Ofertas do dia da Amazon!

Benefícios do bicarbonato de sódio

 (Outros nomes):

Bicarbonato de sódio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é um sal que se decompõe para formar sódio e bicarbonato na água. Essa quebra torna uma solução alcalina, o que significa que é capaz de neutralizar o ácido. Por causa disso, o bicarbonato de sódio é frequentemente usado para tratar condições causadas por alta acidez no corpo, como azia.

As pessoas tomam bicarbonato de sódio por via oral para limpeza intestinal, função renal deficiente, indigestão, desempenho no exercício, alto teor de potássio no sangue, reanimação de recém-nascidos, úlceras estomacais e cálculos urinários.

As pessoas aplicam bicarbonato de sódio na pele para queimaduras químicas, placa dentária, remoção de cera de ouvido, eczema, picadas ou picadas de insetos, infertilidade, inflamação nas membranas mucosas que revestem o trato digestivo, carvalho venenoso e hera venenosa, coceira na pele (prurido) e descamação , comichão na pele (psoríase).

O bicarbonato de sódio é injetado por via intravenosa (por via intravenosa) para ressuscitação cardíaca, função renal deficiente, toxicidade da cocaína , para prevenir danos nos rins causados ​​por corantes usados ​​durante alguns exames de raios-X, envenenamento por certos medicamentos para alergia, reviver recém-nascidos, envenenamento por pesticidas, prevenção de quimioterapia efeitos colaterais, colapso dos músculos e acúmulo de líquido nos pulmões causado por um determinado produto químico.

As pessoas também usam bicarbonato de sódio, ou bicarbonato de sódio, como ingrediente no cozimento.

Como funciona?

O bicarbonato de sódio é um sal que se decompõe em fluidos, incluindo sangue e urina, para formar sódio e bicarbonato. Essa quebra torna o fluido alcalino, o que significa que é capaz de neutralizar o ácido. Essa capacidade de neutralizar o ácido ajuda a tratar condições relacionadas à alta acidez nos fluidos corporais, como a indigestão, causada pelo excesso de ácido no estômago.

USOS E EFICÁCIA

Possivelmente eficaz para...

  • Para evitar danos nos rins causados ​​por corantes usados ​​durante alguns exames de raios-X . Algumas pesquisas sugerem que a injeção intravenosa de bicarbonato de sódio (por via intravenosa) antes da angiografia cardíaca, um teste que usa corante para mostrar o interior das artérias, pode reduzir o risco de danos nos rins. No entanto, nem todos os estudos são consistentes.
  • Desempenho do exercício . Pesquisas sugerem que tomar bicarbonato de sódio por via oral 1-2 horas antes do exercício de curta duração e de alta intensidade melhora a potência durante o exercício em homens treinados. Outra pesquisa mostra que tomar bicarbonato de sódio por via oral ou intravenosa (por via intravenosa) até 3 horas antes do exercício de curta duração e alta intensidade melhora o desempenho. No entanto, tomar bicarbonato de sódio não parece melhorar o desempenho em mulheres ou não atletas. Além disso, não parece melhorar o desempenho durante exercícios que duram mais de 10 minutos.

Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...

  • Doença renal crônica . Algumas evidências mostram que tomar bicarbonato de sódio por via oral três vezes ao dia por 12 meses melhora o estado nutricional e reduz o tempo gasto no hospital em pessoas com doença renal crônica. No entanto, outras evidências mostram que aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio que é usada na diálise de prescrição padrão não beneficia as pessoas com doença renal.
  • Placa dentária . Escovar os dentes com creme dental contendo bicarbonato de sódio diariamente por até 4 semanas pode remover a placa bacteriana melhor do que usar um creme dental sem bicarbonato de sódio, especialmente em áreas da boca que são difíceis de alcançar com uma escova de dentes. No entanto, a pesquisa é limitada. Não está claro que cremes dentais contendo bicarbonato de sódio sejam mais eficazes quando usados ​​por um longo tempo.
  • Cera de ouvido . Pesquisas iniciais mostram que o uso de gotas de bicarbonato de sódio duas vezes ao dia por 5 dias antes da limpeza do ouvido ajuda a limpar os ouvidos melhor do que nenhum tratamento. No entanto, o bicarbonato de sódio pode tornar a remoção da cera mais difícil do que alguns outros produtos para amaciar a cera.
  • Revivendo recém-nascidos . Pesquisas iniciais sugerem que a injeção intravenosa de bicarbonato de sódio (por via intravenosa) por 3-5 minutos aos 5 minutos de vida não melhora a sobrevida ou reduz o risco de danos cerebrais em recém-nascidos incapazes de respirar.
  • Limpeza intestinal .
  • Queimaduras químicas .
  • Eczema .
  • Níveis elevados de potássio no sangue .
  • Indigestão .
  • Infertilidade .
  • Inflamação nas membranas mucosas que revestem o trato digestivo .
  • Picadas ou picadas de insetos .
  • Coceira na pele (prurido) .
  • Carvalho venenoso e hera venenosa .
  • Pele escamosa e com coceira (psoríase) .
  • Úlceras do estômago .
  • Pedras urinárias .
  • Outras condições.

Mais evidências são necessárias para avaliar o bicarbonato de sódio para esses usos.

EFEITOS COLATERAIS

O bicarbonato de sódio é PROVAVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral adequadamente a curto prazo e quando usado por via intravenosa (por IV) e adequadamente com supervisão médica adequada. Produtos antiácidos de venda livre contendo bicarbonato de sódio são considerados seguros e eficazes pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. A FDA sugere uma dosagem máxima diária de 200 mEq de sódio e 200 mEq de bicarbonato em pessoas até 60 anos, e dosagem máxima diária de 100 mEq de sódio e 100 mEq de bicarbonato em pessoas com mais de 60 anos por até 2 semanas.

Tomar bicarbonato de sódio por via oral em altas doses é POSSIVELMENTE INSEGURO . Complicações incluindo ruptura do estômago e alterações graves nos níveis de eletrólitos foram relatadas após o uso prolongado ou excessivo de bicarbonato de sódio.

Não há informações suficientes disponíveis para saber se o bicarbonato de sódio é seguro quando aplicado na pele.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS

Gravidez e aleitamento : O bicarbonato de sódio é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado por via oral ou usado por via intravenosa (por via intravenosa) durante a gravidez. Existe alguma preocupação de que isso possa aumentar o risco de retenção de água ou desequilíbrios de pH nos tecidos. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar bicarbonato de sódio se estiver amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

Crianças : O bicarbonato de sódio é POSSIVELMENTE SEGURO quando usado por via intravenosa sob supervisão médica apropriada em bebês e crianças. O bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) é POSSIVELMENTE INSEGURO quando aplicado na pele, pois houve relatos de níveis elevados de sódio no sangue em crianças após o uso. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar bicarbonato de sódio por via oral em crianças. Fique do lado seguro e evite o uso.

Cetoacidose diabética : O bicarbonato de sódio aumenta os ácidos no sangue chamados cetonas, que estão associados a uma complicação do diabetes na qual os níveis de ácido no sangue são muito altos. Pessoas com essa condição devem evitar bicarbonato de sódio.

Inchaço (edema) : Como o bicarbonato de sódio contém sódio, pode aumentar o risco de inchaço causado pelo excesso de líquidos no corpo. Pessoas com insuficiência cardíaca, doença hepática ou outras condições associadas ao acúmulo de líquido devem usar bicarbonato de sódio com cautela.

Níveis elevados de cálcio no sangue : Pessoas com níveis elevados de cálcio no sangue podem ter problemas para excretar bicarbonato. Portanto, o uso de bicarbonato de sódio pode aumentar o risco de complicações como a síndrome leite-álcali.

Níveis elevados de sódio no sangue : O bicarbonato de sódio pode aumentar os níveis de sódio no sangue. Pessoas que já apresentam níveis elevados de sódio no sangue devem evitar o bicarbonato de sódio.

Pressão alta : O bicarbonato de sódio pode aumentar a pressão arterial. Pessoas que já têm pressão alta devem evitar o bicarbonato de sódio.

Baixos níveis de potássio no sangue : O bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no sangue. Pessoas que já apresentam baixos níveis de potássio devem evitar o bicarbonato de sódio.

Deficiência de ferro : O bicarbonato de sódio diminui a quantidade de ferro que o corpo absorve. Pessoas com deficiência de ferro devem tomar bicarbonato de sódio e suplementos de ferro separadamente.

INTERAÇÕES


Classificação de Interação com Aminoglicosídeos : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. Os aminoglicosídeos também podem diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com aminoglicosídeos pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.
Alguns aminoglicosídeos incluem amicacina ( Amikin ), gentamicina (Garamycin), canamicina ( Kantrex ), estreptomicina e tobramicina (Nebcin).


Anfotericina-B ( Abelcet , Amphotec, AmBisome , Amphocin, Fungizone ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. A anfotericina-B também pode diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com anfotericina-B pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.


Classificação de interação com aspirina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio por via intravenosa pode aumentar a rapidez com que o corpo se decompõe e excreta aspirina. Isso pode diminuir os efeitos da aspirina. Aspirina e bicarbonato de sódio devem ser tomados separadamente.


Classificação de interação dos agonistas beta-2 : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. Os agonistas beta-2 também podem diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com agonistas beta-2 pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.
Alguns aminoglicosídeos incluem albuterol (salbutamol, Proventil , Ventolin), bitolterol (Tornalate), isoetarina, levalbuterol ( Xopenex ), metaproterenol ( Alupent ), pirbuterol ( Maxair ), salmeterol (Serevent) e terbutalina (Brethine).


Cefpodoxima Proxetil Classificação de Interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio com o antibiótico cefpodoxima proxetil reduz as concentrações de cefodoxima proxetil no organismo. Isso pode reduzir o quão bem o antibiótico funciona.


Clorpropamida ( Diabinese ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio com a droga antidiabetes clorpropamida (Diabinese) aumenta a rapidez com que o corpo se livra da clorpropamida (Diabinese). Isso pode reduzir o quão bem o medicamento antidiabetes funciona.


Classificação da interação com Cisplatina (Platino-AQ) : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. A cisplatina também pode diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com cisplatina pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.


Fluconazol ( Diflucan ) Classificação de interação: Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. O fluconazol também pode diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com fluconazol pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.


Classificação de interação com glicocorticóides : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. Os glicocorticóides também podem diminuir o potássio no corpo. É mais comum com hidrocortisona ( Cortef , Hydrocortone, Solu-Cortef ), cortisona ( Cortone ) e fludrocortisona ( Florinef ), seguido por prednisona ( Deltasone ) e prednisolona (Delta-Cortef ). Os glicocorticóides que podem não diminuir tanto o potássio são ( Celestone ), dexametasona ( Decadron ), metilprednisolona ( Medrol , Depo-Medrol, Solu-Medrol) e triancinolona ( Aristocort )., Kenalog) (4425). Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com alguns glicocorticóides pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.


Classificação de interação com metilxantinas : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. As metilxantinas também podem diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com metilxantinas pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.


Classificação de interação com penicilina : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. As penicilinas também podem diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com algumas penicilinas pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.

As penicilinas que podem diminuir o potássio incluem penicilina G sódica ( Pfizerpen ), mezlocilina (Mezlin), carbenicilina ( Geocillin ), ticarcilina (Ticar) e piperacilina ( Pipracil ).


Pseudoefedrina ( Sudafed ) Classificação de Interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio por via intravenosa (por via intravenosa) pode reduzir a rapidez com que o corpo decompõe a pseudoefedrina. Isso pode aumentar os níveis de pseudoefedrina no corpo e aumentar o risco de desenvolver toxicidade de pseudoefedrina.


Classificação de interação com laxantes estimulantes : Moderado Seja cauteloso com esta combinação. Fale com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. Laxantes estimulantes (por exemplo, em regimes de limpeza intestinal) também podem diminuir o potássio no corpo. Em teoria, tomar bicarbonato de sódio junto com laxantes estimulantes pode diminuir muito o potássio no corpo. Suplementos de potássio podem ser necessários.

Alguns laxantes estimulantes incluem cascara (CitraMax Plus), sene (Senokot), bisacodil (Dulcolax) e outros.


Pílulas de água (diuréticos de alça) Classificação de interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. "Pílulas de água" também podem diminuir o potássio no corpo. Tomar bicarbonato de sódio junto com "pílulas de água" pode diminuir muito o potássio no corpo.

Algumas "pílulas de água" que podem esgotar o potássio incluem bumentanida ( Bumex ), ácido etacrínico ( Edecrin ), furosemida ( Lasix ), torsemida ( Demadex ) e outros.


Pílulas de água (diuréticos tiazídicos) Classificação de interação: Moderada Seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu médico.

Tomar bicarbonato de sódio pode diminuir os níveis de potássio no corpo. "Pílulas de água" também podem diminuir o potássio no corpo. Tomar bicarbonato de sódio junto com "pílulas de água" pode diminuir muito o potássio no corpo.

Algumas "pílulas de água" que podem esgotar o potássio incluem clorotiazida ( Diuril ), hidroclorotiazida (HydroDIURIL, Esidrix, Microzide ), indapamida ( Lozol ), meticlotiazida (Aquatensen), metolazona (Mykrox) e outras.

DOSAGEM

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

ADULTO

Pela boca:

  • Para o desempenho do exercício: 100-400 mg/kg de peso corporal tomado 1-3 horas antes do exercício ter sido usado.

Por IV ou tiro:

  • Para evitar danos nos rins causados ​​por corantes usados ​​durante alguns exames de raios-X: uma solução de bicarbonato de sódio foi administrada por via intravenosa a uma taxa de 1 mL/kg/h por até 12 horas antes ou 3 mL/kg/h por 1 hora antes da angiografia cardíaca, seguido de 1 mL/kg/h por 6-12 horas após o uso da angiografia cardíaca. Em alguns casos, 2.400 mg de N-acetilcisteína injetados junto com bicarbonato de sódio também foram usados.
  • Para o desempenho do exercício: 100-400 mg/kg de peso corporal tomado 3 horas antes do exercício ter sido usado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem