Benefícios da quitosana

(Outros nomes):

Ascorbato de Quitosana, Ascorbato de Quitosana, Quitosana, Quitosana Desacelerada, Quitosana Mono-Carboximetilada, Quitosana Desacetilada, Enzymatic Polychitosamine Hydrolisat, HEP-30, Hydrolisat Enzymatique de Polychitosamine, Mono-Carboxymethylated Quitosan, N-Carboxybutyl Quitosan, N-Carboxybutil Quitosane, N, Quitosano O-Sulfato, N-Acetilquitosano O-Sulfato, Quitosano, N-Carboximetilquitosano Sulfatado, O-Carboximetilquitosano Sulfatado, Cloreto de Trimetil Quitosano.

A quitosana é um açúcar obtido a partir do esqueleto externo duro de mariscos, incluindo caranguejo, lagosta e camarão. É usado para medicina.

A quitosana é usada para tratar obesidade, colesterol alto e doença de Crohn. Também é usado para tratar complicações que os pacientes com insuficiência renal em diálise geralmente enfrentam, incluindo colesterol alto, “sangue cansado” (anemia), perda de força e apetite e problemas para dormir (insônia).

Algumas pessoas aplicam quitosana diretamente nas gengivas para tratar a inflamação que pode levar à perda de dentes (periodontite) ou mascar chiclete que contém quitosana para prevenir “cáries” (cáries dentárias).

Em um esforço para ajudar o “tecido doador” a se reconstruir, os cirurgiões plásticos às vezes aplicam quitosana diretamente nos locais de onde retiraram o tecido para ser usado em outro lugar.

Na fabricação farmacêutica, a quitosana é usada como enchimento em comprimidos; como carreador de drogas de liberação controlada; melhorar a forma como certas drogas se dissolvem; e para mascarar gostos amargos em soluções tomadas por via oral.

Como funciona?

A quitosana é extraída das cascas de camarões, lagostas e caranguejos. É uma substância fibrosa que pode bloquear a absorção de gordura e colesterol da dieta.

USOS E EFICÁCIA

Possivelmente eficaz para...

  • Doença da gengiva (periodontite) . Algumas pesquisas sugerem que a aplicação de ascorbato de quitosana diretamente nas gengivas parece ajudar no tratamento da periodontite.
  • Cirurgia plástica . Algumas pesquisas sugerem que a aplicação de N-carboxibutil quitosana diretamente na área afetada parece ajudar na cicatrização de feridas e reduzir a formação de cicatrizes após a cirurgia plástica.
  • Insuficiência renal . Algumas pesquisas sugerem que tomar quitosana por via oral pode reduzir o colesterol alto, ajudar a corrigir a anemia e melhorar a força física, o apetite e o sono em pessoas com insuficiência renal que estão recebendo hemodiálise de longo prazo.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Doença de Crohn (um distúrbio intestinal) . Pesquisas iniciais mostram que tomar uma combinação de quitosana e ácido ascórbico por via oral pode ajudar pessoas com doença de Crohn.
  • Cáries dentárias . Há algumas evidências de que uma goma de mascar contendo quitosana ou o uso de um enxaguatório bucal contendo quitosana podem diminuir o número de bactérias causadoras de cáries na boca. No entanto, não há evidências confiáveis ​​de que esses produtos realmente previnam as cáries.
  • Placa dentária . Pesquisas iniciais sugerem que enxaguar a boca com quitosana por 2 semanas reduz a formação de placa.
  • Colesterol alto . Há evidências conflitantes sobre a eficácia da quitosana na redução do colesterol. Algumas pesquisas mostram que tomar quitosana não parece diminuir significativamente o colesterol total ou a lipoproteína de baixa densidade (LDL) “ruim” em pessoas com colesterol alto. No entanto, outras pesquisas mostram que a quitosana parece diminuir o colesterol em pessoas com ou sem colesterol alto. Além disso, alguns produtos combinados contendo quitosana também parecem reduzir os níveis de colesterol em pessoas obesas com ou sem colesterol alto. Esses produtos combinados incluem: um suplemento contendo quitosana, garcinia e cromo e outro suplemento contendo quitosana, farelo de guar, ácido ascórbico e outros micronutrientes.
  • Perda de peso . Há evidências conflitantes sobre a eficácia da quitosana para perda de peso. Algumas pesquisas sugerem que a combinação de quitosana com uma dieta restrita em calorias pode resultar em uma pequena perda de peso. Mas tomar quitosana, sem cortar calorias, não parece causar perda de peso.
    Muitos estudos sobre quitosana têm falhas de design que tornam seus resultados questionáveis. Quando apenas os estudos de alta qualidade são analisados, o efeito da quitosana na perda de peso é mínimo, apenas cerca de 0,5 kg (cerca de 1,1 libras) quando tomado por 1-6 meses. Isso pode não fazer muita diferença para a saúde.
  • Cicatrização de feridas . Pesquisas iniciais sugerem que a aplicação de quitosana em enxertos de pele pode melhorar a cicatrização de feridas e ajudar os nervos a crescer novamente.
  • Outras condições .

Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia da quitosana para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

A quitosana é POSSIVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas quando tomado por via oral por até seis meses ou quando aplicado na pele. Quando tomado por via oral, a quitosana pode causar dor de estômago leve, constipação ou gases.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar quitosana por via oral se estiver grávida ou amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

Alergia ao marisco : A quitosana é retirada do esqueleto externo do marisco. Existe a preocupação de que pessoas com alergia a mariscos também possam ser alérgicas à quitosana. No entanto, as pessoas alérgicas ao marisco são alérgicas à carne, não à casca. Portanto, alguns especialistas acreditam que a quitosana pode não ser um problema para pessoas com alergia a mariscos.

INTERAÇÕES


Warfarin ( Coumadin ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A varfarina é um anticoagulante. Há alguma preocupação de que tomar quitosana possa aumentar os efeitos de afinamento do sangue da varfarina (Coumadin). Tomar quitosana com varfarina (Coumadin) pode aumentar a chance de hematomas ou sangramento. Se você tomar varfarina, evite tomar quitosana.

DOSAGEM

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

POR BOCA :

  • Para reduzir o colesterol alto e melhorar a anemia, força física, apetite e sono em pessoas com insuficiência renal em hemodiálise: 1,35 gramas de quitosana três vezes ao dia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem