Benefícios da romã

 (Outros nomes):

Anardana, Dadim, Dadima, Extrato de Folha de Romã, Extrato de Romã, Extrato de Polifenol de Romã, Folha de Romã, Flor de Romã, Fruto de Romã, Fruto dos Mortos, Romã, Romã, PE, PLE, Extrato de Romã, Flor de Romã, Fruto de Romã, Folha de Romã , Extrato de Folha de Romã, Extrato de Polifenol de Romã, Granada Pomme, Punica granatum, Roma, Shi Liu Gen Pi, Shi Liu Pi.

A romã é uma árvore. Várias partes da árvore e frutas são usadas para fazer remédios.

A romã é usada para muitas condições, mas até agora não há evidências científicas suficientes para classificar a romã como eficaz para qualquer uma delas. Sabemos, porém, que a romã não parece ser eficaz para reduzir os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou melhorar a respiração em pessoas com essa condição.

A romã é usada para doenças do coração e vasos sanguíneos, incluindo pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), ataque cardíaco, “endurecimento das artérias” (aterosclerose) e colesterol alto. Também é usado para condições do trato digestivo, incluindo diarréia, disenteria e tênia e outros parasitas intestinais.

Algumas pessoas usam romã para gripe, inchaço do revestimento da boca (estomatite), doença gengival, disfunção erétil (DE), diabetes e uma complicação chamada acidose, sangramento e doença por HIV. Também é usado para prevenir câncer de próstata, obesidade e perda de peso. Algumas mulheres usam romã para causar um aborto.

A romã é usada como gargarejo para dor de garganta e é aplicada na pele para tratar hemorroidas.

A romã (Punica granatum) é única entre as plantas. A única outra planta que está intimamente relacionada é uma pequena árvore comumente conhecida como árvore de romã ou romã de Socotra (Punica protopunica) e cresce apenas na ilha de Socotra, no Iêmen.

A romã é usada há milhares de anos para tratar uma grande variedade de doenças. Está na mitologia e nos escritos gregos, hebreus, budistas, islâmicos e cristãos. É descrito em registros que datam de cerca de 1500 aC como tratamento para tênia e outros parasitas.

Muitas culturas usam a romã como remédio popular. A romã é nativa do Irã. É cultivada principalmente em condados do Mediterrâneo, partes dos Estados Unidos, Afeganistão, Rússia, Índia, China e Japão. Você verá romã em alguns brasões reais e médicos.

Como funciona?

A romã contém uma variedade de produtos químicos que podem ter efeitos antioxidantes. Algumas pesquisas preliminares sugerem que os produtos químicos no suco de romã podem retardar a progressão da aterosclerose (endurecimento das artérias) e possivelmente combater as células cancerígenas. Mas não se sabe se a romã tem esses efeitos quando as pessoas bebem o suco.

USOS E EFICÁCIA

Possivelmente ineficaz para...

  • Doença pulmonar crônica (doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC) . Beber suco de romã não parece melhorar os sintomas ou a respiração em pessoas com DPOC.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Endurecimento das artérias (aterosclerose) . Pesquisas iniciais sugerem que beber suco de romã pode ajudar a manter as artérias do pescoço (artérias carótidas) livres do acúmulo de depósitos de gordura.
  • Artérias obstruídas (doença cardíaca coronária) . Algumas pesquisas iniciais mostram que beber suco de romã pode melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. No entanto, beber suco de romã não parece prevenir o estreitamento dos vasos sanguíneos no coração (estenose). Além disso, não há informações suficientes para saber se beber suco de romã ajuda a prevenir eventos relacionados a doenças cardíacas, como ataque cardíaco.
  • Placa dentária . Pesquisas iniciais sugerem que enxaguar a boca com extrato de romã por um minuto uma ou duas vezes ao dia reduz a placa dentária.
  • Disfunção erétil . Pesquisas iniciais mostram que beber suco de romã diariamente por 4 semanas não melhora a disfunção erétil em homens.
  • Dores musculares após o exercício . Pesquisas iniciais sugerem que beber suco de romã duas vezes ao dia por 15 dias reduz a dor muscular após o exercício no cotovelo, mas não no joelho.
  • Colesterol alto (hiperlipidemia) . Alguns estudos mostram que o suco de romã pode reduzir o colesterol total e o colesterol “ruim” (LDL). No entanto, outros estudos não encontraram nenhum benefício. O óleo de semente de romã, mas não o suco de romã, pode melhorar os níveis de triglicerídeos e colesterol “bom” (HDL).
  • Pressão alta (hipertensão) . Algumas pesquisas mostram que beber 50-200 mL de suco de romã diariamente por até um ano pode reduzir a pressão arterial sistólica (o número mais alto) em 5% a 21%. Além disso, algumas pesquisas mostram que beber essa quantidade de suco de romã pode reduzir a pressão diastólica (o número mais baixo), embora outras pesquisas não mostrem nenhum benefício. Beber mais de 240 mL de suco de romã diariamente não parece reduzir a pressão arterial.
  • Síndrome metabólica . Pesquisas iniciais sugerem que beber suco de romã diariamente por um mês melhora a função dos vasos sanguíneos em adolescentes com síndrome metabólica.
  • Força muscular . Pesquisas iniciais sugerem que tomar um extrato específico de romã (POMx) duas vezes ao dia melhora a recuperação da força muscular após o exercício.
  • Obesidade . Pesquisas iniciais sugerem que tomar um produto combinado específico (Xanthigen) contendo óleo de semente de romã e algas marinhas marrons reduz o peso corporal em mulheres obesas com doença hepática.
  • Doença da gengiva . Há algumas evidências de que pintar a goma com extrato de casca de romã em combinação com extrato de gotu kola pode melhorar a doença das gengivas.
  • Câncer de próstata . Pesquisas iniciais sugerem que beber suco de romã diariamente por até 2 anos pode retardar o progresso do câncer de próstata.
  • Boca inflamada e dolorida (estomatite) . A aplicação de um gel contendo extrato de romã nas gengivas melhora os sintomas em pessoas com infecções fúngicas na boca.
  • Queimadura solar . Pesquisas iniciais sugerem que tomar extrato de romã por via oral diariamente por 4 semanas não reduz as queimaduras solares.
  • Doença sexualmente transmissível chamada tricomoníase . Pesquisas iniciais sugerem que tomar extrato de romã pode esclarecer infecções por tricomoníase em mulheres.
  • Infestações de vermes intestinais .
  • Diarréia .
  • Disenteria .
  • Dor de garganta .
  • Hemorroidas .
  • Sintomas da menopausa .
  • Outras condições .

Mais evidências são necessárias para avaliar a romã para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

O suco de romã é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas quando tomado por via oral. A maioria das pessoas não apresenta efeitos colaterais. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à romã.

O extrato de romã é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral ou aplicado na pele. Algumas pessoas experimentaram sensibilidade à romã, incluindo coceira, inchaço, coriza e dificuldade para respirar.

A romã é POSSIVELMENTE INSEGURO quando a raiz e os caules são tomados por via oral em grandes quantidades. A raiz contém um veneno.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : O suco de romã é POSSIVELMENTE SEGURO para mulheres grávidas e amamentando. No entanto, não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança do uso de outras formas de romã, como o extrato de romã. Se você usar romã, fique com o suco durante a gravidez ou amamentação. Verifique com seu médico primeiro.

Pressão arterial baixa : Beber suco de romã pode diminuir ligeiramente a pressão arterial. Beber suco de romã pode aumentar o risco de queda da pressão arterial em pessoas que já têm pressão arterial baixa.

Alergias a plantas : Pessoas com alergias a plantas parecem ser mais propensas a ter uma reação alérgica à romã.

Cirurgia : A romã pode afetar a pressão arterial. Isso pode interferir no controle da pressão arterial durante e após a cirurgia. Pare de tomar romã pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

INTERAÇÕES


Carbamazepina ( Tegretol ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A carbamazepina (Tegretol) é decomposta pelo organismo. Beber suco de romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a carbamazepina (Tegretol). Isso pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da carbamazepina (Tegretol).


Medicamentos alterados pelo organismo (substratos do citocromo P450 2C9 (CYP2C9) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Alguns medicamentos são alterados e decompostos pelo organismo. A romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe alguns medicamentos. Tomar romã junto com alguns medicamentos que são alterados pelo corpo pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da sua medicação. Antes de tomar romã, converse com seu médico se você tomar algum medicamento que seja alterado pelo corpo.

Alguns medicamentos que são alterados pelo organismo incluem celecoxib ( Celebrex ), diclofenaco ( Voltaren ), fluvastatina ( Lescol ), glipizida ( Glucotrol ), ibuprofeno ( Advil , Motrin ), irbesartan ( Avapro ), losartan ( Cozaar ), fenitoína ( Dilantin ) , piroxicam ( Feldene ), tamoxifeno ( Nolvadex ), tolbutamida ( Tolinase ), torsemida ( Demadex ) e S-varfarina ( Coumadin ).


Medicamentos alterados pelo organismo (substratos do citocromo P450 2D6 (CYP2D6)) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Alguns medicamentos são alterados e decompostos pelo organismo. A romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe alguns medicamentos. Tomar romã junto com alguns medicamentos que são alterados pelo corpo pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da sua medicação. Antes de tomar romã, converse com seu médico se você tomar algum medicamento que seja alterado pelo corpo.

Alguns medicamentos que são alterados pelo organismo incluem amitriptilina ( Elavil ), codeína, desipramina ( Norpramin ), flecainide ( Tambocor ), fluoxetina ( Prozac ), ondansetron ( Zofran ), tramadol ( Ultram ) e outros.


Medicamentos alterados pelo organismo (substratos do citocromo P450 3A4 (CYP3A4)) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Alguns medicamentos são alterados e decompostos pelo organismo. Beber suco de romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe alguns medicamentos. Beber suco de romã e tomar alguns medicamentos que são decompostos pelo corpo pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de beber suco de romã, converse com seu médico se estiver tomando algum medicamento que seja alterado pelo corpo.

Alguns medicamentos alterados pelo organismo incluem amlodipina ( Norvasc ), diltiazem ( Cardizem ), verapamil ( Verelan , Calan , outros ), indinavir ( Crixivan ), nelfinavir ( Viracept ), ritonavir ( Norvir ), saquinavir ( Invirase ), alfentanil ( Alfenta ) , fentanil ( Sublimaze ), midazolam (Versed), ondansetron (Zofran), propranolol ( Inderal ) e muitos outros.


Medicamentos para pressão alta (inibidores da ECA) Classificação de interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Suco de romã parece baixar a pressão arterial. Tomar suco de romã junto com medicamentos para pressão alta pode fazer com que sua pressão fique muito baixa.

Alguns medicamentos para pressão alta incluem captopril ( Capoten ), enalapril ( Vasotec ), lisinopril ( Prinivil , Zestril ), ramipril ( Altace ) e outros.


Medicamentos para pressão alta (medicamentos anti-hipertensivos) Classificação de interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

A romã parece baixar a pressão arterial. Tomar romã junto com medicamentos para pressão alta pode fazer com que sua pressão fique muito baixa.

Alguns medicamentos para pressão alta incluem captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), losartan (Cozaar), valsartan ( Diovan ), diltiazem (Cardizem), Amlodipina (Norvasc), hidroclorotiazida (HydroDIURIL), furosemida ( Lasix ), e muitos outros .


Rosuvastatina ( Crestor ) Classificação da interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A rosuvastatina (Crestor) é decomposta pelo organismo no fígado. Beber suco de romã pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe a rosuvastatina (Crestor). Isso pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da rosuvastatina (Crestor).


Classificação de interação com tolbutamida (Orinase) : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

A tolbutamida (Orinase) é decomposta pelo corpo. Beber suco de romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a tolbutamida (Orinase). Isso pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da tolbutamida (Orinase).


Warfarin (Coumadin) Classificação de Interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

A varfarina (Coumadin) é decomposta pelo organismo. Beber suco de romã pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a varfarina (Coumadin). Isso pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da varfarina (Coumadin).

DOSAGEM

A dose adequada de romã depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. Neste momento, não há informações científicas suficientes para determinar um intervalo adequado de doses para romã. Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem