(Outros nomes):
Bandeira Azul, Adagas, Bandeira, Flaggon, Flag Lily, Fliggers, Florentine Iris, Gladyne, Iris, Iris d'Allemagne, Iris de Florence, Iris florentina, Iris germanica, Iris des Jardins, Iris junonia, Iris pallida, Jacob's Sword, Lirio Azul, Lírio de Fígado, Flor de Murta, Bandeira de Veneno, Rhizoma iridis, Segg, Sheggs, Lírio de Serpente, Bandeira de Água, Flor de Dragão Branco, Íris Selvagem, Bandeira Amarela, Íris Amarela.
Orris é uma planta. A raiz é usada para fazer remédios. A raiz de lírio é geralmente usada em combinação com outras ervas e pode ser encontrada em diluições homeopáticas e preparações de chá.
A raiz de lírio é usada para “purificar o sangue”, “estimular as glândulas”, aumentar a atividade renal, estimular o apetite e a digestão e aumentar o fluxo biliar. Também é usado para dor de cabeça, dor de dente, dores musculares e articulares, enxaqueca, constipação, inchaço, diabetes e doenças de pele.
Algumas pessoas usam raiz de orris para tratar bronquite, resfriados, câncer, dores nas costas causadas pelo nervo ciático (ciática) e inchaço (inflamação) do baço. Também é usado para causar vômitos, esvaziar os intestinos e promover a calma.
A raiz de lírio às vezes é aplicada diretamente na área afetada para mau hálito, pólipos nasais, dentição, tumores, cicatrizes, dores musculares e articulares, queimaduras e cortes.
Historicamente, a raiz de lírio era altamente valorizada na indústria de perfumes. A raiz desenvolve um agradável aroma violeta quando seca. Este perfume continua a melhorar no armazenamento, atingindo seu pico em cerca de três anos. A raiz de lírio foi amplamente utilizada em pós faciais e outros cosméticos até que as pessoas notaram que estava causando reações alérgicas. O pó de raiz de lírio ainda é usado extensivamente em potpourris, sachês e pomanders. Ele ainda prolonga o cheiro dos outros óleos.
Como funciona?
Orris contém muitos produtos químicos, incluindo alguns que podem aliviar a congestão pulmonar e facilitar a tosse.
USOS E EFICÁCIA
Evidências insuficientes para avaliar a eficácia para...
- Doenças de pele .
- Bronquite .
- Câncer .
- Inflamação do baço .
- Problemas no fígado .
- Problemas renais .
- Constipação .
- Mau hálito .
- Dor de dentição .
- Melhorar o apetite e a digestão .
- Sangue “purificador” .
- Glândulas estimulantes .
- Causando vômito .
- Outras condições .
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do orris para esses usos.
EFEITOS COLATERAIS
Orris parece ser seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral. Não há efeitos colaterais conhecidos se a raiz for cuidadosamente descascada e seca. No entanto, o suco ou a raiz da planta fresca podem causar irritação severa na boca, dor de estômago, vômito e diarréia com sangue.
Não há informações suficientes para saber se o orris pode ser seguro quando aplicado diretamente na pele. No entanto, o suco fresco da planta ou a raiz podem causar irritação severa na pele.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS
A dose adequada de orris depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. Neste momento, não há informações científicas suficientes para determinar um intervalo adequado de doses para orris. Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.