Vitamina B12: o que saber

 Você recebe vitamina B12 suficiente? Você vai querer ter certeza de que você faz, a fim de se manter saudável.

A vitamina B12 faz muitas coisas para o seu corpo. Ele ajuda a fazer seu DNA e seus glóbulos vermelhos, por exemplo.

Como seu corpo não produz vitamina B12, você deve obtê-la de alimentos de origem animal ou de suplementos. E você deve fazer isso regularmente. Enquanto a B12 é armazenada no fígado por até cinco anos, você pode eventualmente se tornar deficiente se sua dieta não ajudar a manter os níveis.

Quanto obter?

A resposta depende de coisas como sua idade, seus hábitos alimentares e condições médicas e quais medicamentos você toma.

As quantidades médias recomendadas, medidas em microgramas (mcg), variam de acordo com a idade:

  • Bebês até 6 meses de idade: 0,4 mcg
  • Bebês de 7 a 12 meses: 0,5 mcg
  • Crianças de 1 a 3 anos: 0,9 mcg
  • Crianças de 4 a 8 anos: 1,2 mcg
  • Crianças de 9 a 13 anos: 1,8 mcg
  • Adolescentes de 14 a 18 anos: 2,4 mcg (2,6 mcg por dia se estiver grávida e 2,8 mcg por dia se estiver amamentando)
  • Adultos: 2,4 mcg (2,6 mcg por dia se grávida e 2,8 mcg por dia se amamentando)

 

Fontes alimentares de vitamina B12

Você pode obter vitamina B12 em alimentos de origem animal, que a contêm naturalmente, ou em itens que foram fortificados com ela.

As fontes animais incluem produtos lácteos, ovos, peixe, carne e aves. Se você procura um alimento fortificado com B12, verifique o rótulo de Informações Nutricionais do produto.

Deficiência de vitamina B12

A maioria das pessoas nos EUA obtém o suficiente desse nutriente. Se você não tiver certeza, pergunte ao seu médico se você deve fazer um exame de sangue para verificar seu nível de vitamina B12.

Com a idade, pode tornar-se mais difícil absorver esta vitamina. Também pode acontecer se você fez uma cirurgia para perda de peso ou outra operação que removeu parte do estômago, ou se você bebe muito.

Você também pode ter maior probabilidade de desenvolver deficiência de vitamina B12 se tiver:

  • Gastrite atrófica, na qual o revestimento do estômago se afinou
  • Anemia perniciosa, que dificulta a absorção de vitamina B12 pelo corpo
  • Condições que afetam o intestino delgado, como doença de Crohn, doença celíaca, crescimento bacteriano ou parasita
  • O uso indevido de álcool ou o consumo excessivo de álcool podem dificultar a absorção de nutrientes pelo corpo ou impedir que você coma calorias suficientes. Um sinal de que você não tem vitamina B12 suficiente pode ser glossite ou língua inchada e inflamada.
  • Distúrbios do sistema imunológico, como doença de Graves ou lúpus
  • Está tomando certos medicamentos que interferem na absorção de B12. Isso inclui alguns medicamentos para azia, incluindo inibidores da bomba de prótons (IBPs), como esomeprazol (Nexium), lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec OTC), pantoprazol (Protonix) e rabeprazol (Aciphex), bloqueadores H2, como cimetidina (Tagamet) e famotidina (Pepcid AC); e certos medicamentos para diabetes, como metformina (Glucophage).

Você também pode ter deficiência de vitamina B12 se seguir uma dieta vegana (o que significa que não come nenhum produto animal, incluindo carne, leite, queijo e ovos) ou se for vegetariano que não come ovos ou laticínios suficientes para atender às suas necessidades de vitamina B12. Em ambos os casos, você pode adicionar alimentos fortificados à sua dieta ou tomar suplementos para atender a essa necessidade. Saiba mais sobre os diferentes tipos de suplementos de vitamina B.

Grávida ou mãe nova?

Você é uma mulher grávida em uma dieta vegana ou vegetariana e planeja amamentar apenas seu bebê? Você deve conversar com seu médico antes de ter seu bebê, para que você tenha um plano de como obter vitamina B12 suficiente para manter seu bebê saudável.

Sem vitamina B12 suficiente, seu bebê pode ter atrasos no desenvolvimento e não prosperar e crescer como deveria.

Sintomas de deficiência de vitamina B12

Se você tem deficiência de vitamina B12, pode ficar anêmico. Uma deficiência leve pode não causar sintomas. Mas se não for tratada, pode levar a sintomas como:

  • Fraqueza, cansaço ou tontura
  • Palpitações cardíacas e falta de ar
  • Pele pálida
  • Uma língua lisa
  • Constipação, diarreia, perda de apetite ou gases 
  • Problemas nervosos como dormência ou formigamento, fraqueza muscular e problemas para andar
  • Perda de visão
  • Problemas mentais como depressão, perda de memória ou alterações comportamentais 

Tratamento

Se você tiver anemia perniciosa ou tiver problemas para absorver a vitamina B12, precisará de injeções dessa vitamina primeiro. Você pode precisar continuar recebendo essas injeções, tomar altas doses de um suplemento por via oral ou administrá-lo por via nasal depois disso.

Se você não come produtos de origem animal, você tem opções. Você pode mudar sua dieta para incluir grãos fortificados com vitamina B12, um suplemento ou injeções de vitamina B12, ou uma alta dose oral de vitamina B12 se tiver deficiência.

Os adultos mais velhos que têm deficiência de vitamina B12 provavelmente terão que tomar um suplemento diário de B12 ou um multivitamínico que contenha B12.

Para a maioria das pessoas, o tratamento resolve o problema. Mas, qualquer dano nervoso que aconteceu devido à deficiência pode ser permanente.

Prevenção

A maioria das pessoas pode prevenir a deficiência de vitamina B12 comendo carne, aves, frutos do mar, laticínios e ovos suficientes.

Se você não come produtos de origem animal ou tem uma condição médica que limita a absorção de nutrientes pelo seu corpo, você pode tomar vitamina B12 em um multivitamínico ou outro suplemento e alimentos enriquecidos com vitamina B12.

Se você optar por tomar suplementos de vitamina B12, informe o seu médico, para que ele possa lhe dizer o quanto você precisa ou certificar-se de que não afetará os medicamentos que você está tomando.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem