Ensine boas maneiras às crianças

 De arrotar em público a não apertar as mãos, crianças e boas maneiras nem sempre são uma combinação natural. A cada cutucada no nariz pode parecer uma batalha perdida, mas existem maneiras de transformar seus monstrinhos em seres humanos civilizados.

Aqui estão três sugestões infalíveis dos gurus das boas maneiras.

Bom: contar histórias

Você não pode realmente pregar boas maneiras. As crianças só vão ouvir "Blá, blá, blá". 

Digamos que você queira que seus filhos façam contato visual e apertem as mãos com firmeza quando encontrarem pessoas. Mas por que apertamos as mãos? “Você estende a mão para mostrar que não está segurando uma arma – ou pelo menos era o que eles faziam nos tempos medievais”, diz Post.

E que tal querer que as crianças tirem seus boné na mesa? Essa prática educada também vem do tempo dos cavaleiros, que tiravam seus capacetes ou levantavam suas viseiras na mesa para que as pessoas soubessem se eram amigos ou inimigos. Falar de armas e cavaleiros manterá as crianças intrigadas o suficiente para prestar atenção às suas lições sobre boas maneiras. "As crianças adoram essas histórias e não as esquecem", diz Post.

Melhor: coloque na música

Crianças (especialmente meninos) adoram ruídos corporais. Se os sons não estão saindo de suas bocas, eles estão saindo de seus traseiros – e isso obviamente não é uma boa educação em público. 

Melhor: Anfitrião de um jantar de ensaio

OK, digamos que você queira ir a um restaurante sem que seus filhos ajam como pagãos. Então: Pratique em casa primeiro. Use pratos e copos de verdade, guardanapos de pano e uma toalha de mesa, e talvez até peça para todos se vestirem.

Defina algumas regras claras de boas maneiras à mesa de jantar. Alguns princípios básicos incluem dizer "por favor" e "obrigado" ao pedir aos outros para passarem itens, mastigar com a boca fechada, não falar com a boca cheia e segurar utensílios como um lápis em vez de uma pá. Uma vez que todos seguem as regras com sucesso, toda a família ganha! O prêmio? Um bom jantar em um restaurante bacana... incluindo sobremesa!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem