Monkeypox vai chamar-se mpox

A Organização Mundial da Saúde anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que passará a tratar a monkeypox como ‘mpox’ para a doença da varíola dos macacos – ambos os nomes vão ser usados em simultâneo por um ano, enquanto a expressão ‘varíola dos macacos’ vai ser eliminada.



A mudança do nome decorre após várias consultas com especialistas globais, revelou a OMS – quando a ‘varíola dos macacos’ começou a espalhar-se em todo o mundo no início de 2022, o órgão de saúde da ONU recebeu alertas sobre a linguagem racista e estigmatizante online.

Os especialistas alertaram anteriormente que a ‘varíola dos macacos’ poderia ser estigmatizante para os primatas – mas que desempenham pouco papel na sua disseminação – e para o continente africano ao qual os animais são frequentemente associados. Por exemplo, houve vários relatos de pessoas a atacar macacos devido ao receio da doença no Brasil no início deste ano.

A mudança de nome ocorre após uma série de consultas com especialistas globais, disse a OMS. Em várias reuniões, “vários indivíduos e países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse um novo novo”, friou a agência. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), a OMS é responsável por nomear novas doenças e, em casos excecionais, renomear doenças existentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem