Apnéia do sono - Doença, diagnóstico e tratamento

Sinais e sintomas com base nas informações que fornecer. Eles revisarão o histórico da sua família para apneia do sono ou outros distúrbios do sono, se você tem um fator de risco para a doença e se você tem alguma complicação de apneia do sono não diagnosticada (como fibrilação atrial, hipertensão difícil de controlar ou diabetes tipo 2 ).

Exame físico . Seu médico fará um exame físico em você para procurar sinais de outras condições que podem aumentar o risco de apneia do sono (como obesidade , estreitamento das vias aéreas superiores, amígdalas grandes ou circunferência do pescoço grande). Eles também podem observar o tamanho e a estrutura de sua mandíbula, bem como o tamanho e a posição de sua língua .

Eles verificarão seus pulmões, coração e sistemas neurológicos para ver se você tem algum problema comum relacionado à apnéia do sono.

Estudos do sono. Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista em sono ou a um centro de estudos do sono. Você pode fazer esses estudos em uma instituição especial ou em casa. Os testes irão:

  • Identifique quaisquer eventos durante o sono que estão relacionados à apnéia do sono (quando sua respiração para ou diminui enquanto você dorme)
  • Encontre níveis baixos ou altos de atividade nos músculos que controlam sua respiração
  • Examine os níveis de oxigênio no sangue enquanto você dorme
  • Observe a atividade do seu coração e cérebro durante o descanso

Com base no número de eventos de apnéia do sono que você teve em uma hora do teste do sono, seu médico pode diagnosticar você com apnéia do sono leve, moderada ou grave. Pessoas com apnéia do sono leve têm 5-14 eventos de apnéia em uma hora, aqueles com um caso moderado têm 15-29 em uma hora, e os médicos diagnosticam pessoas com 30 ou mais eventos de apnéia em uma hora com apnéia do sono severa.

Seu médico também pode solicitar outros exames para procurar condições médicas que podem causar sua apnéia do sono. Os exames de sangue podem verificar seus níveis hormonais e descartar distúrbios endócrinos que podem levar ao seu distúrbio do sono. Uma ultrassonografia pélvica pode examinar seus ovários e encontrar cistos, o que pode ajudar a localizar a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Como a apnéia do sono é tratada?

Se o seu médico descobrir que você tem apnéia do sono, ele sugerirá um tratamento com base na gravidade da sua condição. Para casos leves, pode ser necessário apenas fazer mudanças no estilo de vida. Eles podem pedir-lhe para perder pesoparar de fumar ou tratar alergias nasais (se tiver alguma).

Se isso não aliviar seus sintomas ou se você tiver um caso moderado a grave de apnéia do sono, seu médico recomendará outros tratamentos:

Pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Esta máquina envia pressão de ar através de uma máscara enquanto você está dormindo. Essa pressão do ar é maior do que a do ar ao seu redor, o que ajuda a manter as vias respiratórias superiores abertas para interromper a apnéia e o ronco. Se sua máscara de CPAP estiver desconfortável, converse com seu médico sobre outras opções para ajudá-lo a dormir bem.

Outros dispositivos de pressão das vias aéreas. Se uma máquina CPAP não funcionar para você, você pode tentar outro dispositivo que irá ajustar automaticamente a pressão enquanto você dorme, chamado auto-CPAP. As unidades BPAP, que fornecem pressão positiva de dois níveis nas vias aéreas, são outra opção que fornece ao corpo mais pressão ao inspirar e menos pressão ao expirar.

Aparelhos orais. Você também pode usar um aparelho bucal que ajude a manter a garganta aberta. Embora o CPAP seja geralmente mais eficaz, os aparelhos orais podem ser mais fáceis de usar. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar o certo para você.

Oxigênio suplementar. Pode ser necessário usar oxigênio extra ao dormir se você tiver apneia central do sono. Existem muitas formas de oxigênio e diferentes dispositivos que podem ajudar a administrá-lo aos pulmões.

Tratamento para outros problemas médicos. A apneia central do sono pode ser causada por distúrbios cardíacos ou neurotransmissores. Se você tratar essas doenças, também poderá controlar os sintomas da apnéia do sono.

Servoventilação adaptativa (ASV). Este é um dispositivo que pode “aprender” seu padrão de respiração. Enquanto você dorme, esta máquina de fluxo de ar usará pressão para normalizar seu padrão de respiração e interromper qualquer pausa em sua respiração. O ASV parece ser mais eficaz no tratamento complexo da apneia do sono do que outras formas de pressão positiva nas vias aéreas. Mas pode não ser uma boa opção para pessoas com apneia central do sono e insuficiência cardíaca avançada .

Cirurgia. Se outras opções de tratamento não ajudarem, seu médico pode sugerir cirurgia. Normalmente, você só iniciará um procedimento se outra forma de tratamento não aliviar sua apnéia do sono por mais de 3 meses ou se você tiver um raro problema de estrutura da mandíbula. As possíveis cirurgias incluem:

  • Remoção de tecido
  • Encolhimento do tecido
  • Reposicionamento da mandíbula
  • Implantes
  • Estimulação nervosa
  • Traqueostomia (ou criação de uma nova passagem de ar)

Cirurgia para remover amígdalas ou adenóides grandes e procedimentos para perda de peso podem ajudar a diminuir o ronco e ajudar no tratamento geral da apnéia do sono.

Complicações da apnéia do sono

A apneia do sono não tratada pode causar problemas médicos graves, como:

Fadiga diurna A apnéia do sono pode fazer com que você acorde repetidamente. Isso pode dificultar um sono normal e saudável. Isso pode causar sonolência diurna e irritabilidade. A fadiga diurna pode fazer com que você adormeça no trabalho ou na escola e aumenta a probabilidade de sofrer acidentes de trânsito ou de trabalho.

Pressão alta ou problemas cardíacos. Quedas repentinas nos níveis de oxigênio no sangue durante o sono podem aumentar sua pressão arterial e sobrecarregar o sistema cardiovascular. A apneia obstrutiva do sono também pode aumentar o risco de ataques cardíacos recorrentes , derrames ou batimentos cardíacos anormais.

Diabetes tipo 2 . A apnéia do sono aumenta o risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Síndrome metabólica. Os médicos descobriram que essa condição (que inclui pressão alta, níveis anormais de colesterolaçúcar alto no sangue e cintura maior) pode levar a um risco maior de doenças cardíacas .

Problemas com medicamentos e cirurgia. A apneia obstrutiva do sono pode fazer com que as pessoas tenham problemas com certos medicamentos ou após uma grande cirurgia, porque são mais propensas a ter problemas respiratórios (especialmente quando sob anestesia ou deitadas de costas).

Complicações hepáticas . A apneia do sono pode fazer com que as pessoas apresentem resultados anormais nos testes de função hepática . Seus fígados também têm maior probabilidade de mostrar sinais de cicatrizes.

Você corre o risco de ter apnéia do sono?

Esta condição pode afetar qualquer pessoa, mas algumas coisas colocam você em mais risco:

  • Estar acima do peso
  • Uma grande circunferência do pescoço que pode tornar suas vias aéreas mais estreitas
  • Uma via aérea estreitada que você herdou ou desenvolveu a partir de amígdalas ou adenóides grandes
  • Ser homem
  • Idoso
  • Uma história familiar de apneia do sono
  • Fumar
  • Uso de álcool, sedativos ou tranqüilizantes
  • nasal congestionamento
  • Condições médicas, como diabetes tipo 2 , insuficiência cardíaca congestiva , hipertensão, doença de Parkinson , SOP, distúrbios hormonais, derrame prévio ou doenças pulmonares crônicas como asma.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem