Cerca de 3 gramas de um ácido graxo ômega-3, na forma de suplementos ou alimentos, podem reduzir a pressão arterial, sugere um novo estudo.
Os resultados mostram uma redução substancial na pressão arterial para pessoas que adicionaram uma quantidade moderada de ácidos graxos ômega-3 à sua dieta, particularmente ácido eicosapentaenóico (EPA) mais ácido docosahexaenóico (DHA) combinados, em doses de 2 a 3 gramas por dia. relatou Xin Zhang, PhD, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau em Taipa, Macau, China, e colegas.
Este relatório expande pesquisas anteriores, incluindo estudos mais recentes e usa um novo método estatístico, observaram os autores do estudo.
"Uma dose ideal de ácidos graxos ômega-3 é potencialmente necessária para o controle da pressão arterial na população em geral, mas indivíduos com alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares podem se beneficiar de doses mais altas", concluíram os pesquisadores.
A meta-análise – que é essencialmente uma análise conjunta de estudos semelhantes para procurar tendências – foi baseada em 71 ensaios clínicos randomizados, incluindo 4.973 participantes. Os ensaios foram selecionados se fossem publicados antes de 7 de maio de 2021, analisassem a ligação entre a pressão arterial e vários ácidos graxos ômega-3, como DHA, EPA ou ambos, e tivessem participantes do estudo com 18 anos de idade ou mais.
As ingestões ideais associadas a reduções na pressão arterial sistólica e diastólica foram observadas com "doses moderadas", disseram os pesquisadores, entre 2 gramas por dia.
Mas ultrapassar os 3 gramas recomendados por dia de consumo de ácidos graxos ômega-3 não foi associado a outros benefícios, especialmente em pessoas com níveis normais de pressão arterial, eles descobriram.
Notavelmente, análises posteriores mostraram que idosos, aqueles com pressão alta e colesterol alto tiveram melhores respostas com doses mais altas.