Seu corpo tem centenas deles e eles têm glóbulos brancos para ajudar a combater infecções e doenças.

Sua equipe médica pode querer remover parte ou todo um nódulo para procurar câncer. Os médicos chamam isso de biópsia de linfonodo.

A equipe cirúrgica o levará a uma sala de cirurgia em um hospital ou em um ambulatório. Eles vão deixar a área entorpecida ao redor de onde vão tirar o nó, mas provavelmente não vão colocar você para dormir.

Seu médico fará um pequeno corte e retirará o nó, depois fechará o local com pontos. Não deve deixar cicatriz.

Quando sua equipe médica estuda o linfonodo, eles podem procurar tumores cancerígenos, massas que não são cancerígenas ou infecções. Isso pode dizer a eles se você tem linfoma, um tipo de câncer que ataca o sistema linfático.

Testes de imagem

Esses testes indolores permitem que seu médico veja dentro de você. Eles podem mostrar tumores ou outras condições.

  • Radiografias de tórax: podem ajudar seu médico a detectar um tumor, uma infecção ou um grande linfonodo.
  • Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada): Seu médico usará uma máquina que tira raios-X de diferentes ângulos. Eles vão juntar essas imagens para fazer uma imagem mais completa. Isso pode mostrar grandes linfonodos e outras anormalidades de órgãos, ou ajudar seu médico a ver se o câncer retornou após o tratamento. Para fazer o teste, você se deita em uma mesa de exame e o scanner gira ao seu redor. Geralmente leva de 10 a 30 minutos.
  • Varredura de MRI (ressonância magnética): Isso usa poderosas ondas magnéticas e de rádio para fazer imagens detalhadas de seus órgãos, vasos sanguíneos ou ossos. Pode ajudar seu médico a detectar tumores ou procurar alterações em seus ossos que sinalizem um tipo de câncer no sangue chamado mieloma. Você vai deitar em uma mesa que o desliza para dentro de uma máquina que é como um pequeno túnel. Se entrar em um espaço apertado o deixa ansioso, a equipe médica pode lhe dar remédios para relaxar. O exame leva de 15 a 45 minutos.
  • Varredura PET (tomografia por emissão de pósitrons): Isso usa uma forma radioativa de açúcar para mostrar seu metabolismo no trabalho. Ele pode informar o seu médico se você tem linfoma ou outros tipos de câncer. Quando você fizer o teste, o técnico lhe dará uma injeção que contém o açúcar. Você se deitará em uma mesa de exame e ela o deslizará para dentro do scanner. Se pequenos espaços o estressam, a equipe pode lhe dar remédios para relaxar. Demora cerca de 45 minutos.

Punção lombar

Este teste analisa uma amostra do fluido ao redor do cérebro e da medula espinhal. Ele pode informar ao seu médico se o fluido tem células cancerígenas no sangue. Você pode ouvir este teste chamado de punção lombar.

Você se deitará de lado e sua equipe médica fará parte de suas costas dormentes. Em seguida, seu médico usará uma agulha para retirar um pouco de fluido entre os ossos da coluna. Eles colocarão um curativo em suas costas e a amostra de fluido irá para o laboratório.

Teste de urina

Isso mede proteínas, células sanguíneas e outras substâncias na urina. Os produtos químicos no sangue geralmente acabam na urina depois que os rins os filtram.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem