Uma visão geral dos canais radiculares

 A terapia do canal radicular é um tratamento usado para reparar e salvar um dente que está muito cariado ou infectado.

A terapia do canal radicular é realizada quando a polpa que é composta de nervos e vasos sanguíneos no dente fica infectada ou danificada. Durante a terapia do canal radicular, a polpa é removida e o interior do dente é limpo e selado.

As pessoas temem os canais radiculares porque assumem que são dolorosos. Na verdade, a maioria das pessoas relata que o procedimento em si não é mais doloroso do que colocar um preenchimento. O desconforto vivenciado no período que antecede a procura por atendimento odontológico é realmente doloroso, não o procedimento em si.

O que é polpa dentária?

A polpa ou câmara pulpar é a área macia no centro do dente e contém o nervo, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. O nervo do dente está na "raiz" ou "pernas" do dente. Os canais radiculares viajam da ponta da raiz do dente para a câmara pulpar.

O nervo de um dente não é de vital importância para a saúde e função de um dente depois que o dente emergiu através das gengivas. Sua única função é sensorial - proporcionar a sensação de calor ou frio. A presença ou ausência de um nervo não afetará o funcionamento diário do dente. No entanto, após o tratamento o dente fica menos viável e mais suscetível à fratura.

Por que a polpa precisa ser removida?

Quando a polpa é danificada, ela se decompõe e as bactérias começam a se multiplicar dentro da câmara pulpar. As bactérias e outros restos pulpares moribundos podem causar uma infecção ou abscesso no dente . Um abscesso é uma bolsa cheia de pus que se forma no final da raiz de um dente. Além de um abscesso, uma infecção no canal radicular de um dente pode causar:

  1. Inchaço que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça
  2. Perda óssea ao redor da ponta da raiz
  3. Problemas de drenagem que se estendem para fora da raiz. Um buraco pode ocorrer pela lateral do dente, com drenagem para as gengivas ou pela bochecha na pele .

O que danifica a polpa de um dente em primeiro lugar?

A polpa de um dente pode ficar irritada, inflamada e infectada devido a cáries profundas, procedimentos dentários repetidos em um dente, grandes obturações, uma rachadura ou lasca no dente ou trauma no rosto.

Quais são os sinais de que a terapia de canal radicular é necessária?

Os sinais de que você pode precisar de terapia de canal incluem:

  1. Dor de dente intensa ao mastigar ou aplicar pressão
  2. Sensibilidade prolongada (dor) a temperaturas quentes ou frias (após o calor ou frio ter sido removido)
  3. Descoloração (escurecimento) do dente
  4. Inchaço e sensibilidade nas gengivas próximas
  5. Uma espinha persistente ou recorrente nas gengivas

Às vezes, nenhum sintoma está presente.

O procedimento de terapia de canal radicular

A terapia do canal radicular requer uma ou mais visitas ao consultório e pode ser realizada por um dentista ou endodontista. Um endodontista é um dentista especializado nas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões da polpa dentária dos dentes. A escolha de qual tipo de dentista usar depende até certo ponto da dificuldade do procedimento de canal radicular necessário em seu dente em particular e do nível de conforto do dentista geral em trabalhar em seu dente. Seu dentista discutirá quem pode ser mais adequado para realizar o trabalho em seu caso particular.

O primeiro passo no procedimento é tirar um raio-X para ver a forma dos canais radiculares e determinar se há algum sinal de infecção no osso circundante. Seu dentista ou endodontista usará anestesia local para anestesiar a área próxima ao dente. Na verdade, a anestesia pode não ser necessária, pois o nervo está morto, mas a maioria dos dentistas ainda anestesia a área para deixar o paciente mais relaxado e à vontade.

Em seguida, para manter a área seca e livre de saliva durante o tratamento, seu dentista colocará um dique de borracha (uma folha de borracha) ao redor do dente.

Um orifício de acesso será então perfurado no dente. A polpa, juntamente com bactérias e detritos relacionados, é removida do dente. O processo de limpeza é realizado usando limas de canal radicular. Uma série dessas limas de diâmetro crescente é posteriormente colocada no orifício de acesso e trabalhada em todo o comprimento do dente para raspar e esfregar as laterais dos canais radiculares. Água ou hipoclorito de sódio é usado periodicamente para lavar os detritos.

Uma vez que o dente é completamente limpo, ele precisa ser selado. Alguns dentistas gostam de esperar uma semana antes de selar o dente. Por exemplo, se houver uma infecção, seu dentista pode colocar um medicamento dentro do dente para limpá-lo. Outros podem optar por selar o dente no mesmo dia em que é limpo. Se a terapia do canal radicular não for concluída no mesmo dia, um preenchimento temporário é colocado no orifício externo do dente para manter os contaminantes afastados entre as consultas.

Na próxima consulta, para preencher o interior do dente, uma pasta seladora e um composto de borracha chamado guta-percha são colocados no canal radicular do dente. Para preencher o orifício de acesso exterior criado no início do tratamento, é colocado um enchimento.

A etapa final pode envolver a restauração adicional do dente. Como um dente que precisa de tratamento de canal muitas vezes é aquele que tem uma grande obturação ou cárie extensa ou outra fraqueza, uma coroa, coroa e pino ou outra restauração geralmente precisam ser colocadas no dente para protegê-lo, evitar que ele se quebre, e restaurá-lo para a função completa. Seu dentista discutirá a necessidade de qualquer trabalho odontológico adicional com você.

O que se deve esperar após a terapia do canal radicular?

A terapia do canal radicular deve aliviar a dor que você sente. Até que o procedimento do canal radicular esteja completamente concluído - ou seja, o preenchimento permanente esteja no lugar e uma coroa, se necessário, esteja no lugar - é aconselhável minimizar a mastigação do dente em reparo. Esta etapa ajudará a evitar a recontaminação do interior do dente e também pode evitar que um dente frágil se quebre antes que o dente possa ser totalmente restaurado.

Nos primeiros dias após a conclusão do tratamento, o dente pode ficar sensível devido à inflamação natural do tecido, especialmente se houver dor ou infecção antes do procedimento. Essa sensibilidade ou desconforto geralmente pode ser controlado com analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ( Advil , Motrin ) ou naproxeno ( Aleve ). A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte.

No que diz respeito aos cuidados com a saúde bucal , escove e use fio dental como faria regularmente e consulte seu dentista em intervalos regulares. Como a etapa final da terapia do canal radicular é a aplicação de uma restauração, como uma coroa ou uma obturação, não será óbvio para os espectadores que um canal radicular foi realizado.

O tratamento do canal radicular é altamente bem-sucedido; o procedimento tem uma taxa de sucesso de mais de 95%. Muitos dentes fixados com terapia de canal radicular podem durar a vida toda.

Complicações da Terapia do Canal Radicular

Apesar dos melhores esforços do seu dentista para limpar e selar um dente, novas infecções podem surgir. Entre as prováveis ​​razões para isso incluem:

  1. Mais do que o número normalmente previsto de canais radiculares em um dente (deixando um deles sujo)
  2. Uma rachadura não detectada na raiz de um dente
  3. Uma restauração dentária defeituosa ou inadequada que permitiu que as bactérias passassem pela restauração para os aspectos internos do dente e recontaminassem a área
  4. Uma quebra do material de vedação interno ao longo do tempo, permitindo que as bactérias recontaminem os aspectos internos do dente

Às vezes, o re-tratamento pode ser bem sucedido. Outras vezes, a cirurgia endodôntica deve ser tentada para salvar o dente. O procedimento cirúrgico endodôntico mais comum é a apicectomia, ou ressecção radicular. Este procedimento alivia a inflamação ou infecção na área óssea ao redor da extremidade do dente. Neste procedimento, o tecido gengival é aberto, o tecido infectado é removido e, às vezes, a extremidade da raiz é removida. Um pequeno enchimento pode ser colocado para selar o canal radicular.

Custo da terapia do canal radicular

O custo varia de acordo com a gravidade do problema e qual dente é afetado. Muitas apólices de seguro odontológico cobrem o tratamento endodôntico. Uma estimativa aproximada para o tratamento do canal radicular em si (sem incluir uma restauração dentária após o procedimento) realizado por um dentista geral pode variar de US $ 500 a US $ 1.000 para um incisivo e US $ 800 a US $ 1.500 para um molar. As taxas cobradas pelos endodontistas podem ser até 50% maiores.

Alternativas à terapia de canal radicular

Salvar seus dentes naturais é a melhor opção, se possível. Seus dentes naturais permitem que você coma uma grande variedade de alimentos necessários para manter uma nutrição adequada. A terapia do canal radicular é o tratamento de escolha.

A única alternativa para um procedimento de canal radicular é extrair o dente. O dente seria então substituído por uma ponte, implante ou prótese parcial removível para restaurar a função de mastigação e evitar que os dentes adjacentes se desloquem. Essas alternativas não apenas são mais caras do que um procedimento de canal radicular, mas exigem mais tempo de tratamento e procedimentos adicionais para dentes adjacentes e tecidos de suporte.

Uma vez que algumas das razões pelas quais a polpa de um dente fica inflamada e infectada são cáries profundas, procedimentos dentários repetidos em um dente e grandes obturações, seguindo boas práticas de higiene bucal (escovar duas vezes ao dia, usar fio dental e usar um antisséptico bucal pelo menos uma vez por dia , e agendar visitas regulares ao dentista) pode reduzir a necessidade de um procedimento de canal radicular. O trauma resultante de uma lesão relacionada ao esporte pode ser reduzido com o uso de um protetor bucal .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem