A acne é uma das doenças crônicas de pele predominantes no mundo. Até 9,4% da população global a desenvolveu em algum momento de suas vidas. Essa condição pode assumir muitas formas, desde casos leves até inflamação grave e formação de cistos . Até certo ponto, todos os tipos de acne envolvem bloqueio ou inflamação das unidades pilossebáceas, que são os folículos pilosos que temos em todo o corpo.
Nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de pessoas têm que lidar com acne todos os anos. No entanto, apenas 5,1 milhões deles procuram tratamento dermatológico. A frequência de acne em adultos, incluindo acne corporal, teve um aumento dramático desde 2013. Quase 15% das pessoas que têm essa condição de pele são mulheres.
O que causa a acne corporal?
Alguns estudos associam a presença de acne corporal com escolhas específicas de estilo de vida. A gravidade da condição pode variar dependendo de:
- Idade
- Hábitos de dieta
- Níveis de estresse
- Padrões de sono
- Peso
- Consumo de drogas e álcool
- Predisposição genética
- Regularidade do ciclo menstrual
A maioria das pessoas que desenvolve acne o faz na adolescência, mas as pessoas entre 21 e 25 anos que têm pele oleosa também têm uma grande chance de desenvolver acne. A acne corporal geralmente não é uma ameaça significativa à saúde. No entanto, muitas vezes serve como ponto de partida para baixa autoestima, ansiedade e depressão .
Tipos de Acne Corporal
Acne mecânica. É comum que as pessoas tenham acne no corpo pelo contato constante com seus equipamentos esportivos. O nome oficial para esta condição é acne mecânica. Isso acontece quando o seu equipamento de treino prende o suor em sua pele enquanto você treina. O atrito e o calor produzidos podem fazer com que sua pele fique cada vez mais irritada, levando a erupções cutâneas e manchas.
Locais de fuga para acne mecânica dependem do equipamento que está sendo usado. Por exemplo, um atleta que usa capacete, como um ciclista ou um jogador de futebol, pode desenvolver espinhas na testa, couro cabeludo, pescoço e queixo. Os caminhantes podem ter acne nos ombros e nas costas por carregar mochilas pesadas. Dançarinos e ginastas podem pegá-lo nas costas e no peito por usarem tecidos sintéticos por períodos prolongados.
Os principais sintomas da acne mecânica variam de pequenas protuberâncias incolores na pele a cistos profundos e dolorosos. A boa notícia é que muitas vezes desaparece após aproximadamente seis semanas de tratamento.
Acne cosmética. Alguns produtos capilares podem obstruir os poros e causar acne na linha do cabelo e na nuca. Dependendo do comprimento do seu cabelo, esse problema pode se estender às costas, ombros e peito.
Os dermatologistas referem-se a esta condição como acne cosmética. Como muitos xampus, condicionadores e produtos de modelagem contêm óleos e silicones, eles podem facilmente causar inchaços e espinhas. Descontinuar o uso de qualquer produto que esteja causando as espinhas é geralmente o melhor remédio para esse tipo de acne corporal.
Outras causas de acne corporal. A falta de higiene e a transpiração excessiva também podem fazer com que sua pele aja. Embora a transpiração possa limpar os poros, a presença de sujeira, óleo e células mortas bloqueando-os pode fazer com que você desenvolva acne no corpo. Limpar a pele regularmente é a melhor maneira de remediar isso.
A exposição ao sol também pode ser o culpado pela acne corporal. Quando você fica queimado de sol, sua pele seca. Como resultado, seu corpo supercompensa produzindo mais óleo, o que pode entupir os poros e causar acne nas áreas afetadas.
Como tratar e prevenir a acne corporal
Você pode usar muitos métodos para esclarecer acne corporal leve sem a necessidade de tratamento dermatológico. Depois de identificar a causa principal de suas fugas, você pode optar por qualquer uma dessas técnicas de remoção de acne.
Pare de usar produtos cosméticos que entopem os poros. Dê uma olhada nos produtos de cabelo e corpo que você está usando regularmente. Reduza aqueles que contêm:
- Óleos
- Ceras
- Silicones
Em vez disso, escolha produtos de higiene que indiquem no rótulo que não são comedogênicos ou não acnegênicos.
Lave sua roupa com mais frequência. Produtos cosméticos, suor e células mortas da pele podem permanecer nas roupas e outros tecidos se você não lavá-los regularmente. Certifique-se de manter os seguintes itens limpos:
- Fronhas
- Lençóis
- Bonés e chapéus
- Faixas e viseiras
- Roupa de esporte
- Equipamento esportivo
Evite a acne mecânica. Ter uma pele sem inchaço enquanto continua a praticar esportes é possível. Tudo o que você precisa fazer é prestar mais atenção a certos detalhes. Tenha certeza de:
- Use acolchoamento para evitar o atrito causado por equipamentos esportivos.
- Use roupas com tecnologia dry-fit.
- Escolha roupas esportivas folgadas quando possível.
- Evite compartilhar seu equipamento de proteção.
- Coloque roupas limpas com mais frequência.
- Limpe o equipamento de treino comum.
Cuidado com o sol. Certifique-se de aplicar bastante protetor solar ao longo do dia, se você planeja ficar ao ar livre. Procure uma opção sem óleo que tenha as seguintes características:
- Não comedogênico
- Amplo espectro com FPS 30+
Mantenha sua pele fresca e limpa. Tome banho regularmente, especialmente se estiver usando produtos pesados ou suando muito. Use um limpador suave que não seja muito seco, mas certifique-se de que ele tenha ingredientes não comedogênicos. Seja gentil com sua pele durante a lavagem e seque-a com uma toalha limpa. Se você não puder se refrescar logo após o treino, certifique-se de pelo menos mudar para roupas limpas e secas.
Quando procurar um dermatologista
Às vezes, a acne do seu corpo não desaparece sozinha. Se sua pele ainda estiver irregular mesmo depois de seguir as medidas acima por semanas, é hora de procurar orientação médica. Seu dermatologista pode pedir que você compre produtos sem receita com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. Esses tratamentos tópicos não requerem receita médica e são altamente eficazes no tratamento da acne corporal.