Sua lista de verificação pré-gravidez

 Você pode não estar grávida ainda, mas há muito que você pode fazer agora para se tornar o mais saudável possível para um bebê em crescimento . Considere esta sua lista de tarefas preconcebidas.


1. Marque uma consulta com seu médico.

É verdade que você os verá muito depois de conceber, mas é uma boa ideia marcar uma visita com antecedência também, mesmo que já tenha estado grávida antes. Se você tiver algum problema de saúde que possa afetar suas chances de conceber ou que possa tornar a gravidez mais arriscada, é importante controlá-los agora.

Seu médico desejará iniciar um exame pré-gravidez obtendo um histórico médico completo de você e de seu parceiro. Eles também podem querer fazer vários testes - como exames de sangue e Papanicolau - para garantir que nenhum de vocês tenha condições médicas que possam afetar a gravidez ou suas chances de conceber. Seu médico pode testar doenças como:

  • Rubéola , ou imunidade ao sarampo alemão
  • Imunidade à catapora
  •  HIV
  • Imunidade à hepatite B
  •  Herpes
  • Outras DSTs (como clamídia , sífilis e gonorreia )
  • Problemas de tireóide (com um teste de TSH)
  • Outras condições, como toxoplasmose e parvovírus B19 (também chamada de quinta doença )

Finalmente, dependendo da sua etnia, seu médico pode recomendar testes genéticos para:

  •  Anemia falciforme
  • Talassemia (uma forma hereditária de anemia)
  • Doenças genéticas comuns na população judaica Ashkenazi, como a doença de Tay-Sachs

Se estiver na hora de atualizar suas vacinas, é importante fazê-lo antes de engravidar. Algumas vacinas específicas, como as vacinas MMR ( sarampo - caxumba - rubéola), varicela (o vírus que causa varicela) ou vacinas contra a hepatite A aumentam o risco de defeitos congênitos. Os especialistas aconselham que você espere pelo menos 28 dias após receber algumas dessas vacinas antes de tentar engravidar.

Converse com seu médico sobre as vacinas que você precisa agora e quais você precisará mais tarde. Os médicos dão algumas injeções durante a gravidez, como a vacina Tdap para coqueluche , para que seu bebê também possa se beneficiar da proteção.

Se doenças como fibrose cística ou doença falciforme ocorrem em sua família ou na família de seu parceiro, você também pode consultar um conselheiro genético ou fazer testes de triagem pré-concepção.

2. Verifique suas gengivas.

Há uma conexão entre uma boa saúde bucal e uma gravidez saudável. A gengivite está ligada ao nascimento precoce e ao baixo peso ao nascer. Então agora é a hora de consultar um dentista para resolver qualquer problema.

3. Pare de fumar e beber.

Você já deve saber que o tabaco e o álcool durante a gravidez nunca são bons. Eles são ruins para o crescimento de um bebê e podem causar problemas de saúde para eles quando envelhecem.

Mas mesmo agora, fumar e beber pode dificultar a gravidez e aumentar suas chances de aborto . Converse com seu médico sobre programas que podem ajudá-lo a abandonar esses hábitos.

4. Reduza a cafeína .

Beber mais de duas xícaras de café ou cinco latas de refrigerante por dia (cerca de 250 miligramas de cafeína) pode dificultar a concepção e aumentar as chances de aborto.

Mudar para o descafeinado agora tem outra vantagem: você não terá que aturar os desejos de cafeína durante as primeiras semanas de gravidez.

5. Coma de forma inteligente.

Não há melhor momento para cortar junk food e todas as suas calorias vazias. Certifique-se de consumir muitas frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras todos os dias.

Uma dieta saudável antes de conceber pode diminuir a probabilidade de você ter diabetes gestacional , um tipo que afeta mulheres grávidas.

6. Tome ácido fólico .

O ácido fólico, encontrado naturalmente em vegetais de folhas verdes e artificialmente em farinha fortificada e produtos de arroz, demonstrou reduzir o risco de certos defeitos congênitos.

Os especialistas recomendam que, além de uma boa dieta, você tome um multivitamínico com ácido fólico diariamente por 3 meses antes da gravidez e continue durante toda a gravidez. Se você teve uma gravidez anterior em que o feto teve defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal, seu médico provavelmente recomendará uma dose mais alta de 4 mg de ácido fólico por dia.

7. Elimine quilos extras.

O peso extra pode aumentar suas chances de problemas como diabetes gestacional e pressão alta durante a gravidez – uma condição chamada pré- eclâmpsia .

Geralmente não é uma boa ideia perder peso enquanto você está grávida, então se você quer perder peso, comece agora.

8. Pense nos remédios que você toma.

É importante informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando – prescrição, sem receita, até vitaminas e ervas. Alguns deles podem afetar seu bebê.

9. Seja exigente com frutos do mar.

Você provavelmente já ouviu falar que é inteligente evitar peixes com alto teor de mercúrio durante a gravidez. Mas pode levar até um ano para o seu corpo limpar o elemento do seu sangue.

Peixe no prato duas vezes por semana é bom, mas passe adiante os tipos que têm muito mercúrio, como espadarte, peixe-espada, cavala e tubarão.

10. Vá para a academia.

O exercício não só a ajudará a atingir um peso saudável , mas também a deixará em forma para o trabalho de parto . Quando estiver grávida, procure aulas especiais de pré-natal que sejam seguras para as futuras mamães.

11. Pense nas mudanças que ter um bebê trará.

Ter um filho afetará tudo em sua vida – sua carreira, suas finanças e seu relacionamento com seu cônjuge ou parceiro, entre outras coisas. Nove meses pode ser um tempo muito curto para resolver todos esses problemas, então seu médico pode dar alguns conselhos que ajudarão a prepará-lo. Seu médico também pode sugerir aulas de pré-concepção em um hospital local, se estiverem disponíveis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem