O que são feridas frias?
O herpes labial é uma bolha vermelha cheia de líquido que se forma perto da boca ou em outras áreas do rosto. Em casos raros, o herpes labial pode aparecer nos dedos, nariz ou dentro da boca. Eles geralmente estão agrupados em remendos. O herpes labial pode persistir por duas semanas ou mais.
Um vírus comum chamado herpes simplex causa herpes labial. Eles podem se espalhar de pessoa para pessoa através de contato próximo, como beijos. As feridas são contagiosas mesmo quando não são visíveis.
Não há cura para herpes labial, e elas podem retornar sem aviso prévio. Certos medicamentos podem ser usados para tratar herpes labial e impedi-los de voltar.
O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex. Existem dois tipos de vírus herpes simplex. O vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) geralmente causa herpes labial, e o vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2) geralmente causa herpes genital .
As feridas reais são semelhantes em aparência para ambas as formas do vírus. Também é possível que o HSV-1 cause feridas nos genitais e que o HSV-2 cause feridas na boca.
As feridas visíveis são contagiosas, mas podem se espalhar mesmo quando não podem ser vistas. Você pode pegar o vírus herpes simplex entrando em contato com pessoas com o vírus herpes simplex. Isso pode acontecer através de beijos, compartilhamento de cosméticos ou compartilhamento de comida. O sexo oral pode espalhar tanto herpes labial quanto herpes genital.
Reinfecção
Depois de pegar o vírus herpes simplex, ele não pode ser curado, mas pode ser controlado. Depois que as feridas cicatrizam, o vírus permanece inativo em seu corpo. Isso significa que novas feridas podem aparecer a qualquer momento quando o vírus é reativado.
Algumas pessoas com o vírus relatam surtos mais frequentes quando seus sistemas imunológicos estão fracos, como durante doenças ou momentos de estresse.
Uma afta passa por cinco fases:
- Estágio 1: Formigamento e coceira ocorrem cerca de 24 horas antes da erupção das bolhas.
- Estágio 2: aparecem bolhas cheias de líquido.
- Estágio 3: As bolhas estouram, escorrem e formam feridas dolorosas.
- Estágio 4: As feridas secam e formam crostas, causando coceira e rachaduras.
- Estágio 5: A crosta cai e a afta cura.
De acordo com a Clínica Mayo, 90% dos adultos em todo o mundo testam positivo para o vírus herpes simplex tipo 1. Depois de ter o vírus, certos fatores de risco podem reativá-lo, como:
- infecção, febre ou resfriado
- exposição ao sol
- estresse
- HIV/AIDS ou um sistema imunológico enfraquecido
- menstruação
- queimaduras graves
- eczema
- quimioterapia
- trabalho odontológico
Você corre o risco de contrair uma afta se entrar em contato com o fluido de uma afta através de beijos, compartilhamento de alimentos ou bebidas ou compartilhamento de itens de cuidados pessoais, como escovas de dentes e lâminas de barbear. Se você entrar em contato com a saliva de alguém que tenha o vírus, você pode pegar o vírus, mesmo que não haja bolhas visíveis.
A contração inicial do herpes simplex pode causar sintomas e complicações mais graves, pois seu corpo ainda não construiu uma defesa contra o vírus. As complicações são raras, mas podem ocorrer, especialmente em crianças pequenas. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas:
- febre alta ou persistente
- dificuldade em respirar ou engolir
- olhos vermelhos e irritados com ou sem corrimento
As complicações são mais prováveis de ocorrer em pessoas que têm eczema ou uma condição que enfraquece o sistema imunológico, como câncer ou AIDS. Se você tiver alguma dessas condições, entre em contato com seu médico se achar que contraiu o vírus herpes simplex.
Não há cura para herpes labial, mas algumas pessoas com o vírus do herpes simples raramente têm surtos. Quando o herpes labial se desenvolve, existem várias maneiras de tratá-las.
Pomadas e cremes
Quando o herpes labial se torna incômodo, você pode controlar a dor e promover a cura com pomadas antivirais, como o penciclovir (Denavir). As pomadas tendem a ser mais eficazes se forem aplicadas assim que os primeiros sinais de uma ferida aparecerem. Eles precisarão ser aplicados quatro a cinco vezes por dia durante quatro a cinco dias.
O docosanol (Abreva) é outra opção de tratamento. É um creme de venda livre que pode encurtar um surto de algumas horas a um dia. O creme deve ser aplicado várias vezes ao dia.
Medicamentos
O herpes labial também pode ser tratado com medicamentos antivirais orais, como aciclovir (Zovirax), valaciclovir (Valtrex) e famciclovir (Famvir). Esses medicamentos estão disponíveis apenas por prescrição.
Seu médico pode instruí-lo a tomar medicamentos antivirais regularmente se tiver complicações com herpes labial ou se seus surtos forem frequentes.
Remédios caseiros
Os sintomas podem ser aliviados aplicando gelo ou panos embebidos em água fria sobre as feridas. Tratamentos alternativos para herpes labial incluem o uso de protetor labial contendo extrato de limão.
Tomar suplementos de lisina regularmente está associado a surtos menos frequentes para algumas pessoas.
Aloe vera, o gel refrescante encontrado dentro das folhas da planta de aloe, pode trazer alívio da afta. Aplique gel de aloe vera ou protetor labial de aloe vera em uma afta três vezes ao dia.
Uma vaselina como a vaselina não cura necessariamente uma afta, mas pode aliviar o desconforto. A geleia ajuda a evitar rachaduras. Também serve como uma barreira protetora contra irritantes externos.
Sempre aplique remédios caseiros , cremes, géis ou pomadas no herpes labial usando um cotonete limpo ou uma bola de algodão.
Aftas e herpes labial causam dor e desconforto, mas é aí que suas semelhanças terminam. As aftas são úlceras que ocorrem no interior da boca, língua, garganta e bochechas. Geralmente são lesões planas. Eles não são contagiosos e não são causados pelo vírus herpes simplex.
O herpes labial geralmente é encontrado nos lábios e fora da boca. Eles são altamente contagiosos. O herpes labial é elevado e tem uma aparência “borbulhante”.
Para evitar espalhar herpes labial para outras pessoas, você deve lavar as mãos com frequência e evitar o contato da pele com outras pessoas. Certifique-se de não compartilhar itens que tocam sua boca, como protetor labial e utensílios de comida, com outras pessoas durante um surto.
Você pode ajudar a prevenir a reativação do vírus da afta aprendendo seus gatilhos e tomando medidas para evitá-los. Algumas dicas de prevenção incluem:
- Se você tiver herpes labial quando estiver no sol, aplique um protetor labial de óxido de zinco antes de absorver alguns raios.
- Se uma afta aparecer toda vez que você estiver estressado, pratique técnicas de gerenciamento de estresse , como meditação e diário.
- Evite beijar quem tem herpes labial e não faça sexo oral em quem tem herpes genital ativo.