O que saber sobre perclorato e sua saúde

 O que é perclorato?

O perclorato é um produto químico usado em coisas como combustível de foguete, explosivos, sinalizadores de estrada e fogos de artifício. Pequenas quantidades também podem se formar naturalmente em estados secos no sudoeste. Não tem cor nem cheiro.

O perclorato aparece em alguns sistemas públicos de água potável e em certos alimentos. Isso preocupa algumas pessoas e especialistas em saúde pública, porque ingerir grandes quantidades do produto químico pode deixar sua glândula tireóide fora de controle. O perclorato também pode estar ligado a problemas relacionados ao cérebro em fetos e bebês.

Pesquisas mostram que é comum ficar exposto a baixos níveis desse produto químico nos EUA. Aqui estão as respostas para as perguntas que você pode ter.

O que você deve saber sobre perclorato na água potável?

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) diz que o perclorato não aparece com frequência suficiente e em níveis preocupantes na água da torneira, por isso não estabeleceu um limite para o produto químico. Alguns especialistas e grupos ambientais e de saúde questionam ou contestam essa conclusão.

Os estados podem definir seus próprios padrões sobre perclorato na água potável, e a EPA diz que sua decisão não os afetará.

Os cientistas costumam detectar perclorato em fontes de água próximas a locais onde as empresas fabricam ou usam combustível sólido para foguetes. Mas às vezes os especialistas não conseguem encontrar uma fonte óbvia do produto químico.

Você pode descobrir se o perclorato está em sua água potável conversando com seu fornecedor de água. (Se você não sabe quem é, você pode encontrar a informação na sua conta de água.) Você também pode perguntar se eles estão tomando alguma medida para limitar sua exposição a ela.

Se você obtém sua água potável de um poço particular, a EPA recomenda que você faça um teste de perclorato na água por um laboratório aprovado.

Se você estiver preocupado com a quantidade de perclorato na água da torneira, considere usar água engarrafada.

Você não pode remover o produto químico aquecendo ou fervendo a água. Mas a EPA diz que você pode se livrar dele com um sistema de filtro de água chamado dispositivo de osmose reversa de ponto de uso. Você conecta este dispositivo a um único acessório (como embaixo da pia da cozinha) e ele se livra dos contaminantes da água que vai para esse acessório.

De que outra forma você pode se expor ao perclorato?

Isso pode acontecer de algumas maneiras diferentes:

Comida. Os cientistas encontraram perclorato em itens como leite e folhas verdes . Isso não significa que você deve evitar esses alimentos.

Onde você mora. É mais provável que você seja exposto ao produto químico se morar perto de:

  • Uma fábrica que produz fogos de artifício, foguetes ou outros dispositivos explosivos
  • Um local de resíduos ou instalação de fabricação ou teste de foguetes que possui altos níveis de perclorato no solo ou nas águas subterrâneas

Se você mora em uma área como esta e tem filhos, não os deixe brincar na terra ou comer terra. E certifique-se de que eles lavem muito as mãos, especialmente antes de comer.

Algumas outras coisas que podem expô-lo ao perclorato são:

  • Mascar tabaco
  • Shows de fogos de artifício
  • Usando certos produtos de limpeza e produtos químicos para piscinas

Quais são os riscos para a saúde?

Altos níveis de perclorato podem afetar sua tireóide, uma glândula em forma de borboleta no pescoço que produz hormônios importantes. Os hormônios da tireoide controlam coisas como a rapidez com que você queima calorias e a rapidez com que seu coração bate. Nos bebês, esses hormônios são muito importantes para o desenvolvimento do cérebro – e influenciam o funcionamento do cérebro ao longo da vida.

Sua tireoide precisa de iodo, um mineral encontrado em alguns alimentos, para produzir hormônios. Mas o perclorato atrapalha a capacidade da sua tireoide de absorver iodo.

Estar exposto a níveis mais altos de perclorato por um longo tempo pode causar uma condição chamada tireoide hipoativa (ou hipotireoidismo), em que sua tireoide não produz hormônios suficientes. Sem tratamento, o hipotireoidismo pode levar a problemas cardíacos, problemas de saúde mental como depressão, defeitos congênitos e muitos outros problemas.

Os percloratos são mais propensos a afetar bebês e crianças pequenas, em comparação com adultos, uma vez que os hormônios da tireoide são cruciais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O risco pode ser maior se você estiver grávida e tiver hipotireoidismo ou estiver com pouco iodo. Seu bebê precisa de hormônios tireoidianos suficientes no útero para que seu sistema nervoso central se desenvolva durante o primeiro e segundo trimestres. Uma tireóide de baixa produção em uma pessoa grávida ou amamentando (devido a não receber iodo suficiente) tem sido associada a atrasos no desenvolvimento e menor capacidade de aprendizado em seus bebês e crianças.

Se estiver grávida ou amamentando, converse com seu médico para garantir que você esteja recebendo iodo suficiente. O leite materno e as fórmulas infantis são boas maneiras de os bebês em amamentação obterem iodo. Converse com seu médico antes de você ou seu bebê tentar qualquer novo suplemento, para que eles possam ter certeza de que é seguro.

Caso contrário, a FDA diz que a maioria das pessoas nos EUA obtém iodo suficiente de suas dietas e não precisa tomar suplementos para se proteger do perclorato na água e nos alimentos. Converse com seu médico se estiver preocupado com o fato de não estar recebendo iodo suficiente.

O que o governo está fazendo sobre o perclorato?

Embora a EPA tenha decidido não regular os níveis de perclorato na água potável por enquanto, a agência diz que continuará considerando novas informações sobre os efeitos do perclorato na saúde.

A EPA diz que também está tomando outras medidas, como:

  • Limpeza de locais existentes contaminados com perclorato
  • Possivelmente revisando os padrões para a queima aberta e detonação aberta de resíduos de explosivos e propulsores a granel, que estão ligados à contaminação por perclorato
  • Melhorar os requisitos de rotulagem para soluções de hipoclorito (que são usadas para desinfetar a água potável). A EPA diz que é possível a formação de perclorato enquanto essas soluções são armazenadas se as pessoas que armazenam e manipulam as soluções não seguirem as práticas recomendadas.
  • Fornecer recursos aos sistemas de água e recomendações para reduzir o perclorato na água potável
  • Fazendo mais pesquisas sobre perclorato em águas abertas, como rios, lagos e córregos
  • Criação de um “kit de ferramentas” de informações on-line sobre perclorato destinado a ajudar os sistemas de água potável e as comunidades preocupadas com a água da torneira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem