Primeiro trimestre da gravidez

 

Qual é o primeiro trimestre da gravidez?

O primeiro trimestre é a primeira fase da gravidez. Começa no primeiro dia do seu último período – antes mesmo de você estar realmente grávida – e dura até o final da 13ª semana. É um momento de grande expectativa e de mudanças rápidas para você e seu bebê. Saber o que esperar irá ajudá-lo a se preparar para os próximos meses.

Alterações do primeiro trimestre em seu corpo

A gravidez é diferente para cada mulher. Algumas mulheres brilham com boa saúde durante os primeiros 3 meses; outros se sentem absolutamente miseráveis. Aqui estão algumas das mudanças que você pode notar, o que elas significam e quais sinais justificam uma ligação para o seu médico.

Sangramento . Cerca de 25% das mulheres grávidas apresentam sangramento leve durante o primeiro trimestre . No início da gravidez, manchas leves podem ser um sinal de que o embrião fertilizado se implantou em seu útero. Mas se você tiver sangramento intenso, cólicas ou dor aguda na barriga, ligue para o médico. Estes podem ser sinais de aborto espontâneo ou gravidez ectópica (uma gravidez em que o embrião se implanta fora do útero).

Sensibilidade do peito . Seios doloridos são um dos primeiros sinais de gravidez . Eles são desencadeados por alterações hormonais, que estão preparando seus dutos de leite para alimentar seu bebê. Seus seios provavelmente ficarão doloridos durante o primeiro trimestre. Subir um tamanho de sutiã (ou mais) e usar um sutiã de suporte pode fazer você se sentir mais confortável. Você provavelmente não voltará ao tamanho normal do sutiã até que o bebê termine de mamar.

Constipação . Durante a gravidez, altos níveis do hormônio progesterona retardam as contrações musculares que normalmente movem os alimentos pelo seu sistema. Acrescente a isso o ferro extra que você está recebendo de sua vitamina pré-natal, e o resultado é uma constipação desconfortável e gases que podem mantê-la inchada durante a gravidez. Coma mais fibras e beba líquidos extras para manter as coisas em movimento mais suavemente. A atividade física também pode ajudar.

Se a sua constipação está realmente incomodando você, converse com seu médico sobre quais laxantes leves ou amaciantes de fezes são seguros para uso durante a gravidez.

Descarga . É normal ver uma secreção fina e leitosa (chamada leucorreia) no início da gravidez. Você pode usar um protetor de calcinha se isso te deixar mais confortável, mas não use um absorvente interno porque ele pode colocar germes em sua vagina . Se o corrimento cheirar muito mal, se estiver verde ou amarelo, ou se houver muito corrimento claro, chame o médico.

Fadiga . Seu corpo está trabalhando duro para sustentar um bebê em crescimento. Isso significa que você vai se cansar mais facilmente do que o normal. Tire sonecas ou descanse quando precisar durante o dia. Certifique-se de obter ferro suficiente. Muito pouco pode levar à anemia , o que pode deixá-lo ainda mais cansado.

A comida gosta e não gosta . Embora você não queira uma tigela de sorvete de menta coberto com picles de endro, como diz o velho estereótipo, seus gostos podem mudar durante a gravidez. Mais de 60% das mulheres grávidas têm desejos por comida. Mais da metade tem alimentos que eles realmente não gostam. Ceder aos desejos de vez em quando é bom, desde que você coma alimentos saudáveis ​​​​e de baixa caloria na maior parte do tempo. A exceção é a pica – um desejo por não-alimentos como argila, sujeira e amido de roupa, que pode ser perigoso para você e seu bebê. Se você sentir esse tipo de desejo, informe o seu médico imediatamente.

Fazer xixi muito . Seu bebê ainda é muito pequeno, mas seu útero está crescendo e está pressionando sua bexiga . Como resultado, você pode sentir que precisa ir ao banheiro o tempo todo. Não pare de beber líquidos - seu corpo precisa deles - mas reduza a cafeína (que estimula a bexiga ), especialmente antes de dormir . Quando a natureza chamar, atenda o mais rápido possível. Não segure.

Azia . Durante a gravidez, seu corpo produz mais do hormônio progesterona . Relaxa os músculos lisos, como o anel de músculo no esôfago inferior , o tubo que conecta a boca e o estômago. Esses músculos normalmente mantêm alimentos e ácidos no estômago . Quando eles se soltam, você pode ter refluxo ácido , também conhecido como azia . Para evitar a queimadura :

  • Coma algumas pequenas refeições ao longo do dia.

  • Não se deite logo após comer.

  • Evite alimentos gordurosos, picantes e ácidos (como frutas cítricas).

  • Tente levantar seus travesseiros quando você dorme .

Mudanças de humor . O aumento da fadiga e a mudança de hormônios podem colocá-lo em uma montanha-russa emocional que o leva de alegre a infeliz, ou de esperançoso a aterrorizado em questão de segundos. Não há problema em chorar, mas se você se sentir sobrecarregado, tente encontrar um ouvido compreensivo. Você pode conversar com seu parceiro, um amigo, um membro da família ou até mesmo um profissional.

Enjoo matinal . A náusea é um dos sintomas mais comuns da gravidez . Até 85% das mulheres grávidas têm. Resulta de mudanças hormonais em seu corpo e pode durar todo o primeiro trimestre. Para algumas mulheres grávidas, a náusea é leve. Outros não podem começar o dia sem vomitar . A náusea geralmente é pior pela manhã (daí o nome, " enjôo matinal "). Para acalmar sua náusea, tente comer lanches pequenos, sem graça ou ricos em proteínas (biscoitos, carne ou queijo) e beber água, suco de frutas claro (suco de maçã) ou refrigerante de gengibre. Você pode até querer fazer isso antes de sair da cama. Evite qualquer alimento que faça você mal ao estômagoA náusea em si não é motivo de preocupação, mas se for grave ou simplesmente não desaparecer, pode afetar a quantidade de nutrição que seu bebê recebe. Ligue para o seu médico se você não conseguir parar de vomitar ou não conseguir engolir nenhum alimento.

Ganho de peso . A gravidez é uma das poucas vezes na vida de uma mulher em que o ganho de peso é considerado uma coisa boa, mas não exagere. Durante o primeiro trimestre, você deve ganhar cerca de 3-6 libras (seu médico pode sugerir que você ajuste seu ganho de peso para cima ou para baixo se você começou a gravidez abaixo do peso ou acima do peso ). Embora você esteja carregando uma pessoa extra, você realmente não está comendo por dois. Você só precisa de cerca de 150 calorias extras por dia durante o primeiro trimestre. Obtenha essas calorias de maneira saudável, adicionando frutas e vegetais extras , leite, pão integral e carne magra à sua dieta.

  • Continue com visitas pré-natais a cada 4 semanas. O médico verificará seu peso e pressão arterial, testará sua urina e ouvirá os batimentos cardíacos do seu bebê.

  • Saiba quais outros testes e exames que você pode precisar, como testes para procurar problemas genéticos com seu bebê.

  • Comece a tomar uma vitamina pré-natal com pelo menos 400 microgramas de ácido fólico para ajudar o cérebro e a medula espinhal do bebê a crescer adequadamente.

  • Pergunte ao seu médico quais medicamentos prescritos e de venda livre você ainda pode tomar com segurança.

  • Dê uma olhada em sua dieta e faça as alterações necessárias para garantir que você e seu bebê recebam a nutrição correta. Beba bastante água.

  • Quebre maus hábitos como fumar e usar drogas ilegais. Corte o álcool e reduza a cafeína.

  • Mantenha sua rotina de exercícios, mas ouça seu corpo. Você pode precisar mudar o tipo de exercício que faz ou relaxar um pouco.

  • Pesquise quanto custa ter um bebê e comece a fazer mudanças. Você vai ter que pagar por cuidados infantis? Você vai cortar no trabalho? Elabore um novo orçamento que reflita a nova adição.

  • Decida quando e como você compartilhará suas notícias. Você pode esperar até ouvir os batimentos cardíacos do bebê ou passar com segurança pelo primeiro trimestre. Também é inteligente descobrir as políticas da sua empresa sobre licença maternidade e conhecer seus direitos antes de contar ao seu chefe.

Sintomas de emergência durante o primeiro trimestre

Qualquer um desses sintomas pode ser um sinal de que algo está seriamente errado com sua gravidez. Não espere sua consulta pré-natal para falar sobre isso. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir:

  • Dor abdominal intensa
  • Sangramento intenso
  • Tontura severa
  • Ganho de peso rápido ou pouco ganho de peso

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem