Benefícios do cacau

(Outros nomes):

3,7-dihidro-3,7-dimetil-1h-purina-2 6-diona, Beurre de Cacao, Cacau, Chocolat, Chocolat Noir, Chocolate, Cacau, Manteiga de Cacau, Cacau Oleum, Semente de Cacau, Cacau Semen, Cacau Testae, Chocolate Negro, Chocolate Holandês, Fève de Cacao, Graine de Cacao, Theobroma, Theobroma cacao, Theobroma sativum, Theobromine, Théobromine.

O cacau é a planta a partir da qual o chocolate é feito. O chocolate amargo é produzido pressionando os grãos de cacau torrados (sementes) entre rolos quentes. O cacau em pó é produzido espremendo a gordura (manteiga de cacau) do chocolate amargo e pulverizando o material restante. O chocolate doce é produzido pela adição de açúcar e baunilha ao chocolate amargo. O chocolate branco contém açúcar, manteiga de cacau e sólidos de leite.

Há muito considerado como um deleite alimentar, o cacau agora é usado por algumas pessoas como remédio. A semente de cacau é usada para doenças intestinais infecciosas e diarréia, asma, bronquite e como expectorante para congestão pulmonar. A casca da semente é usada para doenças do fígado, bexiga e rins; diabetes; como tônico; e como remédio geral. A manteiga de cacau é usada para colesterol alto.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os possíveis benefícios do chocolate para a saúde do coração, especialmente o chocolate amargo. De fato, a empresa de doces Mars, Inc., planeja buscar uma alegação de saúde para o chocolate da Food and Drug Administration (FDA) nos próximos anos com base em pesquisas que patrocinaram sobre o potencial papel dos flavonóides do cacau na saúde cardiovascular. Os flavonóides são substâncias químicas que podem reduzir a pressão arterial. O chocolate amargo contém mais flavonóides do que o chocolate ao leite ou o chocolate branco. A Mars, Inc. também está patrocinando pesquisas para ver se os flavonóides do cacau podem ajudar a reduzir o declínio da memória relacionado à idade.

Algumas pessoas aplicam manteiga de cacau na pele para tratar rugas e prevenir estrias durante a gravidez.

Na fabricação, a manteiga de cacau é usada como base para várias pomadas e supositórios feitos por empresas farmacêuticas.

Não confunda cacau com folha de coca (Erythroxylon coca).

Como funciona?

O cacau contém uma variedade de produtos químicos, incluindo antioxidantes chamados flavonóides. Não está claro como isso pode funcionar no corpo, mas parece causar relaxamento das veias. Isso pode levar a uma pressão arterial mais baixa.

USOS E EFICÁCIA

Possivelmente eficaz para...

  • Pressão alta . A maioria das pesquisas mostra que comer chocolate amargo ou produtos de cacau por 2-18 semanas pode diminuir o número superior em uma leitura de pressão arterial (pressão arterial sistólica) em 2,8-4,7 mmHg e o número mais baixo (pressão arterial diastólica) em 1,9-2,8 mmHg em pessoas com pressão arterial normal ou pressão alta.

Possivelmente ineficaz para...

  • Colesterol alto . No geral, a maioria das pesquisas sugere que os produtos de cacau não melhoram os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Doença cardíaca . Algumas pesquisas sugerem que homens idosos saudáveis ​​que comem uma grande quantidade de cacau de fontes alimentares têm uma pressão arterial média mais baixa em comparação com aqueles que comem menos. Os comedores de chocolate também têm um risco menor de morte por doenças cardíacas e todas as causas. Além disso, comer cacau ou chocolate parece melhorar a função do revestimento interno (endotélio) dos vasos sanguíneos, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
  • Síndrome da fadiga crônica . Pesquisas iniciais sugerem que consumir 45 gramas de chocolate diariamente por 8 semanas pode reduzir a fadiga, ansiedade e depressão e aumentar a capacidade geral de funcionar em pessoas com síndrome da fadiga crônica.
  • Cirrose . Pesquisas sugerem que consumir uma refeição líquida (Ensure Plus) além de chocolate amargo (Lindt Excellence 85% Cacau, Lindt & Sprungl Espana) pode melhorar a função hepática em pessoas com cirrose.
  • Função mental . Evidências sobre os efeitos do cacau para melhorar a função mental não são consistentes. Algumas pesquisas mostram que o cacau pode melhorar alguns aspectos da função mental. Outras pesquisas sugerem nenhum benefício.
  • Constipação . Pesquisas iniciais sugerem que tomar cascas de cacau e beta-frutosanas diariamente pode reduzir fezes duras em crianças com constipação.
  • Diabete . Pesquisas iniciais sugerem que o cacau pode reduzir a resistência à insulina e melhorar a sensibilidade. No entanto, o cacau não parece afetar os níveis de açúcar no sangue.
  • Repelente de insetos . Pesquisas iniciais sugerem que a aplicação de óleo de cacau na pele reduz as picadas de insetos da mosca negra.
  • Hipertensão arterial em que apenas o primeiro número (pressão sistólica) é muito alto (hipertensão sistólica isolada) . Pesquisas iniciais sugerem que comer 100 gramas de chocolate amargo rico em flavonóides de cacau diariamente pode reduzir ligeiramente a pressão arterial sistólica e diastólica em idosos com hipertensão sistólica isolada.
  • Doença de Parkinson . Pesquisas iniciais sugerem que comer 200 mg de chocolate amargo não melhora o movimento em pessoas com doença de Parkinson.
  • Perda de peso . Pesquisas iniciais sugerem que seguir uma dieta de calorias reduzidas, comer dois quadrados de chocolate amargo e beber uma bebida de cacau sem açúcar diariamente por 18 semanas não aumenta a perda de peso.
  • Doença intestinal .
  • Diarréia .
  • Asma .
  • Bronquite .
  • Congestão pulmonar .
  • Fígado .
  • Doenças da bexiga e dos rins .
  • Prevenção de rugas .
  • Prevenção de estrias durante a gravidez .
  • Outras condições .

Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do cacau para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

Comer cacau é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas. O cacau contém cafeína e produtos químicos relacionados. Comer grandes quantidades pode causar efeitos colaterais relacionados à cafeína, como nervosismo, aumento da micção, insônia e batimentos cardíacos acelerados.

O cacau pode causar reações alérgicas na pele, constipação e pode desencadear enxaquecas. Também pode causar problemas digestivos, incluindo náusea, desconforto intestinal, ronco no estômago e gases.

Aplicar manteiga de cacau na pele também é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas. Pode, no entanto, causar uma erupção cutânea.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : O cacau é POSSIVELMENTE SEGURO na gravidez e durante a amamentação quando usado em quantidades moderadas ou em quantidades comumente encontradas em alimentos. Mas certifique-se de monitorar sua ingestão.

Cacau em quantidades maiores é POSSIVELMENTE INSEGURO por causa da cafeína que contém. A cafeína encontrada no cacau atravessa a placenta produzindo concentrações sanguíneas fetais semelhantes às da mãe. Embora controversa, algumas evidências sugerem que altas doses de cafeína durante a gravidez podem estar associadas a parto prematuro, baixo peso ao nascer e aborto espontâneo. Alguns especialistas aconselham manter o consumo de cafeína abaixo de 200 mg por dia durante a gravidez. Tenha em mente que os produtos de chocolate fornecem 2-35 mg de cafeína por porção e uma xícara de chocolate quente fornece aproximadamente 10 mg.

A cafeína também é uma preocupação durante a amamentação. Acredita-se que as concentrações de cafeína no leite materno sejam aproximadamente metade do nível de cafeína no sangue da mãe. Se a mãe comer muito chocolate (16 onças por dia), o lactente pode ficar irritado e ter movimentos intestinais muito frequentes por causa da cafeína.

Ansiedade : Há uma preocupação de que a cafeína em grandes quantidades de cacau possa piorar os transtornos de ansiedade.

Distúrbios hemorrágicos : O cacau pode retardar a coagulação do sangue. Consumir muito cacau pode aumentar o risco de sangramento e hematomas em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Condições cardíacas : O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau pode causar batimentos cardíacos irregulares em algumas pessoas e deve ser usada com cautela em pessoas com problemas cardíacos.

Diabetes : O cacau parece ser capaz de aumentar os níveis de açúcar no sangue e pode interferir no controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Diarréia . O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau, especialmente quando ingerida em grandes quantidades, pode piorar a diarreia.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) : O cacau parece prejudicar a eficácia da válvula no tubo alimentar (esôfago) que impede que o conteúdo do estômago volte para o tubo alimentar ou para as vias aéreas. Isso pode piorar os sintomas da DRGE.

Glaucoma : O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau aumenta a pressão no olho e deve ser usada com cautela em pessoas com glaucoma.

Pressão alta : o cacau contém cafeína. A cafeína no cacau pode aumentar a pressão arterial em pessoas com pressão alta. No entanto, para pessoas que já consomem muita cafeína, pode não causar um grande aumento.

Síndrome do intestino irritável (SII) : O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau, especialmente quando ingerida em grandes quantidades, pode piorar a diarreia e pode piorar os sintomas da SII.

Enxaquecas : O cacau pode desencadear enxaquecas em pessoas sensíveis.

Osteoporose : O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau pode aumentar a quantidade de cálcio liberada na urina. O cacau deve ser usado com cautela em pessoas com osteoporose.

Cirurgia : O cacau pode interferir no controle do açúcar no sangue durante e após os procedimentos cirúrgicos. Pare de comer cacau pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Batimentos cardíacos rápidos e irregulares (taquiarritmia) : O cacau do chocolate amargo pode aumentar a frequência cardíaca. Os produtos de cacau também podem piorar os batimentos cardíacos irregulares.

INTERAÇÕES


Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (anticoagulantes/antiplaquetários) Classificação de interação: Maior Não tome esta combinação.

O cacau pode retardar a coagulação do sangue e aumentar o tempo de sangramento. Tomar cacau junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina , clopidogrel ( Plavix ), dalteparina ( Fragmin ), enoxaparina ( Lovenox ), heparina , ticlopidina ( Ticlid ), varfarina ( Coumadin ) e outros.


Adenosina ( Adenocard ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau pode bloquear os efeitos da adenosina (Adenocard). A adenosina (Adenocard) é frequentemente usada pelos médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de tomar cacau ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.


Classificação de interação com álcool (etanol) : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau contém cafeína. Beber álcool pode aumentar os níveis de cafeína no sangue e o risco de efeitos colaterais.


Clozapine ( Clozaril ) Classificação de Interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a clozapina (Clozaril) para se livrar dela. A cafeína no cacau parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a clozapina (Clozaril). Tomar cacau junto com clozapina (Clozaril) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da clozapina (Clozaril).


Dipiridamol ( Persantine ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína no cacau pode bloquear os efeitos do dipiridamol (Persantine). O dipiridamol (Persantine) é frequentemente usado pelos médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de beber cacau ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.


Classificação de interação com efedrina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína e a efedrina são drogas estimulantes. Drogas estimulantes aceleram o sistema nervoso. Tomar cacau junto com efedrina pode causar muita estimulação e, às vezes, efeitos colaterais graves e problemas cardíacos. Não tome produtos que contenham cafeína e efedrina ao mesmo tempo.


Ergotamina ( Ergomar ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína pode aumentar a quantidade de ergotamina (Ergomar) que o corpo absorve. Tomar cacau junto com ergotamina (Ergomar) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da ergotamina.


Classificação de interação de estrogênios : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no cacau para se livrar dela. Os estrogênios podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar cafeína junto com estrogênios pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros efeitos colaterais. Se você toma estrogênios, limite a ingestão de cafeína.

Algumas pílulas de estrogênio incluem estrogênios equinos conjugados ( Premarin ), etinilestradiol, estradiol e outros.


Fluvoxamina ( Luvox ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no cacau para se livrar dela. A fluvoxamina (Luvox) pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar cafeína junto com fluvoxamina (Luvox) pode causar muita cafeína no corpo e aumentar os efeitos e efeitos colaterais da cafeína.


Classificação de interação de lítio : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo naturalmente se livra do lítio. A cafeína no cacau pode aumentar a rapidez com que o corpo se livra do lítio. Se você toma produtos que contêm cafeína e toma lítio, pare de tomar produtos com cafeína lentamente. Parar a cafeína muito rapidamente pode aumentar os efeitos colaterais do lítio.


Medicamentos para asma (agonistas beta-adrenérgicos) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína pode estimular o coração. Alguns medicamentos para asma também podem estimular o coração. Tomar cafeína com alguns medicamentos para asma pode causar muita estimulação e causar problemas cardíacos.

Alguns medicamentos para asma incluem albuterol ( Proventil , Ventolin, Volmax), metaproterenol ( Alupent ), terbutalina (Bricanyl, Brethine) e isoproterenol ( Isuprel ).


Medicamentos para a depressão (IMAOs) Classificação da interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína pode estimular o corpo. Alguns medicamentos usados ​​para a depressão também podem estimular o corpo. Consumir cacau com esses medicamentos usados ​​para depressão pode causar muita estimulação. Isso pode causar efeitos colaterais graves, incluindo batimentos cardíacos acelerados, pressão alta, nervosismo e outros.

Alguns desses medicamentos usados ​​para a depressão incluem fenelzina ( Nardil ), tranilcipromina ( Parnate ) e outros.


Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabetes) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau pode aumentar o açúcar no sangue. Medicamentos para diabetes são usados ​​para baixar o açúcar no sangue. Ao aumentar o açúcar no sangue, o cacau pode diminuir a eficácia dos medicamentos para diabetes. Monitore seu açúcar no sangue de perto. A dose do seu medicamento para diabetes pode precisar ser alterada.

Alguns medicamentos usados ​​para diabetes incluem glimepirida ( Amaryl ), gliburida ( DiaBeta , Glynase PresTab , Micronase ), insulina, pioglitazona ( Actos ), rosiglitazona ( Avandia ), clorpropamida ( Diabinese ), glipizida ( Glucotrol ), tolbutamida ( Orinase ) e outros .


Medicamentos para pressão alta (inibidores da ECA) Classificação de interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau pode afetar a forma como o corpo processa os inibidores da ECA. Tomar cacau com inibidores da ECA pode causar aumento dos efeitos e efeitos colaterais.

Alguns inibidores da ECA incluem benazepril ( Lotensin ), captopril ( Capoten ), enalapril ( Vasotec ), fosinopril ( Monopril ), lisinopril ( Prinivil , Zestril ), moexipril ( Univasc ), perindopril ( Aceon ), quinapril ( Accupril ), ramipril ( Altace ) e trandolapril ( Mavik ).


Medicamentos que baixam a pressão arterial (medicamentos anti-hipertensivos) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau pode baixar a pressão arterial. A combinação de cacau com outras drogas que reduzem a pressão arterial pode aumentar a chance de a pressão arterial cair muito.

Alguns medicamentos que reduzem a pressão arterial incluem captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), losartan ( Cozaar ), valsartan ( Diovan ), diltiazem ( Cardizem ), amlodipina ( Norvasc ), hidroclorotiazida (HydroDiuril), furosemida ( Lasix ) e muitos outros .


Pentobarbital ( Nembutal ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Os efeitos estimulantes da cafeína no cacau podem bloquear os efeitos do pentobarbital que produzem o sono.


Classificação de interação com fenilpropanolamina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A cafeína no cacau pode estimular o corpo. A fenilpropanolamina também pode estimular o corpo. Tomar cacau junto com fenilpropanolamina pode causar muita estimulação e aumentar os batimentos cardíacos, a pressão arterial e causar nervosismo.


Riluzole ( Rilutek ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe o riluzol (Rilutek) para se livrar dele. O consumo de cacau pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o riluzol (Rilutek) e aumentar os efeitos e efeitos colaterais do riluzol.


Medicamentos estimulantes Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Drogas estimulantes aceleram o sistema nervoso. Ao acelerar o sistema nervoso, os medicamentos estimulantes podem fazer você se sentir nervoso e acelerar os batimentos cardíacos. A cafeína no cacau também pode acelerar o sistema nervoso. Consumir cacau junto com drogas estimulantes pode causar sérios problemas, incluindo aumento da frequência cardíaca e pressão alta. Evite tomar drogas estimulantes junto com cacau.

Algumas drogas estimulantes incluem dietilpropiona ( Tenuate ), epinefrina, fentermina ( Ionamin ), pseudoefedrina ( Sudafed ) e muitas outras.


Classificação de interação com teofilina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. A cafeína funciona de maneira semelhante no corpo como a teofilina. A cafeína também pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da teofilina. Tomar cacau junto com teofilina pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da teofilina.


Antibióticos (antibióticos quinolonas) Classificação de interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. Alguns antibióticos podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar esses antibióticos junto com o cacau pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo nervosismo, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca e outros efeitos colaterais.

Alguns antibióticos que diminuem a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína incluem ciprofloxacina ( Cipro ), enoxacina ( Penetrex ), norfloxacina ( Chibroxin , Noroxin ), esparfloxacina ( Zagam ), trovafloxacina (Trovan) e grepafloxacina ( Raxar ).


Pílulas anticoncepcionais (drogas anticoncepcionais) Classificação de interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no cacau para se livrar dela. As pílulas anticoncepcionais podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar cacau junto com pílulas anticoncepcionais pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros efeitos colaterais.

Algumas pílulas anticoncepcionais incluem etinilestradiol e levonorgestrel (Triphasil), etinilestradiol e noretindrona ( Ortho-Novum 1/35, Ortho-Novum 7/7/7), e outros.


Cimetidina ( Tagamet ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. A cimetidina (Tagamet) pode diminuir a rapidez com que seu corpo decompõe a cafeína. Tomar cimetidina (Tagamet) junto com cacau pode aumentar a chance de efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros.


Dissulfiram ( Antabuse ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. O dissulfiram (Antabuse) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. Tomar cacau (que contém cafeína) junto com dissulfiram (Antabuse) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, hiperatividade, irritabilidade e outros.


Fluconazol ( Diflucan ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O cacau contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. O fluconazol (Diflucan) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. O fluconazol (Diflucan) pode fazer com que a cafeína permaneça no corpo por muito tempo. Tomar cacau junto com fluconazol (Diflucan) pode aumentar o risco de efeitos colaterais da cafeína, como nervosismo, ansiedade e insônia.


Mexiletine ( Mexitil ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O cacau contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. A mexiletina (Mexitil) pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar mexiletina (Mexitil) junto com cacau pode aumentar os efeitos da cafeína e os efeitos colaterais do cacau.


Terbinafina ( Lamisil ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no cacau para se livrar dela. A terbinafina (Lamisil) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína e aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo nervosismo, dor de cabeça, aumento do batimento cardíaco e outros efeitos.


Verapamil (Calan , Covera , Isoptin , Verelan ) Classificação da interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no cacau para se livrar dela. Verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. Tomar cafeína junto com verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan) pode aumentar o risco de efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça e aumento do batimento cardíaco.

DOSAGEM

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

POR BOCA :

  • Para pressão alta: 46-105 gramas/dia de chocolate amargo ou ao leite, fornecendo 213-500 mg dos ingredientes ativos, polifenóis do cacau.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem