Suas canelas latejam e doem após sua corrida diária ou apenas correndo para pegar o ônibus?
Pode ser dores nas canelas. Você pode ouvir um médico chamá-lo de síndrome do estresse tibial medial. A causa é o estresse na tíbia e nos tecidos conjuntivos que prendem os músculos aos ossos. Eles ficam inflamados e doloridos.
Este problema comum pode resultar de:
- Pés chatos - quando o impacto de um passo faz com que o arco do pé entre em colapso (seu médico chamará isso de pronação excessiva)
- Sapatos que não se encaixam bem ou fornecem um bom suporte
- Treinar sem alongamentos de aquecimento ou desaquecimento
- Tornozelos, quadris ou músculos do núcleo fracos
Se você for ativo, poderá obtê-los se fizer mudanças repentinas, como treinos mais intensos, mais frequentes ou mais longos.
Como eles são tratados?
Muitas vezes curam por conta própria. Se você for ao médico, espere fazer um exame físico completo. Eles podem querer ver você correr para procurar problemas. Eles também podem fazer radiografias ou cintilografias ósseas para procurar fraturas .
- Descanse seu corpo. Precisa de tempo para cicatrizar.
- Gelo sua canela para aliviar a dor e inchaço. Faça isso por 20 a 30 minutos a cada 3 a 4 horas por 2 a 3 dias, ou até que a dor desapareça.
- Use palmilhas ou órteses para seus sapatos. Inserções de sapato - que podem ser feitas sob medida ou compradas na prateleira - podem ajudar se seus arcos colapsarem ou achatarem quando você se levantar.
- Tome analgésicos anti-inflamatórios, se precisar . Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides ( AINEs ), como aspirina , ibuprofeno ou naproxeno , ajudarão com a dor e o inchaço. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, como maior chance de sangramento e úlceras . Use-os conforme indicado no rótulo, a menos que seu médico diga o contrário.
4 sinais de que suas dores nas canelas estão curadas
Você saberá que eles estão totalmente curados quando:
- Sua perna lesionada é tão flexível quanto a outra perna.
- Sua perna lesionada parece tão forte quanto a outra perna.
- Você pode empurrar com força em pontos que costumavam ser dolorosos.
- Você pode correr, correr e pular sem dor.
Não há como dizer exatamente quando suas dores nas canelas vão embora. Depende do que os causou. As pessoas também curam em taxas diferentes; 3 a 6 meses não é incomum.
A coisa mais importante é que você não se apresse de volta ao seu esporte. Se você começar a se exercitar antes que sua canela se cure, você pode se machucar permanentemente.
Faça uma nova atividade sem impacto que não agrave suas dores nas canelas enquanto elas curam. Se você é um corredor, tente nadar ou um programa agressivo de bicicleta intervalada.
Se as dores nas canelas não melhorarem ou se voltarem, seu médico pode sugerir que você consulte um fisioterapeuta. Eles podem tratar problemas nas pernas ou na maneira como você se move que podem causar o problema. Um terapeuta também pode ajudar a aliviar a dor e orientar seu retorno ao esporte.
Eles também garantirão que você não tenha uma fratura por estresse - pequenas rachaduras na tíbia.