(Outros nomes):
Ácido de cera de abelha, bálsamo de própolis, cola de abelha, própolis de abelha, ácido de cera de abelha, cera de abelha sintética, cera de própolis, cola de abelha, escória de colmeia, penicilina russa, propóleos, bálsamo de própolis, própolis cera, própolis d'abeille, resina de própolis, cera de própolis, própolis Resina, Penicilina Russa, Cera Sintética de Abelha.
A própolis é um material semelhante a resina dos brotos de álamos e árvores com cones. A própolis raramente está disponível em sua forma pura. Geralmente é obtido de colmeias e contém produtos apícolas.
A própolis tem uma longa história de uso medicinal, que remonta a 350 aC, época de Aristóteles. Os gregos usaram própolis para abscessos; Os assírios a usaram para curar feridas e tumores; e os egípcios o usaram para mumificação. Ainda tem muitos usos medicinais hoje, embora sua eficácia só tenha sido demonstrada para alguns deles.
A própolis é usada para aftas e infecções causadas por bactérias (incluindo tuberculose), por vírus (incluindo gripe, gripe "suína" H1N1 e resfriado comum), por fungos e por organismos unicelulares chamados protozoários. A própolis também é usada para câncer de nariz e garganta; para estimular o sistema imunológico; e para o tratamento de problemas gastrointestinais (GI) incluindo infecção por Helicobacter pylori na doença de úlcera péptica. A própolis também é usada como agente antioxidante e anti-inflamatório.
As pessoas às vezes aplicam própolis diretamente na pele para limpeza de feridas, herpes genital e herpes labial; como enxaguante bucal para acelerar a cicatrização após cirurgia oral; e para o tratamento de pequenas queimaduras.
Na fabricação, a própolis é usada como ingrediente em cosméticos.
Como funciona?
A própolis parece ter atividade contra bactérias, vírus e fungos. Também pode ter efeitos anti-inflamatórios e ajudar a curar a pele.
USOS E EFICÁCIA
Possivelmente eficaz para...
- Feridas frias . A aplicação de uma pomada específica de própolis a 3% (Herstat ou ColdSore-FX) pode ajudar a melhorar o tempo de cicatrização e reduzir a dor do herpes labial.
- Herpes Genital . A aplicação de uma pomada de própolis a 3% (Herstat ou ColdSore-FX) pode melhorar a cicatrização de lesões genitais recorrentes causadas pelo vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2). Algumas pesquisas sugerem que pode curar lesões mais rapidamente e mais completamente do que o tratamento convencional com pomada de aciclovir a 5%.
- Cirurgia de boca . O uso de um enxaguante bucal de própolis parece melhorar a cicatrização e reduzir a dor e o inchaço após a cirurgia bucal.
Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...
- Aftas . Pesquisas iniciais mostram que tomar própolis por via oral diariamente reduz os surtos de afta.
- Infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) . Pesquisas iniciais sugerem que tomar 60 gotas de uma preparação contendo própolis verde brasileira diariamente por 7 dias não reduz a infecção por H. pylori.
- Um tipo de infecção intestinal chamada giardíase . Pesquisas iniciais sugerem que tomar um extrato específico de própolis a 30% (Propolisina) pode curar a giardíase em mais pessoas do que o medicamento tinidazol.
- Pequenas queimaduras . A aplicação de própolis na pele pode ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções.
- Aftas (candidíase orofaríngea) . Pesquisas iniciais sugerem que o uso de extrato de própolis verde brasileiro quatro vezes ao dia por 7 dias pode prevenir candidíase oral em pessoas com dentaduras.
- Infecções do trato respiratório superior . Existem algumas evidências de que a própolis pode ajudar a prevenir ou reduzir a duração de resfriados comuns e outras infecções do trato respiratório superior.
- Inchaço vaginal (vaginite) . Pesquisas iniciais sugerem que aplicar uma solução de própolis a 5% por via vaginal por 7 dias pode reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida em pessoas com inchaço vaginal.
- Feridas de câncer .
- Tuberculose .
- Infecções .
- Câncer de nariz e garganta .
- Melhorando a resposta imune .
- Úlceras .
- Distúrbios estomacais e intestinais .
- Feridas .
- Inflamação .
- Outras condições .
Mais evidências são necessárias para avaliar a própolis para esses usos.
EFEITOS COLATERAIS
Própolis é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral ou aplicado na pele adequadamente. Pode causar reações alérgicas, particularmente em pessoas alérgicas a abelhas ou produtos apícolas. Pastilhas contendo própolis podem causar irritação e úlceras na boca.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS
Asma : Alguns especialistas acreditam que certos produtos químicos na própolis podem piorar a asma. Evite usar própolis se tiver asma.
Condições de sangramento : Um certo produto químico na própolis pode retardar a coagulação do sangue. Tomar própolis pode aumentar o risco de sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos.
Alergias : Não use própolis se você é alérgico a subprodutos de abelhas, incluindo mel, coníferas, álamos, bálsamo do Peru e salicilatos.
Cirurgia : Um certo produto químico na própolis pode retardar a coagulação do sangue. Tomar própolis pode aumentar o risco de sangramento durante e após a cirurgia. Pare de tomar própolis 2 semanas antes da cirurgia.
A própolis pode retardar a coagulação do sangue e aumentar o tempo de sangramento. Tomar própolis junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramentos.
Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina , clopidogrel ( Plavix ), dalteparina ( Fragmin ), enoxaparina ( Lovenox ), heparina , ticlopidina ( Ticlid ), varfarina ( Coumadin ) e outros.
DOSAGEM
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:
APLICADO NA PELE:
- Para herpes labial: Uma pomada de própolis a 3% (Herstat ou ColdSore-FX) aplicada 5 vezes ao dia.
- Para surto de herpes: Uma pomada de própolis a 3% (Herstat ou ColdSore-FX) aplicada nas bolhas 4 vezes ao dia.
- Como enxaguante bucal após cirurgia bucal: Uma solução contendo própolis, água e álcool.