(Outros nomes):
Aceite de Palma, óleo de palma africano, óleo de palma bruto, Elaeis guineensis, Elaeis melanococca, óleo de palmiste fracionado, óleo de palma, óleo de palma bruto, óleo de palma vermelho, óleo de palmiste, ja principal, óleo de palmeira, palma, óleo de fruta de palma , óleo de palmiste, óleo de palma caroteno, óleo de palma, óleo de palma vermelho.
O óleo de palma é obtido a partir do fruto da palmeira de óleo.
O óleo de palma é usado para prevenir a deficiência de vitamina A, câncer, doenças cerebrais, envelhecimento; e tratamento de malária, pressão alta, colesterol alto e envenenamento por cianeto. O óleo de palma é usado para perda de peso e aumento do metabolismo do corpo.
Como alimento, o óleo de palma é usado para fritar.
Industrialmente, o óleo de palma é usado para a fabricação de cosméticos, sabonetes, cremes dentais, ceras, lubrificantes e tintas.
Como funciona?
O óleo de palma contém gorduras saturadas e insaturadas, vitamina E e beta-caroteno. Pode ter efeitos antioxidantes.
USOS E EFICÁCIA
Possivelmente eficaz para...
- Prevenir a falta de vitamina A (deficiência de vitamina A) . Existem algumas evidências de que a adição de óleo de palma à dieta de mulheres grávidas e crianças em países em desenvolvimento pode reduzir o risco de desenvolver deficiência de vitamina A.
Possivelmente ineficaz para...
- Colesterol alto . Consumir óleo de palma como parte de um plano de dieta específico não parece reduzir os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto. De fato, algumas pesquisas sugerem que o óleo de palma pode realmente aumentar os níveis de colesterol em comparação com outros óleos, como soja, canola ou óleo de girassol.
- Malária . Algumas pesquisas sugerem que o consumo alimentar de óleo de palma por crianças com menos de 5 anos de idade nos países em desenvolvimento não parece diminuir os sintomas da malária.
Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...
- Pressão alta .
- Intoxicação por cianeto .
- Agente de perda de peso .
- Câncer .
- Anti-envelhecimento .
- Doença cerebral .
- Outras condições .
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do óleo de palma para esses usos.
EFEITOS COLATERAIS
O óleo de palma é PROVAVELMENTE SEGURO quando consumido em quantidades encontradas nos alimentos. É POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado como medicamento por crianças ou adultos por até 6 meses.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS
O óleo de palma pode aumentar a coagulação do sangue. Tomar óleo de palma junto com medicamentos que retardam a coagulação pode reduzir a eficácia desses medicamentos.
Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina , clopidogrel ( Plavix ), diclofenaco ( Voltaren , Cataflam , outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn , outros), dalteparina ( Fragmin ), enoxaparina ( Lovenox ) heparina , varfarina ( Coumadin ) e outros.
DOSAGEM
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:
POR BOCA :
- Para prevenir a deficiência de vitamina A: cerca de 3 colheres de sopa (9 gramas) por dia de óleo de palma para adultos e crianças com mais de 5 anos. Cerca de 4 colheres de sopa (12 gramas) por dia para mulheres grávidas. Para crianças com menos de 5 anos, 2 colheres de sopa (6 gramas) por dia.