Causas de fadiga e sonolência e como combatê-las

 Não Dormir o Suficiente

Pode parecer óbvio, mas você pode estar dormindo muito pouco. Isso pode afetar negativamente sua concentração e saúde. Os adultos devem ter sete a oito horas todas as noites. 

Correção: Faça do sono uma prioridade e mantenha um horário regular. Proibir laptops, telefones celulares e televisores do seu quarto. Ainda com problemas? Procure ajuda de um médico. Você pode ter um distúrbio do sono.

Apneia do Sono

Algumas pessoas pensam que estão dormindo o suficiente, mas a apneia do sono atrapalha. Ele pára brevemente sua respiração durante a noite. Cada interrupção o acorda por um momento, mas você pode não estar ciente disso. O resultado: você fica sem sono apesar de passar oito horas na cama. O seu médico pode solicitar um estudo do sono para verificar isso. 

Correção: Perca peso se estiver acima do peso, pare de fumar e talvez precise de um dispositivo CPAP para ajudar a manter as vias aéreas abertas enquanto dorme.

Combustível insuficiente

Comer pouco causa fadiga, mas comer os alimentos errados também pode ser um problema. Comer uma dieta equilibrada ajuda a manter o açúcar no sangue em uma faixa normal e evita a sensação de lentidão quando o açúcar no sangue cai.

Correção: Sempre tome café da manhã e tente incluir proteínas e carboidratos complexos em todas as refeições. Por exemplo, coma ovos com torradas integrais. Também coma pequenas refeições e lanches ao longo do dia para obter energia sustentada.

Anemia

A anemia é uma das principais causas de fadiga em mulheres. A perda de sangue menstrual pode causar deficiência de ferro, colocando as mulheres em risco. Os glóbulos vermelhos (mostrados aqui) são necessários porque transportam oxigênio para os tecidos e órgãos.

Correção: Para anemia causada por deficiência de ferro, tomar suplementos de ferro e comer alimentos ricos em ferro, como carne magra, fígado, marisco, feijão e cereais enriquecidos, podem ajudar.

Depressão

Você pode pensar na depressão como um distúrbio emocional, mas também contribui para muitos sintomas físicos. Fadiga, dores de cabeça e perda de apetite estão entre os sintomas mais comuns. Se você se sentir cansado e "abatido" por mais de algumas semanas, consulte o seu médico.

Correção: a depressão responde bem à terapia de conversa e/ou medicação.

Hipotireoidismo

A tireóide é uma pequena glândula na base do pescoço. Ele controla seu metabolismo, a velocidade com que seu corpo converte combustível em energia. Quando a glândula está subativa e o metabolismo funciona muito devagar, você pode se sentir lento e ganhar peso.

Correção: se um exame de sangue confirmar que seus hormônios da tireoide estão baixos, os hormônios sintéticos podem ajudá-lo a se atualizar.

Sobrecarga de Cafeína

A cafeína pode melhorar o estado de alerta e a concentração em doses moderadas. Mas muito pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e o nervosismo. E pesquisas indicam que o excesso realmente causa fadiga em algumas pessoas.

Correção: reduza gradualmente o café, chá, chocolate, refrigerantes e quaisquer medicamentos que contenham cafeína. Parar de repente pode causar abstinência de cafeína e mais fadiga.

UTI Oculta

Se você já teve uma infecção do trato urinário (ITU), provavelmente está familiarizado com a dor em queimação e a sensação de urgência. Mas a infecção nem sempre se anuncia com sintomas tão óbvios. Em alguns casos, a fadiga pode ser o único sinal. Um teste de urina pode confirmar rapidamente uma ITU.

Correção: os antibióticos são a cura para as infecções do trato urinário, e a fadiga geralmente desaparece em uma semana.

Diabetes

Em pessoas com diabetes, níveis anormalmente altos de açúcar permanecem na corrente sanguínea em vez de entrar nas células do corpo, onde seriam convertidos em energia. O resultado é um corpo que fica sem energia apesar de ter o suficiente para comer. Se você tiver fadiga persistente e inexplicável, pergunte ao seu médico sobre fazer o teste para diabetes.

Correção: Os tratamentos para diabetes podem incluir mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, terapia com insulina e medicamentos para ajudar o corpo a processar o açúcar.

Desidratação

Sua fadiga pode ser um sinal de desidratação. Esteja você trabalhando ou trabalhando em uma mesa, seu corpo precisa de água para funcionar bem e se refrescar. Se você está com sede, você já está desidratado.

Correção: Beba água ao longo do dia para que sua urina fique com uma cor clara. Tome pelo menos dois copos de água uma hora ou mais antes de uma atividade física planejada. Em seguida, beba durante o treino e depois beba mais duas xícaras.

Doença Cardíaca

Quando a fadiga atinge durante as atividades cotidianas, como limpar a casa ou capinar o quintal, pode ser um sinal de que seu coração não está mais à altura do trabalho. Se você perceber que está ficando cada vez mais difícil terminar tarefas que antes eram fáceis, converse com seu médico sobre doenças cardíacas.

Correção: Mudanças no estilo de vida, medicamentos e procedimentos terapêuticos podem controlar doenças cardíacas e restaurar sua energia.

Distúrbio do Sono no Trabalho por Turnos

Trabalhar à noite ou turnos rotativos podem atrapalhar seu relógio interno. Você pode se sentir cansado quando precisa estar acordado. E você pode ter problemas para dormir durante o dia.

Correção: Limite sua exposição à luz do dia quando precisar descansar. Deixe seu quarto escuro, silencioso e fresco. Ainda com problemas de sono? Converse com seu médico. Suplementos e medicamentos podem ajudar.

Alergias Alimentares

Alguns médicos acreditam que as alergias alimentares ocultas podem deixá-lo sonolento. Se sua fadiga se intensificar após as refeições, você pode ter uma leve intolerância a algo que está comendo – não o suficiente para causar coceira ou urticária, apenas o suficiente para deixá-lo cansado.

Correção: tente eliminar os alimentos um de cada vez para ver se sua fadiga melhora. Você também pode perguntar ao seu médico sobre um teste de alergia alimentar.

SFC e fibromialgia

Se sua fadiga durar mais de seis meses e for tão grave que você não consiga gerenciar suas atividades diárias, a síndrome da fadiga crônica ou a fibromialgia são uma possibilidade. Ambos podem ter vários sintomas, mas a exaustão persistente e inexplicável é o principal.

Correção: Embora não haja uma solução rápida para a SFC ou a fibromialgia, os pacientes geralmente se beneficiam mudando sua programação diária, aprendendo melhores hábitos de sono e iniciando um programa de exercícios suaves.

Correção rápida para fadiga leve

Se você tem fadiga leve que não está ligada a nenhuma condição médica, a solução pode ser o exercício. Pesquisas sugerem que adultos saudáveis, mas cansados, podem obter um aumento significativo de energia com um programa de exercícios modesto. Em um estudo, os participantes andaram de bicicleta ergométrica por 20 minutos em um ritmo leve. Fazer isso apenas três vezes por semana foi suficiente para combater a fadiga.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem