Benefícios da linhaça

 (Outros nomes):

Alasi, Aliviraaii, Semente de Linhaça Marrom, Linho de Semente Marrom, Linho Comum, Echter Lein, Flachs, Flachssamen, Linho, Casca de Linho, Linho Lignans, Farinha de Linho, Semente de Linho, Gemeiner Flachs, Linho Dourado, Graine de Lin, Kattan, Keten, Leinsamen, Lignanes de Lin, Lignans, Lin, Lin Commun, Lin Oléagineux, Lin Textile, Linaza, Lini Semen, Linho, Lino, Lino Comune, Lino Mazzese, Lino Usuale, Linhaça, Linhaça, Lint Bells, Linum, Linum crepitans, Linum humile, Linum usitatissimum, Malsag, Phytoestrogen, Phyto- & oelig; strogène, Saatlein, Ta Ma, Tisii, Winterlien.

O linho é uma cultura alimentar e de fibras que cresce na Europa, Ásia e Mediterrâneo. As sementes de linhaça são as sementes de linho amarelo dourado a marrom avermelhado. Essas sementes contêm fitoestrógenos, que são semelhantes ao hormônio estrogênio, além de fibras solúveis e óleo. O óleo de linhaça contém o ácido alfa-linolênico (ALA) de ácidos graxos essenciais ômega-3. A linhaça tem sido consumida como alimento ou usada como remédio desde 5000 aC.

As pessoas usam linhaça por via oral para constipação, danos no cólon devido ao uso excessivo de laxantes, diarréia, inflamação do revestimento do intestino grosso (diverticulite), síndrome do intestino irritável (SII) ou cólon irritável, feridas no revestimento do intestino grosso (ulcerativas). colite), inflamação do revestimento do estômago (gastrite) e inflamação do intestino delgado (enterite).

As pessoas também tomam linhaça por via oral usada para distúrbios do coração e vasos sanguíneos, incluindo doenças cardíacas, níveis elevados de triglicerídeos, colesterol alto, "endurecimento das artérias" (aterosclerose), pressão alta, doença arterial coronariana e síndrome metabólica.

A linhaça também é tomada por via oral para acne, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), problemas renais em pessoas com uma doença chamada lúpus eritematoso sistêmico (LES), sintomas da menopausa, dor nos seios, diabetes, obesidade e perda de peso, HIV / AIDS , depressão, malária, artrite reumatóide, dor de garganta, infecções do trato respiratório superior (URTI) e tosse, inflamação da bexiga, próstata aumentada, osteoporose e para proteger contra câncer de mama, câncer de endométrio, câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de próstata. Também é tomado por via oral para evitar problemas associados ao tratamento de hemodiálise.

A linhaça às vezes é aplicada na pele para acne, queimaduras, furúnculos, eczema, psoríase e para aliviar a inflamação.

A linhaça é usada no olho para ajudar a remover detritos do olho.

Como funciona?

A linhaça é uma boa fonte de fibra dietética e ácidos graxos ômega-3. A fibra da linhaça é encontrada principalmente no tegumento da semente. Tomado antes de uma refeição, a fibra de linhaça parece fazer as pessoas sentirem menos fome, para que possam comer menos alimentos. Os pesquisadores acreditam que essa fibra se liga ao colesterol no intestino e impede que ele seja absorvido. A linhaça também parece tornar as plaquetas, as células sanguíneas envolvidas na coagulação, menos pegajosas. No geral, os efeitos da linhaça no colesterol e na coagulação do sangue podem diminuir o risco de "endurecimento das artérias" (aterosclerose).

A linhaça às vezes é testada contra o câncer porque é decomposta pelo corpo em substâncias químicas chamadas "lignanas". As lignanas são semelhantes ao hormônio feminino estrogênio - tão semelhantes, na verdade, que competem com o estrogênio por uma parte em certas reações químicas. Como resultado, os estrogênios naturais parecem se tornar menos poderosos no corpo. Alguns pesquisadores acreditam que as lignanas podem retardar o progresso de certos tipos de câncer de mama e outros tipos de câncer que precisam de estrogênio para prosperar.

Para o lúpus eritematoso sistêmico (LES), acredita-se que a linhaça melhora a função renal, diminuindo a espessura do sangue, reduzindo os níveis de colesterol e reduzindo o inchaço.

USOS E EFICÁCIA

Possivelmente eficaz para...

  • Diabete . Pesquisas mostram que tomar 600 mg de um produto específico de linhaça (Flax Essence, Jarrow Formulas) três vezes ao dia por 3 meses reduz a hemoglobina A1C, uma medida do nível médio de açúcar no sangue, em pessoas com diabetes tipo 2. Mas essa dosagem não parece diminuir o açúcar no sangue em jejum ou os níveis de insulina. No entanto, outras pesquisas mostram que tomar 10 gramas de pó de linhaça por dia durante um mês pode reduzir o açúcar no sangue em jejum em pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, tomar 26-40 gramas de linhaça por dia durante 3 meses pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em pessoas com excesso de peso com intolerância à glicose. No entanto, tomar linhaça não parece diminuir o açúcar no sangue em jejum, os níveis de insulina ou as gorduras no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 que já está bem controlada.
  • Colesterol altoPesquisas mostram que várias preparações de linhaça, incluindo linhaça moída, linhaça parcialmente desengordurada, extrato de linhaça e pão e muffins de linhaça, parecem reduzir o colesterol total em 5% a 15% e o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "ruim") em 8 % a 18% em pessoas com níveis normais de colesterol, bem como em homens e mulheres na pré-menopausa com colesterol alto. No entanto, há algumas evidências conflitantes. Algumas pesquisas mostram que a linhaça não melhora os níveis de colesterol LDL em mulheres na pós-menopausa com colesterol normal ou alto. Também não parece diminuir o colesterol total ou o colesterol LDL em pessoas com colesterol levemente alto em comparação com seguir uma dieta para baixar o colesterol. Também tomar linhaça diariamente por 4 semanas em muffins e pães não reduz o colesterol total ou LDL em crianças com histórico familiar de colesterol alto. As diferenças na eficácia podem estar relacionadas à forma de linhaça utilizada, bem como às variações na gravidade dos níveis de colesterol nas pessoas estudadas.
  • Pressão alta . Pesquisas sugerem que tomar linhaça ou seu óleo, lignanas ou fibras pode reduzir a pressão arterial. Além disso, comer linhaça moída no pão diariamente por 6 meses parece reduzir a pressão arterial em pessoas com vasos sanguíneos estreitos e pressão alta.
  • Doença autoimune (lúpus eritematoso sistêmico, LES) . Tomar linhaça inteira ou moída por via oral parece melhorar a função renal em pessoas com LES.

Possivelmente ineficaz para...

  • Osteoporose . Pesquisas mostram que consumir 40 gramas de linhaça moída diariamente por até um ano não melhora a densidade óssea em mulheres. Achados semelhantes foram encontrados para homens e mulheres mais velhos que tomaram extrato de linhaça.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna; HBP) . Pesquisas iniciais mostram que tomar 300 a 600 mg de um produto específico de linhaça (BeneFlax, Archer Daniels Midland Co., Decatur, IL) diariamente por 4 meses reduz os sintomas do trato urinário associados à HBP e melhora a qualidade de vida.
  • Câncer de mama . Pesquisas iniciais mostram que comer um muffin contendo 25 gramas de linhaça moída diariamente por cerca de 40 dias reduz o crescimento de células tumorais em mulheres recentemente diagnosticadas com câncer de mama. No entanto, não está claro se esse efeito melhora significativamente os resultados gerais do câncer de mama. Além disso, há evidências inconsistentes sobre os efeitos da linhaça dietética no desenvolvimento do câncer de mama.
  • Doença cardíaca . Pesquisas populacionais sugerem que a ingestão dietética de lignanas, que são encontradas na linhaça e em outros alimentos, não reduz o risco de doenças cardíacas.
  • Câncer colorretal . A pesquisa sobre o efeito da linhaça no risco de câncer colorretal é inconsistente. Algumas pesquisas mostram que o consumo de lignanas, que estão na linhaça, não está associado a um risco reduzido de câncer colorretal. No entanto, outras pesquisas sugerem que sim.
  • Constipação . A linhaça é uma boa fonte de fibra dietética. Comer muffins contendo linhaça parece aumentar os movimentos intestinais em adultos jovens, enquanto comer iogurte contendo linhaça, ameixas e um galacto-oligossacarídeo específico (Elixor, Borculo Whey Products, Holanda) parece aumentar os movimentos intestinais em pessoas idosas. Mas não está claro se esses efeitos são da linhaça ou de outros ingredientes desses produtos.
  • Câncer de endométrio . Pesquisas sugerem que os níveis sanguíneos de lignanas, encontrados na linhaça e em outros alimentos, não estão associados ao risco de câncer endometrial.
  • Um tratamento para insuficiência renal chamado hemodiálise . A hemodiálise geralmente resulta em níveis anormais de colesterol e inflamação. Pesquisas iniciais sugerem que tomar linhaça moída duas vezes ao dia por 8 semanas durante a hemodiálise reduz o colesterol total e de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "ruim"). A linhaça também parece reduzir a inflamação em pessoas em hemodiálise.
  • Síndrome do intestino irritável (SII) . Pesquisas iniciais mostram que tomar 24 gramas de linhaça inteira ou moída diariamente por 4 semanas não melhora a qualidade de vida ou a gravidade dos sintomas em pessoas com SII.
  • Câncer de pulmão . Pesquisas iniciais sugerem que as pessoas que comem mais fitoestrogênios, como os encontrados na linhaça, podem ter um risco menor de desenvolver câncer de pulmão do que aquelas que comem menos.
  • Dor mamária (mastalgia) . ). Pesquisas iniciais mostram que comer um muffin de linhaça diariamente por 3 meses reduz a dor nos seios associada ao início do ciclo menstrual.
  • Sintomas da menopausa . Não está claro se a linhaça funciona para reduzir os sintomas da menopausa, como ondas de calor. Algumas pesquisas mostram que tomar um extrato específico de linhaça (Biogalenica, Farmácia de Manipulação Medicinal) por 6 meses reduz os sintomas e as ondas de calor em mulheres na pós-menopausa. Além disso, algumas pesquisas mostram que o consumo de linhaça moída reduz os sintomas da menopausa de forma semelhante à terapia hormonal. Mas outros estudos mostram que não funciona melhor do que tomar uma pílula de açúcar. A diferença na eficácia pode ser devido à dose de linhaça utilizada.
  • Síndrome metabólica (uma condição que aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas) . Evidências sobre o uso de linhaça para síndrome metabólica são inconsistentes. Pesquisas iniciais mostram que tomar um extrato específico de linhaça (BeneFlax, Archer Daniels Midland Co., Decatur IL) diariamente por 6 meses reduz o risco de síndrome metabólica. Mas outras pesquisas mostram que tomar linhaça não melhora os marcadores da síndrome metabólica em pessoas que também seguem modificações no estilo de vida em comparação com aquelas que apenas seguem as modificações no estilo de vida.
  • Obesidade . Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar fibra de linhaça 2 horas antes de uma refeição ajuda a reduzir o apetite e o número de calorias ingeridas durante uma refeição. Mas outras pesquisas sugerem que consumir linhaça moída diariamente por 12 semanas não reduz o peso corporal, a circunferência da cintura ou o índice de massa corporal em adultos obesos.
  • Câncer de próstata . Pesquisas iniciais sugerem que tomar linhaça moída (Alena, Enreco, Manitowoc, WI) e seguir uma dieta com baixo teor de gordura pode diminuir o antígeno específico da próstata (PSA), um marcador de câncer de próstata, em homens que têm uma condição pré-cancerosa da próstata. No entanto, em homens que têm câncer de próstata, adicionar linhaça à dieta não diminui o PSA, mas parece diminuir os níveis do hormônio testosterona e diminuir a taxa de multiplicação das células cancerígenas.
  • Acne .
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) .
  • Inflamação da bexiga .
  • Queimaduras e furúnculos .
  • Danos ao cólon de laxantes .
  • Diverticulite .
  • Eczema .
  • HIV/AIDS .
  • Pele escamosa e com coceira (psoríase) .
  • Estômago chateado .
  • Irritação da pele .
  • Outras condições .

Mais evidências são necessárias para avaliar a semente de linhaça para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

A linhaça é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria dos adultos quando tomado por via oral adequadamente. Adicionar linhaça à dieta pode aumentar o número de evacuações a cada dia. Também pode causar efeitos colaterais gastrointestinais (GI), como inchaço, gases, dor abdominal, constipação, diarréia, dor de estômago e náusea. Doses mais altas provavelmente causarão mais efeitos colaterais gastrointestinais.

Há alguma preocupação de que tomar grandes quantidades de linhaça possa bloquear os intestinos devido aos efeitos laxantes formadores de massa da linhaça. A linhaça deve ser ingerida com bastante água para evitar que isso aconteça.

Tomar extratos de linhaça que contêm lignanas em forma concentrada é POSSIVELMENTE SEGURO . As lignanas são as substâncias químicas da linhaça que se acredita serem responsáveis ​​por muitos dos efeitos. Algumas pesquisas clínicas mostram que um extrato específico de lignana de linhaça (Flax Essence, Jarrow Formulas) pode ser usado com segurança por até 12 semanas. Outras pesquisas mostram que outros extratos de linhaça podem ser usados ​​com segurança por até 6 meses.

Estão disponíveis produtos que contêm linhaça parcialmente desengordurada, que é uma linhaça com menos teor de ácido alfa-linolênico. Alguns homens escolhem esses produtos porque ouviram que o ácido alfa-linolênico pode aumentar o risco de contrair câncer de próstata. É importante lembrar que a fonte do ácido alfa-linolênico é fundamental. O ácido alfa-linolênico de fontes de laticínios e carne tem sido associado positivamente ao câncer de próstata. No entanto, o ácido alfa-linolênico de fontes vegetais, como a linhaça, não parece afetar o risco de câncer de próstata. Os homens não devem se preocupar em obter ácido alfa-linoleico da linhaça. Por outro lado, existe a preocupação de que a linhaça parcialmente desengordurada possa aumentar muito os níveis de triglicerídeos. Os triglicerídeos são um tipo de gordura no sangue.

Tomar linhaça crua ou verde por via oral é POSSIVELMENTE INSEGURO . A linhaça nestas formas é considerada venenosa.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : Tomar linhaça por via oral durante a gravidez é POSSIVELMENTE INSEGURO . A linhaça pode agir como o hormônio estrogênio. Alguns profissionais de saúde temem que isso possa prejudicar a gravidez, embora até o momento não haja evidências clínicas confiáveis ​​sobre os efeitos da linhaça nos resultados da gravidez. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar semente de linhaça se estiver amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

Distúrbios hemorrágicos : A linhaça pode retardar a coagulação. Isso levanta a preocupação de que poderia aumentar o risco de sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos. Não use, se você tiver um distúrbio hemorrágico.

Diabetes : Existem algumas evidências de que a linhaça pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e pode aumentar os efeitos de redução do açúcar no sangue de alguns medicamentos usados ​​para diabetes. Há uma preocupação de que o açúcar no sangue possa cair muito. Se você tem diabetes e usa linhaça, monitore seus níveis de açúcar no sangue de perto.

Obstrução gastrointestinal (GI) : Pessoas com obstrução intestinal, esôfago estreito (o tubo entre a garganta e o estômago) ou intestino inflamado (inchado) devem evitar a linhaça. O alto teor de fibra da linhaça pode piorar a obstrução.

Cânceres ou condições sensíveis a hormônios : Como a linhaça pode agir um pouco como o hormônio estrogênio, há alguma preocupação de que a linhaça possa piorar as condições sensíveis a hormônios. Algumas dessas condições incluem câncer de mama, útero e ovário; endometriose; e miomas uterinos. No entanto, algumas pesquisas iniciais em laboratório e em animais sugerem que a linhaça pode realmente se opor ao estrogênio e pode ser protetora contra o câncer hormônio-dependente. Ainda assim, até que se saiba mais, evite o uso excessivo de linhaça se você tiver uma condição sensível a hormônios.

Pressão alta (hipertensão) : As sementes de linhaça podem diminuir a pressão arterial diastólica. Teoricamente, tomar linhaça pode fazer com que a pressão arterial fique muito baixa em indivíduos com pressão alta que estão tomando medicamentos para baixar a pressão arterial.

Níveis elevados de triglicerídeos (hipertrigliceridemia) : A linhaça parcialmente desengordurada (semente de linhaça com menor teor de ácido alfa-linolênico) pode aumentar os níveis de triglicerídeos. Se seus níveis de triglicerídeos estiverem muito altos, não tome linhaça.

Pressão arterial baixa (hipotensão) : As sementes de linhaça podem diminuir a pressão arterial diastólica. Teoricamente, tomar linhaça pode fazer com que a pressão arterial fique muito baixa em indivíduos com pressão arterial baixa.

INTERAÇÕES


Paracetamol ( Tylenol ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Existem algumas evidências de que a linhaça pode interferir na capacidade do corpo de absorver e usar paracetamol. Não se sabe, porém, se essa interação é importante.


Medicamentos antibióticos Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

As bactérias no intestino convertem alguns dos produtos químicos da linhaça em lignanas, que são consideradas responsáveis ​​por muitos dos possíveis benefícios da linhaça. No entanto, como os antibióticos matam essas bactérias, as lignanas podem não ser formadas como de costume. Isso pode alterar os efeitos da linhaça.


Classificação de interação de estrogênios : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

A linhaça pode agir como o hormônio feminino estrogênio. Ele pode competir com os estrogênios incluídos nas pílulas anticoncepcionais e nos tratamentos de reposição hormonal. Os profissionais de saúde estão preocupados que a linhaça possa tornar esses medicamentos contendo estrogênio menos eficazes.


Furosemide ( Lasix ) Classificação de Interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Existem algumas evidências de que a linhaça pode interferir na capacidade do corpo de absorver e usar a furosemida. Não se sabe, porém, se essa interação é importante.


Ketoprofen ( Orudis , Oruvail) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Existem algumas evidências de que a linhaça pode interferir na capacidade do corpo de absorver e usar o cetoprofeno. Não se sabe, porém, se essa interação é importante.


Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabetes) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Algumas evidências sugerem que a linhaça pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Medicamentos para diabetes também são usados ​​para baixar o açúcar no sangue. Tomar linhaça junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que o açúcar no sangue fique muito baixo. Monitore seu açúcar no sangue de perto. A dose do seu medicamento para diabetes pode precisar ser alterada.

Alguns medicamentos usados ​​para diabetes incluem glimepirida ( Amaryl ), gliburida ( DiaBeta , Glynase PresTab , Micronase ), insulina, metformina ( Glucophage ), pioglitazona ( Actos ), rosiglitazona ( Avandia ), clorpropamida ( Diabinese ), glipizida ( Glucotrol ), tolbutamida ( Orinase), e outros.


Medicamentos tomados por via oral (medicamentos orais) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

A linhaça pode agir como um laxante. Há alguma preocupação de que isso possa interferir na capacidade do corpo de absorver medicamentos tomados por via oral, pois pode varrê-los do trato digestivo muito rapidamente. Para evitar esse problema, tome medicamentos uma hora antes ou duas horas depois de tomar a linhaça.


Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (anticoagulantes/antiplaquetários) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

A linhaça pode retardar a coagulação do sangue. Tomar linhaça junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina , clopidogrel ( Plavix ), diclofenaco ( Voltaren , Cataflam , outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn , outros), dalteparina ( Fragmin ), enoxaparina ( Lovenox ) , heparina , ticlopidina ( Ticlid ), varfarina ( Coumadin ), e outros.


Classificação de interação com metoprolol (Toprol) : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Existem algumas evidências de que a linhaça pode interferir na capacidade do corpo de absorver e usar o metoprolol. Não se sabe, porém, se essa interação é importante.

DOSAGEM

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

POR BOCA :

  • Para diabetes: 10-40 gramas de linhaça moída foram tomadas diariamente por 4-12 semanas. Uma dose de 600 mg de um extrato específico de lignana de linhaça (Flax Essence, Jarrow Formulas) foi tomada três vezes ao dia por 12 semanas.
  • Para colesterol alto: Suplementos contendo 15-40 gramas de linhaça moída foram tomados diariamente por 1 a 3 meses. Pão contendo 15-50 gramas de linhaça moída foi tomado diariamente por 4 semanas a 3 meses. Muffins contendo 25-40 gramas de linhaça moída ou 50 gramas de farinha de linhaça foram tomados diariamente por 3 semanas a um ano. Além disso, pães, lanchonetes, bagels, massas ou biscoitos de chá contendo 30 gramas de linhaça moída foram consumidos diariamente por um ano. 30 gramas de um produto específico de linhaça em pó (Alena, Enreco, Manitowoc, WI) foram polvilhados em alimentos ou bebidas diariamente por 6 meses. Um extrato específico de lignana de linhaça (BeneFlax, Archer Daniels Midland Co., Decatur, IL) foi tomado diariamente por 6 semanas a 6 meses. Uma dose de 600 mg de outro extrato específico de lignana de linhaça (Flax Essence, Jarrow Formulas Inc., Los Angeles,
  • Para pressão alta: 30 gramas de linhaça moída foram adicionadas a alimentos como bagels, muffins, barras, pães, massas e biscoitos de chá tomados diariamente por 6 meses.
  • Para um distúrbio autoimune chamado lúpus eritematoso sistêmico (LES): 15-45 gramas de linhaça inteira foram tomadas diariamente em uma a três doses divididas por até um ano. Além disso, 30 gramas de linhaça moída foram tomadas diariamente por até um ano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem