- A palavra "alma", em um contexto psicológico, pode ser usada para se referir ao modo de ser único, matizado e altamente complexo de cada indivíduo.
- Nossas necessidades legítimas são muitas vezes ignoradas porque nos concentramos em cuidar e agradar os outros.
- Dor, desconforto e estresse crônico são frequentemente sinais de necessidades não atendidas de nossa "alma".
- Cada um de nós tem a capacidade de conhecer nossas necessidades, ouvir nossos "sinais da alma" e cuidar de forma consistente e generosa de todo o nosso ser.
Só existe um você. A você foi confiado o maravilhoso (ainda que frequentemente árduo) privilégio de cuidar bem de todo o seu ser. Você pode fazer isso por meio do que chamo de "administrar sua alma" e aprender a reconhecer seus sinais.
"Alma" pode parecer um termo incongruente em um contexto baseado na ciência. No entanto, não quero dizer isso em um sentido religioso. As raízes da palavra "psicologia" são derivadas da palavra grega psyche , traduzida de várias maneiras como "vida", "eu" e "alma" — tornando a psicologia literalmente o "estudo da alma". Alma, neste contexto, refere-se, portanto, ao seu modo de ser único, matizado e altamente complexo.
O que, então, significa ser um mordomo de sua alma? Um mordomo é “uma pessoa cuja responsabilidade é cuidar de algo”, de acordo com a definição do Dicionário Oxford. Você, em outras palavras, está encarregado de cuidar de seu ser.
Inicialmente, pode parecer esmagador perceber que você é o único responsável por sua saúde, sua mentalidade e suas necessidades. E, de certa forma, é - é um privilégio árduo cuidar bem de todo o seu ser. Como uma pessoa complexa e multifacetada com necessidades biológicas, emocionais, psicológicas, espirituais e relacionais, é necessário um esforço para existir bem. Mas com gentileza e auto-respeito, você pode aprender a cuidar de tudo o que você é e confiar seu cuidado.
Quando criança, você dependia dos outros para a sobrevivência física e sua interpretação de suas meta-necessidades. Mesmo com os melhores pais e cuidadores, provavelmente houve algumas tentativas desajeitadas de prover todo o seu ser. Talvez seu pai tenha visto sua necessidade de afeto como fraca e sua necessidade emocional foi desconsiderada e enterrada como resultado. Com cuidadores abusivos ou negligentes, é provável que ainda mais necessidades não sejam atendidas.
No entanto, independentemente do seu passado, hoje suas necessidades podem ser atendidas por você. Com tempo e prática intencionais como um adulto curioso e capaz, você pode aprender a se entender e se apropriar de seus cuidados. Em outras palavras, você pode "administrar sua alma".
Por que desconsideramos nossas próprias necessidades
Como terapeuta praticante e examinadora introspectiva de minha natureza, estou ciente de como é fácil desconsiderar seu próprio bem-estar. Muitas vezes, nossas necessidades legítimas são ignoradas graças a uma lógica defeituosa que nos diz para cuidar e agradar os outros primeiro.
Eu, por exemplo, aprendi que preciso de movimentos frequentes. Meu corpo físico tem limites de quanto tempo pode ficar sentado, mas muitas vezes negocio ou negligencio essa necessidade: “Eu realmente preciso de uma pausa para o almoço?” Ou “Devo dar minha pausa para o almoço para este cliente que parece estar lutando?” Dor, desconforto e estresse crônico são frequentemente sinais dessa necessidade não atendida.
Em outras ocasiões, fico aborrecido por estar preso em várias conversas demoradas e improdutivas com colegas. Minha frustração naqueles momentos foi um sinal: como estou negando e negligenciando minhas próprias necessidades? Após refletir, percebi que havia minimizado minhas próprias necessidades emocionais ou espirituais naquela semana. Meus tempos de oração e meditação foram pulados. Para combater a sensação de estar tão atrasado no trabalho, cancelei uma pausa para o café com um amigo de confiança. Para parecer atencioso com os outros, negligenciei minha "alma".
A pesquisa apoia esta conclusão. Estudos afirmaram que o estabelecimento de limites nas demandas da vida profissional aumenta o bem-estar psicológico geral, enquanto os limites de trabalho ruins se correlacionam com a saúde mental mais pobre.
Como você pode proteger seu bem-estar
Para "administrar sua alma", você precisa de tempo em seu dia para ouvir e se familiarizar com suas necessidades - tempo específico e protegido reservado para uma gentil auto-curiosidade de suas esperanças e desejos, bem como uma exploração de coração terno sobre as dores e desconfortos que você sofreu ao longo do dia.
Para fazer isso, comece explorando (talvez escrevendo suas respostas em um diário) perguntas como: “Por que essa afirmação me machucou?” ou “Por que minha irritação foi tão forte quando ela fez esse comentário?” Um rápido check-in diário com os momentos de paz e alegria, juntamente com as pontadas de dor ou medo , revelará muito sobre suas necessidades mais profundas. Este ritual de "exame diário" faz parte de algumas tradições de fé, mas não precisa estar ligado a uma determinada fé religiosa. Em vez disso, este "exame da alma" diário lhe dá permissão para aprender quais são suas necessidades, bem como um método para fazê-lo.
Em seguida, leva tempo para reestruturar seu mundo para cuidar bem de si mesmo e das necessidades que você pode ter negligenciado. Para começar, comece definindo metas e limites pequenos e flexíveis para construir progressivamente uma vida que apoie suas necessidades de bem-estar.
Na minha própria vida, por exemplo, identifiquei algumas necessidades pessoais e regulares que podem ser únicas para mim, mas que são necessárias para o meu bem-estar. Coisas como solidão espiritual, exercícios regulares e até mesmo me dar permissão para me atrasar cinco minutos para uma sessão com um cliente se eu precisar usar o banheiro são componentes da minha própria "administração da alma". (Como um terapeuta brincou nas barracas, “As pausas para o banheiro são autocuidado”. Bem-humorado, mas revelador.) Minhas necessidades não serão atendidas sem meu reconhecimento e propriedade dessas necessidades.
Ao estabelecer novos limites, pode ser útil estabelecer uma afirmação ou mantra, como “Minhas necessidades importam”. Então, ao decretar a nova fronteira, ensaie internamente a afirmação e visualize a decretação da fronteira. A pesquisa apóia isso: uma meta-análise de 24 anos concluiu que a visualização mental de uma nova tarefa aumenta o ganho desejado (embora as taxas de sucesso variem de acordo com o indivíduo).
Quando me comprometi a cuidar do meu ser físico, permitindo-me algumas vezes atrasar alguns minutos para uma sessão com o cliente, por exemplo, experimentei tensão. Eu tive que verbalizar internamente minha afirmação: “Minhas necessidades também importam”. Dentro de um curto período, esse ensaio mental e prática consistente construíram a aceitação dessa necessidade, e experimentei maior bem-estar ao longo dos meus dias de terapia .
Você pode conhecer suas necessidades, ouvir seus "sinais de alma" e cuidar consistente e generosamente de todo o seu ser. Artigos futuros neste blog discutirão mais especificamente como entender suas necessidades únicas e administrar seu tempo, corpo, energia e emoções. Enquanto isso, afirme a importância de cuidar de si mesmo e de suas necessidades únicas. Dê a si mesmo espaço e tempo para aprender com seus "sinais de alma" sobre como identificar necessidades não atendidas. E por último, comprometa-se a cuidar bem de si mesmo.