Benefícios do Guaraná

 (Outros nomes):

Cacau brasileiro, Cacao Brésilien, Extrato de Semente de Guaraná, Guaranina, Paullinia cupana, Paullinia sorbilis, Zoom.

Guaraná é uma planta com o nome da tribo Guarani na Amazônia, que usava as sementes para fazer uma bebida. Hoje, as sementes de guaraná ainda são usadas como remédio.

O guaraná é usado para perda de peso, para melhorar o desempenho atlético, como estimulante e para reduzir a fadiga mental e física. É uma adição frequente aos produtos de perda de energia e peso.

Algumas pessoas também usam o guaraná para tratar a pressão arterial baixa e a síndrome da fadiga crônica (SFC) e para prevenir a malária e a disenteria. Também é usado para aumentar o desejo sexual, aumentar o fluxo de urina e como adstringente.

Outros usos incluem o tratamento de diarréia contínua, febre, problemas cardíacos, dor de cabeça, dor nas articulações, dor nas costas e estresse térmico.

Na fabricação de alimentos, o guaraná tem sido usado como ingrediente aromatizante em bebidas e doces.

Como funciona?

Guaraná contém cafeína. A cafeína funciona estimulando o sistema nervoso central (SNC), coração e músculos. Guaraná também contém teofilina e teobromina, que são substâncias químicas semelhantes à cafeína.

USOS E EFICÁCIA

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Ansiedade . Pesquisas iniciais sugerem que tomar dois comprimidos de um produto específico (Euphytose) contendo espinheiro, marroio preto, maracujá, valeriana, noz de cola e guaraná três vezes ao dia por 28 dias pode reduzir a ansiedade em algumas pessoas. No entanto, não está claro se o guaraná sozinho é benéfico.
  • Desempenho mental . Pesquisas iniciais em pessoas saudáveis ​​sugerem que tomar uma única dose de extrato seco de guaraná pode melhorar a velocidade do pensamento. No entanto, outras pesquisas sugerem que tomar guaraná diariamente não melhora a função mental em adultos ou idosos.
  • Perda de peso . Guaraná pode promover a perda de peso quando usado em combinação com mate e damiana. Também há evidências em desenvolvimento de que um produto combinado específico contendo guaraná, efedrina e 17 outras vitaminas, minerais e suplementos (Metabolife-356) pode ajudar a reduzir o peso em aproximadamente 2,7 kg ao longo de oito semanas quando usado com uma dieta com baixo teor de gordura e exercícios. . No entanto, são necessárias mais evidências para avaliar o guaraná para esse uso.
  • Malária .
  • Diarréia .
  • Febre .
  • Dores de cabeça .
  • Problemas cardíacos .
  • Melhoria da resistência ao exercício .
  • Melhoria do desempenho e potência de curto prazo e alta intensidade .
  • Aumento da pressão arterial em pessoas que têm pressão arterial baixa .
  • Síndrome da fadiga crônica (SFC) .
  • Dor nas articulações .
  • Retenção de líquidos .
  • Outras condições .

Mais evidências são necessárias para avaliar o guaraná para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

O guaraná é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria dos adultos quando consumido em quantidades comumente encontradas em alimentos.

Guaraná é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado pela boca em quantidades medicinais por um curto período de tempo.

Guaraná é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado por via oral em altas doses por muito tempo. Doses superiores a 250-300 mg por dia têm sido associadas a efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dependem da dose. Em doses típicas, a cafeína do guaraná pode causar insônia, nervosismo e inquietação, irritação estomacal, náuseas, vômitos, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, respiração rápida, tremores, delírio, diurese e outros efeitos colaterais. Grandes doses de guaraná podem causar dor de cabeça, ansiedade, agitação, zumbido nos ouvidos, dor ao urinar, cólicas estomacais e batimentos cardíacos irregulares. As pessoas que tomam guaraná regularmente podem apresentar sintomas de abstinência de cafeína se reduzirem sua quantidade habitual.

O guaraná é PROVAVELMENTE INSEGURO e até mortal, devido ao seu teor de cafeína, quando tomado por via oral ou injetado em doses muito altas. A dose fatal de cafeína é estimada em 10-14 gramas (150-200 mg por quilo; o homem “típico” pesa cerca de 70 quilos, então uma dose letal de cafeína para este homem seria de 10.500-14.000 mg). Esta é uma dose bastante elevada. Considere que uma xícara de café coado fornece de 95 a 200 mg de cafeína. No entanto, envenenamento grave pode ocorrer em doses inferiores a 150-200 mg por quilograma, dependendo da sensibilidade à cafeína de um indivíduo ou comportamento de fumar, idade e uso prévio de cafeína.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : Guaraná é POSSIVELMENTE SEGURO para mulheres grávidas e lactantes quando tomado em quantidades comumente encontradas em alimentos. Se estiver grávida ou amamentando, o guaraná deve ser tomado com cautela devido ao teor de cafeína. Pequenas quantidades provavelmente não são prejudiciais. No entanto, tomar guaraná em altas doses por via oral é POSSIVELMENTE INSEGURO . Consumir mais de 200 mg tem sido associado a um risco aumentado de aborto espontâneo e outros efeitos negativos.

Ansiedade : A cafeína no guaraná pode piorar os sentimentos de ansiedade.

Distúrbios hemorrágicos : Existem algumas evidências sugerindo que a cafeína no guaraná pode piorar os distúrbios hemorrágicos, embora isso não tenha sido relatado em pessoas. Se você tiver um distúrbio hemorrágico, verifique com seu médico antes de iniciar o guaraná.

Diabetes : Algumas pesquisas sugerem que a cafeína no guaraná pode afetar a maneira como as pessoas com diabetes processam o açúcar (glicose) e pode complicar o controle do açúcar no sangue. Há também algumas pesquisas interessantes que sugerem que a cafeína pode aumentar os sintomas de alerta de baixo nível de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1. Alguns estudos mostram que os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue são mais intensos quando começam na ausência de cafeína, mas à medida que o baixo nível de açúcar no sangue continua, os sintomas são maiores com a cafeína. Isso pode aumentar a capacidade dos pacientes diabéticos de detectar e tratar o baixo nível de açúcar no sangue. No entanto, a desvantagem é que a cafeína pode realmente aumentar o número de episódios de baixo teor de açúcar. Se você tem diabetes, converse com seu médico antes de iniciar o guaraná.

Diarréia . Guaraná contém cafeína. A cafeína no guaraná, especialmente quando ingerida em grandes quantidades, pode piorar a diarreia.

Síndrome do intestino irritável (SII) : Guaraná contém cafeína. A cafeína no guaraná, especialmente quando ingerida em grandes quantidades, pode piorar a diarreia e pode piorar os sintomas da SII.

Doença cardíaca : A cafeína no guaraná pode causar batimentos cardíacos irregulares em certas pessoas. Use com cuidado.

Pressão alta : Tomar guaraná pode aumentar a pressão arterial em pessoas com pressão alta devido ao seu teor de cafeína. No entanto, esse efeito pode ser menor em pessoas que bebem café regularmente ou usam cafeína regularmente.

Glaucoma : A cafeína no guaraná aumenta a pressão dentro do olho. O aumento ocorre em 30 minutos e dura pelo menos 90 minutos após a ingestão de bebidas com cafeína.

Osteoporose : A cafeína no guaraná pode expulsar o cálcio do corpo através dos rins. Esta perda de cálcio pode ajudar a enfraquecer os ossos. Para minimizar esse problema, não use mais de 300 mg de cafeína por dia. Tomar suplementos de cálcio também pode ajudar a compensar essas perdas de cálcio. Mulheres na pós-menopausa que têm um problema genético que afeta a forma como a vitamina D é usada pelo corpo devem usar cafeína com cautela.

INTERAÇÕES


Classificação de interação com anfetaminas : Maior Não tome esta combinação.

Drogas estimulantes, como as anfetaminas, aceleram o sistema nervoso. Ao acelerar o sistema nervoso, os medicamentos estimulantes podem fazer você se sentir nervoso e aumentar sua frequência cardíaca. A cafeína no guaraná também pode acelerar o sistema nervoso. Tomar guaraná junto com drogas estimulantes pode causar sérios problemas, incluindo aumento da frequência cardíaca e pressão alta. Evite tomar drogas estimulantes junto com a cafeína.


Classificação de interação com cocaína : Maior Não tome esta combinação.

Drogas estimulantes, como a cocaína, aceleram o sistema nervoso. Ao acelerar o sistema nervoso, os medicamentos estimulantes podem fazer você se sentir nervoso e aumentar sua frequência cardíaca. A cafeína no guaraná também pode acelerar o sistema nervoso. Tomar guaraná junto com drogas estimulantes pode causar sérios problemas, incluindo aumento da frequência cardíaca e pressão alta. Evite tomar drogas estimulantes junto com a cafeína.


Classificação de interação com efedrina : Maior Não tome esta combinação.

Drogas estimulantes aceleram o sistema nervoso. A cafeína (contida no guaraná) e a efedrina são drogas estimulantes. Tomar guaraná junto com efedrina pode causar muita estimulação e, às vezes, efeitos colaterais graves e problemas cardíacos. Não tome produtos que contenham cafeína e efedrina ao mesmo tempo.


Adenosina ( Adenocard ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína no guaraná pode bloquear os efeitos da adenosina (Adenocard). A adenosina (Adenocard) é frequentemente usada pelos médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de consumir guaraná ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.


Antibióticos (antibióticos quinolonas) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. Alguns antibióticos podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar esses antibióticos junto com o guaraná pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo nervosismo, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca e outros efeitos colaterais.

Alguns antibióticos que diminuem a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína incluem ciprofloxacina ( Cipro ), enoxacina ( Penetrex ), norfloxacina ( Chibroxin , Noroxin ), esparfloxacina ( Zagam ), trovafloxacina (Trovan) e grepafloxacina ( Raxar ).


Cimetidina ( Tagamet ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. A cimetidina (Tagamet) pode diminuir a rapidez com que seu corpo decompõe a cafeína. Tomar cimetidina (Tagamet) junto com guaraná pode aumentar a chance de efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros.


Clozapine ( Clozaril ) Classificação de Interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a clozapina (Clozaril) para se livrar dela. A cafeína no guaraná parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a clozapina (Clozaril). Tomar guaraná junto com clozapina (Clozaril) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da clozapina (Clozaril).


Dipiridamol ( Persantine ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína no guaraná pode bloquear os efeitos do dipiridamol (Persantine). O dipiridamol (Persantine) é frequentemente usado pelos médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de consumir guaraná ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.


Dissulfiram ( Antabuse ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. O dissulfiram (Antabuse) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. Tomar guaraná (que contém cafeína) junto com dissulfiram (Antabuse) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, hiperatividade, irritabilidade e outros.


Classificação de interação de estrogênios : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no guaraná para se livrar dela. Os estrogênios podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar guaraná junto com estrogênios pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros efeitos colaterais. Se você toma estrogênios, limite a ingestão de cafeína.

Algumas pílulas de estrogênio incluem estrogênios equinos conjugados ( Premarin ), etinilestradiol, estradiol e outros.


Fluvoxamina ( Luvox ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no guaraná para se livrar dela. A fluvoxamina (Luvox) pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar guaraná junto com fluvoxamina (Luvox) pode causar muita cafeína no corpo e aumentar os efeitos e efeitos colaterais da cafeína.


Classificação de interação de lítio : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Seu corpo naturalmente se livra do lítio. A cafeína no guaraná pode aumentar a rapidez com que seu corpo se livra do lítio. Se você toma produtos que contêm cafeína e toma lítio, pare de tomar produtos com cafeína lentamente. Parar a cafeína muito rapidamente pode aumentar os efeitos colaterais do lítio.


Medicamentos para asma (agonistas beta-adrenérgicos) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína pode estimular o coração. Alguns medicamentos para asma também podem estimular o coração. Tomar cafeína com alguns medicamentos para asma pode causar muita estimulação e causar problemas cardíacos.

Alguns medicamentos para asma incluem albuterol ( Proventil , Ventolin, Volmax), metaproterenol ( Alupent ), terbutalina (Bricanyl, Brethine) e isoproterenol ( Isuprel ).


Medicamentos para a depressão (IMAOs) Classificação da interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína pode estimular o corpo. Alguns medicamentos usados ​​para a depressão também podem estimular o corpo. Tomar guaraná com esses medicamentos usados ​​para depressão pode causar sérios efeitos colaterais, incluindo batimentos cardíacos acelerados, pressão alta, nervosismo e outros.

Alguns desses medicamentos usados ​​para a depressão incluem fenelzina ( Nardil ), tranilcipromina ( Parnate ) e outros.


Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (anticoagulantes/antiplaquetários) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína pode retardar a coagulação do sangue. Tomar guaraná junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina , clopidogrel ( Plavix ), diclofenaco ( Voltaren , Cataflam , outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn , outros), dalteparina ( Fragmin ), enoxaparina ( Lovenox ) , heparina , varfarina ( Coumadin ), e outros.


Classificação de interação com a nicotina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Drogas estimulantes, como a nicotina, aceleram o sistema nervoso. Ao acelerar o sistema nervoso, os medicamentos estimulantes podem fazer você se sentir nervoso e aumentar sua frequência cardíaca. A cafeína no guaraná também pode acelerar o sistema nervoso. Tomar guaraná junto com drogas estimulantes pode causar sérios problemas, incluindo aumento da frequência cardíaca e pressão alta. Evite tomar drogas estimulantes junto com a cafeína.


Pentobarbital ( Nembutal ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Os efeitos estimulantes da cafeína no guaraná podem bloquear os efeitos produtores de sono do pentobarbital.


Classificação de interação com fenilpropanolamina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A cafeína no guaraná pode estimular o corpo. A fenilpropanolamina também pode estimular o corpo. Tomar guaraná junto com fenilpropanolamina pode causar muita estimulação e aumentar os batimentos cardíacos, a pressão arterial e causar nervosismo.


Riluzole ( Rilutek ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe o riluzol (Rilutek) para se livrar dele. Tomar guaraná pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o riluzol (Rilutek) e aumentar os efeitos e efeitos colaterais do riluzol.


Medicamentos estimulantes Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Drogas estimulantes aceleram o sistema nervoso. Ao acelerar o sistema nervoso, os medicamentos estimulantes podem fazer você se sentir nervoso e acelerar os batimentos cardíacos. Guaraná contém cafeína, que também pode acelerar o sistema nervoso. Tomar guaraná junto com drogas estimulantes pode causar sérios problemas, incluindo aumento da frequência cardíaca e pressão alta. Evite tomar drogas estimulantes junto com o guaraná.

Algumas drogas estimulantes incluem nicotina, cocaína, aminas simpaticomiméticas e anfetaminas.


Classificação de interação com teofilina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná contém cafeína. A cafeína funciona de forma semelhante à teofilina. A cafeína também pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da teofilina. Tomar guaraná junto com teofilina pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da teofilina.


Verapamil ( Calan , Covera , Isoptin , Verelan ) Classificação da interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no guaraná para se livrar dela. Verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. Tomar guaraná junto com verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan) pode aumentar o risco de efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça e aumento do batimento cardíaco.


Classificação de Interação com o Álcool : Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no guaraná para se livrar dela. O álcool pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar guaraná junto com álcool pode causar muita cafeína na corrente sanguínea e efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados.


Pílulas anticoncepcionais (drogas anticoncepcionais) Classificação de interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína no guaraná para se livrar dela. As pílulas anticoncepcionais podem diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar guaraná junto com pílulas anticoncepcionais pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e outros efeitos colaterais.

Algumas pílulas anticoncepcionais incluem etinilestradiol e levonorgestrel (Triphasil), etinilestradiol e noretindrona ( Ortho-Novum 1/35, Ortho-Novum 7/7/7), e outros.


Fluconazol ( Diflucan ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Guaraná contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. Fluconazol (Diflucan) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína Tomar guaraná junto com fluconazol (Diflucan) pode aumentar o risco de efeitos colaterais da cafeína, como nervosismo, ansiedade e insônia.


Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabéticos) Classificação de interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná pode aumentar o açúcar no sangue. Medicamentos para diabetes são usados ​​para baixar o açúcar no sangue. Ao aumentar o açúcar no sangue, o guaraná pode diminuir a eficácia dos medicamentos para diabetes. Monitore seu açúcar no sangue de perto. A dose do seu medicamento para diabetes pode precisar ser alterada.

Alguns medicamentos usados ​​para diabetes incluem glimepirida ( Amaryl ), gliburida ( DiaBeta , Glynase PresTab , Micronase ), insulina, pioglitazona ( Actos ), rosiglitazona ( Avandia ), clorpropamida ( Diabinese ), glipizida ( Glucotrol ), tolbutamida ( Orinase ) e outros .


Mexiletine ( Mexitil ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Guaraná contém cafeína. O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. A mexiletina (Mexitil) pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína. Tomar mexiletina (Mexitil) junto com guaraná pode aumentar os efeitos da cafeína e os efeitos colaterais do guaraná.


Terbinafina ( Lamisil ) Classificação de Interação: Menor Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

O corpo decompõe a cafeína (contida no guaraná) para se livrar dela. A terbinafina (Lamisil) pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cafeína e aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo nervosismo, dor de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos e outros efeitos.

DOSAGEM

A dose adequada de guaraná depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa adequada de doses para o guaraná. Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem