O que é doença pulmonar intersticial infantil?

 A doença pulmonar intersticial infantil , conhecida como “chILD”, é um grupo de doenças pulmonares raras que afetam bebês, crianças e adolescentes .


Todas as formas de chILD causam danos aos pulmões de uma criança , por isso não funcionam corretamente.

Muitos tipos de crianças afetam o interstício, um tecido fino entre os minúsculos sacos aéreos e os vasos sanguíneos nos pulmões. Alguns tipos de crianças também envolvem outras áreas dos pulmões.

Os médicos começaram a entender essa condição nos últimos anos, e há muita coisa que eles não sabem. Por exemplo, eles não têm certeza de quantas crianças têm filhos.

Entre as crianças com criança, algumas nascem com ela e outras a têm mais tarde na infância. Os adultos também podem ter doença pulmonar intersticial, mas as causas e os resultados geralmente são diferentes.

Causas

ChILD pode surgir sem uma causa conhecida. Por outro lado, certos genes, toxinas ou outras doenças podem ser os culpados.

Algumas causas possíveis são:

Condições hereditárias : Distúrbios que causam problemas com o surfactante – um fluido nos pulmões que ajuda o seu filho a respirar – podem ser transmitidos através dos genes.

Distúrbios do sistema imunológico : Certos problemas do sistema imunológico tornam mais difícil para as crianças combater doenças.

Doenças autoimunes : ocorrem quando o sistema imunológico do seu filho ataca erroneamente tecidos saudáveis. A doença inflamatória intestinal e a doença vascular do colágeno são duas condições autoimunes comumente associadas à chILD.

Infecção : Algumas crianças ficam CHILD após um resfriado ou vírus.

Defeitos congênitos : Os bebês podem nascer com um defeito congênito que causa problemas nos pulmões.

Aspiração : Quando você inala alimentos, líquidos ou vomita em seus pulmões, podem ocorrer danos. A aspiração geralmente afeta crianças com problemas de deglutição ou uma condição chamada doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ).

Tratamentos do câncer : Terapias, como radiação e quimioterapia , podem levar à criança.

Gatilhos ambientais : Produtos químicos e fungos podem irritar os pulmões do seu filho.

Cirurgias: Um transplante de pulmão ou transplante de medula óssea pode ser o responsável por certos casos de chILD.

Tipos

Existem diferentes tipos de crianças. Muitos têm nomes longos e difíceis de pronunciar. Apesar de todas serem consideradas doenças raras, algumas formas são mais comuns em faixas etárias específicas.

As doenças ChILD que geralmente afetam os bebês são:

  • Mutações de disfunção surfactante
  • Distúrbios do desenvolvimento, como displasia capilar alveolar
  • Anormalidades do crescimento pulmonar
  • Hiperplasia de células neuroendócrinas da infância (NEHI)
  • Glicogenose intersticial pulmonar (PIG)

Os tipos de chILD que são mais comuns em crianças e adolescentes são:

Pneumonias intersticiais idiopáticas : Esta categoria inclui pneumonia em organização criptogênica, pneumonia intersticial aguda, pneumonia intersticial inespecífica, pneumonia intersticial descamativa e pneumonia intersticial linfocítica.

Outros distúrbios primários: Esses distúrbios podem ser síndromes de hemorragia alveolar, síndromes de aspiração, pneumonite de hipersensibilidade, bronquiolite obliterante, pneumonia eosinofílica, proteinose alveolar pulmonar, infiltrados pulmonares com eosinofilia, distúrbios linfáticos pulmonares (linfangiomatose, linfangiectasia) ou distúrbios vasculares pulmonares (hemangiomatose).

DPI associada a processos de doença sistêmica: Exemplos são doenças do tecido conjuntivo, histiocitose, doença pulmonar relacionada a malignidade , sarcoidose e doenças de armazenamento.

Distúrbios do sistema imunológico comprometido : Este grupo inclui infecção oportunista, distúrbios relacionados à intervenção terapêutica, doenças pulmonares associadas ao transplante de pulmão e medula óssea e dano alveolar difuso de causa desconhecida.

Sintomas

Os sinais e sintomas de chILD geralmente dependem do tipo de doença e de sua gravidade. Eles podem incluir:

  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Respiração rápida ou ruidosa
  • Chiado
  • Tosse ou congestão no peito
  • Ataques repetidos de pneumonia ou bronquite
  • Baixos níveis de oxigênio
  • Não ganhar peso ou crescer em altura

Adultos vs. Doença Intersticial Infantil

Algumas crianças que têm CHILD terão a condição ao longo de suas vidas, então tecnicamente pode acontecer tanto em crianças quanto em adultos.

Mas quando um adulto é diagnosticado com uma doença pulmonar intersticial, os médicos geralmente a consideram uma condição completamente diferente da criança.

Crianças com chILD devem consultar um pneumologista pediátrico, em vez de um médico especializado em adultos.

Diagnóstico

Muitas vezes é difícil diagnosticar a criança. Cada tipo é diferente, portanto, os métodos usados ​​pelo seu médico variam.

Os testes que ajudam a diagnosticar chILD incluem:

Raio-X de tórax ou tomografia computadorizada : Esses procedimentos de imagem usam raios-X para tirar fotos dos pulmões do seu filho.

Testes de função pulmonar : os médicos medem como as crianças inspiram e expiram para examinar o funcionamento de seus pulmões.

Exames de sangueÀs vezes, as coletas de sangue são usadas para verificar se há genes anormais.

Lavagem broncoalveolar : Com este procedimento, o médico injeta água salgada através de um tubo nos pulmões do seu filho para ver tipos específicos de células. Pode ajudar a detectar uma lesão pulmonar , aspiração, infecção ou um problema nas vias aéreas.

Biópsia pulmonar : Um cirurgião retira um pequeno pedaço de tecido pulmonar para testar em um laboratório.

Tratamento

Muito pouca pesquisa foi feita sobre como tratar a criança. Mas algumas terapias podem ajudar os pulmões das crianças a funcionar melhor, aliviar os sintomas ou simplesmente fazer com que se sintam melhor.

Seu médico pode recomendar:

MedicamentosOs esteróides diminuem a inflamação pulmonar , os antimicrobianos tratam infecções e os broncodilatadores ajudam a relaxar os músculos ao redor das vias aéreas.

Oxigênio : Mais oxigênio pode ajudar as crianças a respirar melhor e dar um descanso ao coração.

Nutrição : Um plano alimentar que se concentre no ganho de peso pode beneficiar algumas crianças com CHILD.

Reabilitação pulmonar e exercícios : Terapias especiais visam aliviar o congestionamento e melhorar o funcionamento dos pulmões (seu médico pode chamar isso de “função pulmonar”).

Máquinas de respiração : Dispositivos chamados ventiladores podem ajudar as crianças a respirar mais facilmente.

Transplante de pulmão : Esta pode ser uma opção para crianças com casos graves ou com risco de vida de chILD. Até agora, chILD não parece voltar em crianças que fazem a cirurgia.

Qual é a Perspectiva?

Sem cura para a criança, a condição surge e avança de forma diferente em cada criança.

Alguns casos são graves e tendem a ser fatais em idade precoce. Outros tipos permanecem os mesmos ou pioram lentamente. Mas certas formas da doença, como a hiperplasia de células neuroendócrinas da infância, podem até melhorar com o tempo.

Crianças com CHILD podem ter necessidades especiais. É uma boa ideia conversar com professores, familiares e outros pais sobre maneiras de apoiar seu filho e o resto de sua 

Teste de Função Pulmonar

O que são testes de função pulmonar (TFPs)?

Os testes de função pulmonar (PFTs) são testes pulmonares. Eles mostram o quão bem seus pulmões funcionam. Eles não são invasivos, o que significa que o médico não corta você ou coloca qualquer ferramenta dentro do seu corpo.

Por que os testes de função pulmonar são feitos?

Testar seus pulmões pode ajudar os médicos a diagnosticar doenças pulmonares , como:

  • Asma
  • Alergias
  • Bronquite crônica
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC )
  • Tecido pulmonar danificado ou cicatrizado
  • Doença causada pela inalação de fibras de amianto
  • Sarcoidose , uma coleção de células inflamatórias ao redor de órgãos
  • Câncer de pulmão
  • Infecções
  • Vias aéreas espessadas, esticadas ou aumentadas
  • Espessamento ou endurecimento de seus tecidos conjuntivos ( esclerodermia )
  • Fraqueza dos músculos na parede do peito

Você precisa de um diagnóstico para obter o tratamento certo.

O que acontece durante os testes de função pulmonar?

Seu médico escolhe seus testes com base no que eles precisam descobrir. Cada teste funciona de uma maneira diferente.

Espirometria

Este é um dos testes de função pulmonar mais comuns. A espirometria mede a quantidade de ar que você pode inspirar e expirar. Ele também mede a rapidez com que você pode esvaziar o ar de seus pulmões.

A espirometria ajuda a diagnosticar problemas respiratórios como asma e DPOC . Se você estiver tomando um medicamento para asma , a espirometria pode ajudar seu médico a saber como o medicamento está funcionando.

Durante o teste, você respirará o máximo de ar que puder. Em seguida, você soprará rapidamente o máximo de ar possível através de um tubo conectado a uma máquina chamada espirômetro.

O teste mede duas coisas:

  • O máximo de ar que você pode expirar depois de inalar profundamente. Os resultados informarão se você está menos capaz de respirar normalmente.
  • Quanto ar você pode exalar em 1 segundo. A pontuação informa ao seu médico a gravidade do seu problema respiratório.

Pletismografia corporal

Você vai inspirar profundamente para pletismografia corporal, que mede a quantidade de ar em seus pulmões quando você inspira. Ele também verifica quanto ar permanece em seus pulmões depois de expirar o máximo que puder.

A pletismografia é usada por várias razões:

  • Seu médico pode solicitar este teste para ver como uma doença como DPOC ou asma afeta seus pulmões. O teste pode mostrar que seu tratamento precisa mudar.
  • Pode ajudar a confirmar se você tem uma doença pulmonar que reduz a quantidade de espaço em seus pulmões. Seu médico pode chamar isso de doença restritiva.
  • Pode mostrar se suas vias aéreas se estreitaram. Nesse caso, o teste pode ajudar seu médico a decidir se os medicamentos pulmonares chamados broncodilatadores podem ajudá-lo. Broncodilatadores abrem as vias aéreas.
  • Isso pode ajudar seu médico a descobrir o quão bem você se sairia se precisasse de cirurgia.

O teste é indolor e dura cerca de 15 minutos. Durante a pletismografia, você se senta em uma caixa de plástico transparente. Você usa um clipe nasal e respira pela boca através de um bocal especial.

Capacidade de difusão pulmonar

Um teste de capacidade de difusão pulmonar mede quão bem o oxigênio se move dos pulmões para o sangue .

Este teste é semelhante à espirometria. Você respira em um tubo conectado a uma máquina. O teste pode ajudar a diagnosticar uma doença dos vasos sanguíneos entre o coração e os pulmões, e pode mostrar a quantidade de danos causados ​​por uma doença como o enfisema , uma doença na qual seus sacos aéreos são gradualmente destruídos.

Teste de provocação brônquica

Se você tem asma, sabe que fatores como exercícios , fumaça e poeira podem dificultar a respiração repentinamente. Um teste de provocação brônquica pode ajudar a diagnosticar a asma. O seu médico também pode usá-lo para medir a gravidade da sua asma.

Durante o teste, você inala um medicamento que torna as vias aéreas estreitas. Então, você faz um teste de espirometria. Você faz isso várias vezes. Seu médico usará as leituras para saber o quanto suas vias aéreas se estreitam durante um ataque de asma .

Teste de esforço cardiopulmonar

Este teste mede a força do pulmão e do coração . Geralmente é administrado a pessoas que podem ter doenças cardíacas ou problemas pulmonares . Às vezes, essas condições aparecem apenas durante o exercício .

Durante o teste, você caminha em uma esteira ou anda de bicicleta ergométrica. O médico fica de olho na sua frequência cardíaca à medida que seu coração bate cada vez mais rápido. Você vai respirar em um tubo que monitora seus pulmões enquanto eles trabalham mais.

Teste de oximetria de pulso

Este teste indolor mede a quantidade de oxigênio no sangue. O médico prende uma sonda no dedo, no lóbulo da orelha ou em outra parte da pele . O dispositivo usa luz para medir o nível de oxigênio nos glóbulos vermelhos.

Gasometria arterial

Este teste mede os níveis de gases como oxigênio e dióxido de carbono no sangue retirado de uma de suas artérias .

Você normalmente vai a um hospital ou ao consultório do seu médico para um teste de gasometria arterial. Uma enfermeira ou técnico usará uma agulha para tirar o sangue, provavelmente do seu pulso. Pode doer e você pode sangrar um pouco onde a agulha entrou.

Teste de óxido nítrico exalado fracionado

Quando você tem certos tipos de asma, pode ter altos níveis de um gás chamado óxido nítrico em seu corpo. O teste de óxido nítrico exalado fracionado mede quanto dele está no ar que você expira.

Para este teste, você expira lenta e firmemente em um tubo conectado a um dispositivo portátil.

Como se preparar para testes de função pulmonar

Seu médico explicará o teste e o que você pode esperar. Faça-lhes quaisquer perguntas que possa ter. Eles também podem dizer para você usar roupas largas e sapatos confortáveis.

Para obter os melhores resultados:

  • Tome seus medicamentos antes do teste, a menos que seu médico lhe diga para não fazê-lo.
  • Não fume antes do teste; pergunte ao seu médico quanto tempo antes do teste você deve parar.
  • Se você usar um inalador de ação curta , tente não usá-lo por 6 a 8 horas antes do teste. Se você precisar usá-lo, informe seu médico antes do teste.
  • Não beba álcool pelo menos 4 horas antes do teste.
  • Não coma uma grande refeição pelo menos 2 horas antes do teste.
  • Não faça nenhum exercício duro pelo menos 30 minutos antes do teste.

Resultados do Teste de Função Pulmonar

A maioria dos testes leva de 15 a 30 minutos. Você pode estar cansado depois. Sua equipe médica lhe dará tempo para descansar. Então, você pode voltar às suas atividades normais.

Algumas coisas podem afetar a precisão dos resultados. Eles incluem:

  • Quão bem você segue as instruções da equipe médica
  • Medicamentos que afetam suas vias aéreas
  • Medicamentos para a dor
  • Gravidez
  • Inchaço do estômago
  • Fadiga severa

Os resultados “normais” são baseados em sua idade, altura e sexo. Um resultado que não é normal pode significar que você tem um problema pulmonar. Seu médico conversará com você sobre o que seus resultados significam e as próximas etapas a serem seguidas.

Riscos do Teste de Função Pulmonar

Testes de função pulmonar geralmente são seguros. Os riscos incluem:

  • Tontura
  • Falta de ar
  • Tosse
  • Um ataque de asma

Seu médico provavelmente não recomendará um PFT se você tiver:

  • Fez cirurgia ocular recente
  • Teve cirurgia recente na barriga ou no peito
  • Dor no peito, ataque cardíaco recente ou certas condições cardíacas
  • Um vaso sanguíneo protuberante ( aneurisma ) em sua barriga, peito ou cérebro
  • Uma tuberculose ativa ou infecção respiratória

Se você notou que está com falta de ar, pergunte ao seu médico sobre fazer um teste de função pulmonar em breve.

Testes de função pulmonar são importantes, se você foi diagnosticado com um problema respiratório ou acha que pode ter um. Eles podem ser o primeiro passo para respirar mais facilmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem